Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento emocional e bem-estar psicológico na adaptação ao ensino superiorPublication . Pereira, Bárbara Maria Barbosa; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáA transição para a Universidade pode ser experienciada com elevada ansiedade perante os desafios colocados aos estudantes, sendo relevante o estudo de fatores que podem facilitar esta transição e adaptação. A literatura parece ser escassa relativamente ao papel conjunto de variáveis como o autoconceito, autoestima e bem-estar psicológico na adaptação ao ensino superior. Assim, o presente estudo procurou analisar a relação entre o desenvolvimento emocional (autoestima e autoconceito) e o bem-estar psicológico dos estudantes do 1º ano do ensino superior e a sua adaptação a esta nova etapa académica. Participaram neste estudo 89 estudantes do 1ºano do ensino superior. Para avaliar a adaptação dos estudantes foi utilizado o Questionário de Transição e Experiências Académicas (QETA; Azevedo & Faria, 2003). Foi utilizado o Self-Description Questionnaire (SDQ III; Marsh & O’Neill, 1984, adaptado por Faria & Fontaine, 1992) para avaliar o autoconceito, a Escala de Autoestima Global (RSES; Rosenberg, 1965, adaptado por Santos & Maia, 2003) para avaliar a autoestima e a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico (EMMBEP; Massé, Poulin, Dassa, Lambert, Bélair, & Battaglini, 1998; adaptado por Monteiro, Tavares, & Pereira, 2012) para avaliar o bem-estar psicológico. Não foi encontrada uma relação significativa entre a adaptação ao ensino superior, e variáveis sociodemográficas dos estudantes. Por outro lado, apenas o bem-estar psicológico mostrou estar relacionada com uma adaptação mais positiva ao ensino superior, sendo que não foram encontradas relações com autoconceito e autoestima.
- Vós sois o Corpo de Cristo : uma reflexão bíblico-eclesiológica de 1Cor 12 sobre a Igreja como Corpo de CristoPublication . Rodrigues, Marcelo Garganta; Carvalho, José Carlos da SilvaA Igreja como Corpo de Cristo (1Cor 12) é uma característica paulina que mostra a unidade dos cristãos em Cristo. Este estudo bíblico-eclesiológico pretende mostrar, a partir do contexto de Corinto, como Paulo procura edificar a comunidade presente. Através das dificuldades, mas também dos seus colaboradores, Paulo vai edificando a igreja local. Ao mesmo tempo, esta dissertação mostra como é que hoje se pode olhar para os dons do Espírito Santo e para a imagem da Igreja, a partir do Corpo de Cristo, na sua unidade e na sua diversidade. Para tal, o Concílio Vaticano II foi fundamental, bem como todas as reflexões dele resultantes. Uma grande novidade do Concílio é a presença ativa dos leigos, que também possuem os seus dons para serem postos a render. Neste sentido, procura-se realçar, com base na Lumen Gentium, o mistério da Igreja do nosso tempo e, ao mesmo tempo, relacionar a dimensão ministerial com a importância e participação dos leigos.
- Estratégias de marketing para media sociais e comunicação gastronómica : tendências e práticas culturaisPublication . Palma, Ana Patrícia Fraqueiro da; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoO presente trabalho de projeto pretende compreender qual o impacto das novas estratégias de marketing para media sociais na comunicação gastronómica, ou seja, entender de que forma o marketing digital para media sociais contribui para o surgimento de novas tendências na área da comunicação gastronómica e influencia o comportamento e escolhas gastronómicas dos consumidores. Propõe tambémum protótipo não funcional de uma aplicação de recomendação de estabelecimentos de restauração que servem brunch para dispositivos móveis – brunchin’. O enquadramento teórico da investigação podeverificar que a utilização dos media sociais é um fator em crescimento devido ao rápido avanço no campo tecnológico, e que as marcas se encontram cada vez mais presentes em ambientes digitais. Num mundo cada vez mais globalizado, há uma intensificação das trocas culturais e económicas, o que determina uma reconfiguração dos padrões alimentares e do seu consumo. Os media sociais permitem e incentivam a partilhar, detalhadamente, as experiências gastronómicas mais emocionantes. Não mais apenas com o sentido de suprir as necessidades nutricionais ou promover a comensalidade, na web, a alimentação tem também impulsionado a diferenciação do indivíduo. O trabalho empírico baseou-se numa abordagem qualitativa. Foi realizado um protótipo não funcional da aplicação brunchin’ e de seguida a realização de dois grupos de foco, que permitiram uma maior compreensão do pretendido aos participantes e um entendimento aprofundado sobre as opiniões e visões dos participantes em relação ao projeto. A análise permitiu concluir que este tipo de estratégias de marketing digital tem efetivamente impacto na comunicação gastronómica dos consumidores e utilizadores de media sociais, criando tendências e guiando-os nas suas escolhas gastronómicas.
- RECRIAR : portugueses do Luxemburgo : a curatorial and theoretical reflection on the portuguese immigration in LuxembourgPublication . Abrahimia, Atena; Cachola, Ana Cristina PiresPortugal has long been a country of emigration with many of its citizens choosing to leave especially since the 1960s. The Portuguese have emigrated for various reasons such as: to avoid military service during what is called the colonial war in Portugal and the war of independence in Angola, Portuguese Guinea and Mozambique (Schiltz, 2013: 78), to find a better quality of life abroad, to escape the authoritarian regime during the 20th century (Correia, 2013: 63) and the economic crisis of the past decade (Schiltz, 2013: 13). Many of the ones who left Portugal chose to move to Luxembourg where they today make up 16% of the total Luxembourgish population (Klein and Peltier, 2018). Against this backdrop, this project wishes to reflect about the different generations of Portuguese immigrants in Luxembourg through a curatorial and theoretical approach. Based on a first stage of bibliographic and artistic research, the exhibition, RECRIAR: Portugueses do Luxemburgo, was curated. The exhibition took place in Fábrica Braço de Prata (Lisbon, PT) between the 7th and 30th of June 2018. The works of four photographers from Luxembourg were presented: Sven Becker, Paulo Lobo, Bruno Oliveira and Jessica Theis. Each of them explored a different aspect of the lives of the Portuguese in Luxembourg. The thesis and the exhibition examine through photography, the challenges of identity and belonging as well as the challenges and results of immigration which have shaped the Portuguese in Luxembourg and Luxembourg as a country.