Repository logo
 
Publication

O papel da imprensa na mediatização de André Ventura nas eleições legislativas de 2019 e nas Presidenciais de 2021

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFigueiras, Rita Maria Brás Pedro
dc.contributor.authorJorge, Maria Inês dos Santos
dc.date.accessioned2023-03-13T11:09:06Z
dc.date.available2023-03-13T11:09:06Z
dc.date.issued2023-02-10
dc.date.submitted2022-09
dc.description.abstractUm pouco por todo o mundo, o Populismo tem-se tornado um dos temas mais abordados na análise da comunicação política. Até 2019, Portugal foi classificado como “um caso excecional”, sem dados que comprovassem a presença desse tipo de discurso na política nacional. No entanto, a eleição de André Ventura para o Parlamento nesse ano veio transformar a retórica política e, consequentemente, a forma como os meios de comunicação olham para os eventos políticos. Sendo a mediatização do discurso de Ventura o tema central desta investigação, a componente teórica debruça-se sobre (1) as várias definições do conceito de Populismo e as diversas estratégias de comunicação a ele associadas, partindo para (2) a temática da comunicação política e as várias formas de mediatização, em especial aquelas que se aplicam aos assuntos políticos, incluindo no digital. Para poder compreender a evolução da mediatização de André Ventura e do seu discurso populista, a presente investigação recorre ao método quantitativo de análise de conteúdo, que serviu de base à análise de todas as peças jornalísticas recolhidas publicadas por seis jornais e revistas durante duas campanhas eleitorais distintas: as Legislativas de 2019 e as Presidenciais de 2021. Assim, reparamos que existe uma evolução da sua representação mediática entre eleições, sobretudo devido ao aumento significativo das notícias relacionadas com o deputado, bem como a quantidade de textos que o colocam como tema principal da notícia. Esta evolução pode ser justificada pela mudança no discurso do candidato que, numa primeira fase não apresentava um nível de populismo tão elevado – como aconteceu nas Legislativas de 2019, onde obteve menos atenção por parte dos media – e, num período mais avançado do seu percurso – entenda-se, a sua candidatura à Presidência da República, em 2021 –, em que passou a colocar a retórica populista no centro das suas ações de campanha.pt_PT
dc.description.abstractAll over the world, Populism has become one of the most discussed topics in the analysis of political communication. Until 2019, Portugal was classified as “an exceptional case”, with no evidence of the presence of this type of discourse in national politics. However, André Ventura’s election to Parliament that year transformed political rhetoric and, consequently, the way the media looked at political events. With mediatization of Ventura’s discourse as the central theme of this investigation, the theoretical chapters focus on (1) the various definitions of the concept “Populism” and the various communication strategies associated with it, and (2) the theme of political communication and the various forms of media coverage, especially those that apply to political matters, including the digital one. To understand the evolution of André Ventura’s media coverage and his populist discourse, the present investigation uses the quantitative method of content analysis, which was used to analyse all journalistic pieces published by six portuguese newspapers and magazines during two electoral campaigns: the 2019 Legislative election and the 2021 Presidential election. Therefore, we notice that there is an evolution of his media coverage between elections, mainly due to the significant increase in news related to the Member of Parliament, as well as the amount of texts that place him as the main topic of the news. This evolution can be justified by the change in the candidate’s speech that, in a first phase did not present such a high level of populism - as was the case in the 2019 Legislative Elections, when he obtained less media coverage - and, in a more advanced period of his career - in his candidacy for the Presidency of the Republic, in 2021 -, in which he started to place a populist rhetoric at the centre of his campaign actions.pt_PT
dc.identifier.tid203238419pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40544
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPopulismopt_PT
dc.subjectMediatizaçãopt_PT
dc.subjectCampanha eleitoralpt_PT
dc.subjectDiscursopt_PT
dc.subjectAndré Venturapt_PT
dc.subjectPopulismpt_PT
dc.subjectMedia coveragept_PT
dc.subjectElectoral campaignpt_PT
dc.subjectDiscoursept_PT
dc.titleO papel da imprensa na mediatização de André Ventura nas eleições legislativas de 2019 e nas Presidenciais de 2021pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203238419.pdf
Size:
3.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203238419.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: