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Estratégias de marketing para media sociais e comunicação gastronómica : tendências e práticas culturais

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Projeto Patricia Palma Setembo 18 11111.pdf2.75 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho de projeto pretende compreender qual o impacto das novas estratégias de marketing para media sociais na comunicação gastronómica, ou seja, entender de que forma o marketing digital para media sociais contribui para o surgimento de novas tendências na área da comunicação gastronómica e influencia o comportamento e escolhas gastronómicas dos consumidores. Propõe tambémum protótipo não funcional de uma aplicação de recomendação de estabelecimentos de restauração que servem brunch para dispositivos móveis – brunchin’. O enquadramento teórico da investigação podeverificar que a utilização dos media sociais é um fator em crescimento devido ao rápido avanço no campo tecnológico, e que as marcas se encontram cada vez mais presentes em ambientes digitais. Num mundo cada vez mais globalizado, há uma intensificação das trocas culturais e económicas, o que determina uma reconfiguração dos padrões alimentares e do seu consumo. Os media sociais permitem e incentivam a partilhar, detalhadamente, as experiências gastronómicas mais emocionantes. Não mais apenas com o sentido de suprir as necessidades nutricionais ou promover a comensalidade, na web, a alimentação tem também impulsionado a diferenciação do indivíduo. O trabalho empírico baseou-se numa abordagem qualitativa. Foi realizado um protótipo não funcional da aplicação brunchin’ e de seguida a realização de dois grupos de foco, que permitiram uma maior compreensão do pretendido aos participantes e um entendimento aprofundado sobre as opiniões e visões dos participantes em relação ao projeto. A análise permitiu concluir que este tipo de estratégias de marketing digital tem efetivamente impacto na comunicação gastronómica dos consumidores e utilizadores de media sociais, criando tendências e guiando-os nas suas escolhas gastronómicas.
The current work project intends to comprehend the impact of the new marketing strategies for social media in food communication, that is, to understand how digital marketing for social media contributes to the emergence of new food communication trends and how itinfluences consumers’ behavior and food choices. It also proposes a non-functional prototype of a mobile app for brunch places’ recommendation - brunchin'. The theoretical background of research can verify that the use of social media is a growing factor due to the fast advance in the technological field, and the growing presence of brands in digital environments. In an increasingly globalized world, there is an intensification of cultural and economic exchanges, which leads to a reconfiguration of food standards and consumption. Social media allows and encouragesthe users to share, in detail, the most exciting gastronomic experiences. Not only with the sense of supplying nutritional needs or promoting commensality, on the web, food has also boosted the individual's differentiation. The empirical work was based on a qualitative approach. A non-functional prototype of the brunchin'app was designed, followed by two focus groups, which allowed a greater understanding of what was intended of the participants and a deep understanding of their opinions and visions regarding the project. The analysis allowed us to conclude that this type of digital marketing strategies has an effective impact on the food communication of consumers and social media users, creating trends and guiding them in their gastronomic choices.

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Marketing digital Media sociais Comunicação gastronómica Marketing móvel Digital marketing Social media Food communication Mobile marketing

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