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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The human passion for sports is as old as we can all remember. Every year,
stadiums and arenas are full of fervent supporters, dressed in their team colors, filled with
hopes and dreams. Football is, historically, the biggest sport in the entire World. The
market itself is growing year after year, with more money and competition entering the
sport constantly. With all factors, some of them uncontrolled, that can disrupt a team’s
performance over the year, namely injuries, diseases, or even bad luck, how can football
club managers guarantee a yearly profit? In this study, the role of brand loyalty and brand
equity was deeply analyzed and applied from a football club perspective. Besides, it was
explored how these and other variables, could correlate with a tendency to buy football
clubs’ non-fungible tokens (NFTs). NFTs, and particularly sports-related NFTs, have been
on a growing path recently, with billions of euros involved in transactions. A survey was
created and applied online, with a final sample of 156 participants, composed of
individuals from 18 to 73 years old (M=38.36, SD=13.97) and a majority of females
(57.69%). The results showed a correlation between the variables a) previous tendency to
buy NFTs in general, b) club equity, c) fan loyalty towards the team and d) football and
own club fandom, and the variable tendency to buy football club’s NFTs. Also, gender was
not significantly correlated with the tendency to buy football clubs’ NFTs.
A paixão da raça humana pelo desporto é antiga. Todos os anos, estádios e arenas enchem-se de adeptos fervorosos, vestidos a rigor com as cores do seu clube, cheios de esperanças e sonhos. Historicamente, o futebol é o maior desporto do Mundo. O mercado do futebol tem crescido ano após ano, com mais dinheiro e mais concorrência a entrar no desporto constantemente. Com todos os fatores, alguns deles incontroláveis, que podem afetar a performance de uma equipa durante o ano, nomeadamente lesões, doenças, ou até azar, como é possível que um gestor futebolístico consiga garantir lucro anual? Neste estudo, o papel da lealdade à marca e da imagem sua imagem foram analisados a fundo e aplicados ao futebol. Mais, foi explorado como é que estas e outras variáveis, podem correlacionar-se com a tendência de uma individuo comprar non-fungible tokens (NFTs) do seu próprio clube. NFTs, e em particular NFTs relacionados com desporto, têm estado num caminho de crescimento económico, com milhares de milhões de euros envolvidos em transações. Um questionário foi criado e aplicado online, com uma amostra final de 156 participantes, compostos por indivíduos entre os 18 e os 73 anos (M=38.36, SD=13.97), sendo a maioria composta por mulheres (57.69%). Os resultados demonstram uma correlação entre as variáveis a) tendência prévia para comprar NFTs no geral, b) imagem do clube, c) lealdade dos fãs para com a equipa, e d) nível percepcionado de gosto por futebol e pelo clube, com a variável tendência para comprar NFTs de clubes de futebol. O género não demonstrou uma correlação significativa com tendência para comprar NFTs de clubes de futebol.
A paixão da raça humana pelo desporto é antiga. Todos os anos, estádios e arenas enchem-se de adeptos fervorosos, vestidos a rigor com as cores do seu clube, cheios de esperanças e sonhos. Historicamente, o futebol é o maior desporto do Mundo. O mercado do futebol tem crescido ano após ano, com mais dinheiro e mais concorrência a entrar no desporto constantemente. Com todos os fatores, alguns deles incontroláveis, que podem afetar a performance de uma equipa durante o ano, nomeadamente lesões, doenças, ou até azar, como é possível que um gestor futebolístico consiga garantir lucro anual? Neste estudo, o papel da lealdade à marca e da imagem sua imagem foram analisados a fundo e aplicados ao futebol. Mais, foi explorado como é que estas e outras variáveis, podem correlacionar-se com a tendência de uma individuo comprar non-fungible tokens (NFTs) do seu próprio clube. NFTs, e em particular NFTs relacionados com desporto, têm estado num caminho de crescimento económico, com milhares de milhões de euros envolvidos em transações. Um questionário foi criado e aplicado online, com uma amostra final de 156 participantes, compostos por indivíduos entre os 18 e os 73 anos (M=38.36, SD=13.97), sendo a maioria composta por mulheres (57.69%). Os resultados demonstram uma correlação entre as variáveis a) tendência prévia para comprar NFTs no geral, b) imagem do clube, c) lealdade dos fãs para com a equipa, e d) nível percepcionado de gosto por futebol e pelo clube, com a variável tendência para comprar NFTs de clubes de futebol. O género não demonstrou uma correlação significativa com tendência para comprar NFTs de clubes de futebol.
Description
Keywords
Sports Football Brand loyalty Brand equity Non-Fungible Tokens Desporto Futebol Lealdade à marca Imagem da marca