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(Re)criar o património : caraterização de problemáticas e tendências para a programação de residências artísticas em portugal
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
datacite.subject.sdg | 11:Cidades e Comunidades Sustentáveis | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Castro, Laura Lucinda Oliveira | |
dc.contributor.advisor | Santos, Helena Maria de Azevedo Coelho dos | |
dc.contributor.author | Gago, Ana Luísa dos Reis Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T11:41:03Z | |
dc.date.available | 2025-06-16T11:41:03Z | |
dc.date.issued | 2025-04-24 | |
dc.date.submitted | 2024-12 | |
dc.description.abstract | A programação de residências, enquanto modelo destinado a estimular a criação e a experimentação artísticas, é um fenómeno em desenvolvimento, a nível internacional. Numa tendência (aparentemente) generalizada, o património tem vindo a ser eleito motivo de estudo ou de valorização, através deste modelo, ainda que frequentemente tratando objetos ou práticas não classificadas de forma oficial. Não conhecemos, contudo, um levantamento sistemático de práticas de programação, com este enfoque particular, em Portugal, na atualidade. Este estudo teve, portanto, como objetivo mapear, analisar e problematizar essas experiências, para propor um programa, que refletisse a pesquisa desenvolvida, perspetivando aspetos de mudança. Como alicerce à componente empírica da pesquisa, acrescenta-se a definição de um horizonte teórico/conceptual, no cruzamento entre os Estudos (Críticos) de Património e os Estudos Artísticos. A tese resultante está organizada em três componentes, essenciais à concretização dos objetivos enunciados. A primeira, apresenta uma abordagem teórico-prática interdisciplinar, convocando perspetivas e metodologias de vários domínios, como os da História de Arte, da Sociologia, da Antropologia, ou das Ciências da Educação. São igualmente consideradas práticas a partir da etnografia, da eco-museologia, e outros caminhos de pesquisa arts-based, mobilizadora de processos mais abertos e emancipados de produção de conhecimento, desde o património. Nesta etapa, é ainda traçada uma genealogia do fenómeno da programação de residências artísticas, no âmbito de uma relação histórica e mutuamente implicada, entre Arte e Património. Por fim, são identificados desafios e oportunidades, aplicáveis à conceção, gestão, documentação e avaliação de projetos, explorando problemáticas em torno dos usos de “comunidade” e da “participação”. Na segunda, avança-se com uma análise do fenómeno, em Portugal, apresentando-se os resultados de levantamento estatístico, sobre uma amostra de 58 programas de residência artística (2004-2020), assim como um estudo de caso múltiplo, composto por oito exemplos, o mais abrangentes possível. Este estudo combina uma abordagem descritiva, com a observação via trabalho de campo, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa, permitindo olhar de forma individualizada para cada caso, mas também para o conjunto global de testemunhos de dois dos principais intervenientes neste modelo: promotores/curadores e artistas. A última parte da tese corresponde à apresentação de proposta de programa de residência artística, nomeadamente de uma ação-piloto, desenhada para território, património e população específicos. Mais do que procurar entender um fenómeno cultural relevante, este trabalho propõe-se a refletir sobre como a criação artística pode potenciar novas formas de entender ou de fazer, isto é, de (re)criar o património. | por |
dc.description.abstract | The programming of residencies, as a model for enabling artistic creation and experimentation, is a growing phenomenon at an international level. In an (apparently) generalized trend, heritage is being chosen as a motif for study and/or valorisation, although often dealing with objects or practices not officially classified. Not being aware of any systematic survey on current programming practices, with this particular focus, in Portugal, this study aimed to map, analyse and problematize these experiences, in order to propose a program that, not only reflects the research previously conducted, but also envisions possibilities for change. Inspiring the empirical component of the research, this thesis establishes its theoretical/conceptual horizon at the intersection between (Critical) Heritage Studies and Artistic Studies. The thesis is organized into three main components, in response to the previously stated objectives. The first part of the thesis presents an interdisciplinary approach, evoking perspectives and methodologies from various domains, such as Art History, Sociology, Anthropology, or Educational Sciences. Practices based on ethnography, eco-museology, and other arts-based research experiments, are also considered for mobilizing emancipated processes of knowledge production about, and around, heritage. Furthermore, a genealogy of the phenomenon of artistic residency programming is presented, within the scope of an historical and mutually implicated relationship between Art and Heritage. Finally, both challenges and opportunities, applicable to the design, management, documentation and evaluation of artistic projects, are identified, exploring issues around the use of "community" and "participation". The results of a survey on a sample of 58 Portuguese artist residency programs (2004-2020) are presented, in the second part of the thesis. This study combines a descriptive approach, with observations from the fieldwork conducted at the residencies, semi-structured interviews and qualitative analysis, allowing us to look at each case individually, but also at the collective views from two of the main actors in this phenomenon: promoters/curators and artists. The last part of the thesis corresponds to the proposal for an artistic residency program, namely a pilot action, designed for a specific territory, local heritage and population. More than seeking to understand a relevant cultural phenomenon, this work proposes to reflect upon how artistic creation can enhance new ways of understanding or making heritage, that is, of (re)creating heritage. | eng |
dc.identifier.tid | 101808127 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/53669 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation | Esta tese foi desenvolvida com o apoio de bolsa de doutoramento, atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/148865/2019), através do Fundo Social Europeu (União Europeia), POCH- Programa Regional Norte 2020. | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Investigação-criação | |
dc.subject | Património cultural | |
dc.subject | Participação | |
dc.subject | Recriação patrimonial | |
dc.subject | Residência artística | |
dc.subject | Arts-based research | |
dc.subject | Cultural heritage | |
dc.subject | Participation | |
dc.subject | Heritage re-creation | |
dc.subject | Artistic residency | |
dc.title | (Re)criar o património : caraterização de problemáticas e tendências para a programação de residências artísticas em portugal | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Estudos do Património |