Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto das condições socioeconómicas no desenvolvimento do funcionamento executivo e na consciência fonológica em crianças do pré escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202898008.pdf853.23 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento Teórico: As Funções Executivas (FE) e a Consciência Fonológica (CF) são fundamentais para o normal desenvolvimento das crianças. A infância constituí um período crítico do seu desenvolvimento e é altamente condicionado pelo ESE da criança, sendo o risco de uma estimulação deficiente maior em contextos de pobreza. Neste sentido, é essencial avaliar o impacto do Estatuto Socioeconómico (ESE) nas FE e na CF, de modo a delinear programas de intervenção que estimulem as competências subdesenvolvidas, mitigando os eventuais efeitos de um ESE baixo no desenvolvimento normal das crianças. Metodologia: A amostra (n=92) é constituída por dois grupos: ESE baixo (n=26) e ESE alto (n=66) com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O protocolo de avaliação neuropsicológica aplicado é constituído por provas de FE- Tabuleiro de Corsi, Dígitos Inverso, Escola das Formas e os Peixes e Tubarões- e provas de CF- TICL e o ACLLE. Para análise de dados realizaram-se testes Wilcoxon-Mann-Whitney e Regressões Lineares. Resultados: O ESE alto demonstrou melhor desempenho em todas as provas de FE e CF, exceto na tarefa Identificação Fonémica, na qual o ESE baixo demonstrou melhores resultados. A regressão linear múltipla revelou que a MT prediz a CF, mas o Controlo Inibitório (CI) não prediz a CF. Foram encontradas diferenças entre sexos, no total da amostra, a nível do CI, tendo as crianças do sexo feminino revelado desempenho superior. Discussão: Os resultados obtidos na análise do desempenho das crianças foram ao encontro da literatura, tendo o ESE alto apresentado melhor desempenho em todas as provas (exceto numa medida de CF, na qual o ESE baixo teve melhor desempenho). A Regressão Linear revela que a MT é preditora da Segmentação (TICL), da Identificação auditiva (TICL), e da Evocação Fonémica (ACLLE), corroborando estudos anteriores. Não foi possível identificar uma relação de predição entre MT ou CI e a Identificação (ACLLE). Contrariamente ao esperado, a regressão linear não revelou relação entre CI e CF. Assim como era expectável, encontraram-se diferenças no CI, no qual as crianças do sexo feminino revelaram melhor desempenho. Os resultados reforçam a necessidade de estimulação precoce em ambos os domínios avaliados, particularmente em crianças de ESE baixo.
Theoretical Background: The Executive Functions (EF) and the Phonological Awareness (PA) are essential to the children´s normal development. Its critical period of development occurs during childhood and is highly conditioned by the children´s socioeconomical status (SES), with the risk of under stimulation being higher in poverty contexts. This way, it is imperative to evaluate the SES’ impact in the EF and PA, in order to elaborate intervention programs that aim to stimulate the underdeveloped capacities, diminishing the potential effects of a low SES in the children’s’ normal development. Method: The sample can be divided in two groups: Low SES, with 29 participants, and High SES, with 66 participants, all aged between 4 and 6 years old. To assess de EF we administered The Corsi Block test, Digit Span Backwards, Shape School and Fish and Sharks, and to assess the PA we administered the TICL and ACLLE test. Independent Sample Wilcoxon-Mann-Whitney Tests and Linear Regressions were used. Results: The High SES revealed better results in all EF and PA tests, except in one PA task (Phonemical Id- ACLLE), in which the Low SES had better results. The linear regression showed that the Working Memory (WM) predicts PA, but the Inhibitory Control (IC) doesn´t predict PA. Differences were found in IC results, where girls had better results when compared to boys. Discussion: As expected, the High SES’ results were better than in all EF and PA tests (except one PA task. Linear Regression showed WM as a predictor of PA in all measures but one - Phonemical Id-ACLLE - like we saw in other studies It was not possible to establish a relation between WM or IC and the Phonemical Id task (ACLLE). Unlike we expected, linear regression showed no relation between IC and PA. As the literature shows, girls had better results in IC tasks, when compared to boys. The results reinforce the need for cognitive stimulation of the EF and PA, especially in children with low SES.

Description

Keywords

Funções executivas Memória de trabalho Consciência fonológica Estatuto socioeconómico Avaliação neuropsicológica Executive functions Working memory Phonological awareness SES Neuropsychological assessment

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue