Repository logo
 
Publication

Banzai : o manga português e a construção da imagem do Japão

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorBarrento, António Eduardo Hawthorne
dc.contributor.authorMorgado, Joana Filipa Carlos
dc.date.accessioned2018-02-08T12:17:46Z
dc.date.available2018-02-08T12:17:46Z
dc.date.issued2015-03-24
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNo início dos anos 1990, quando o crescimento económico do Japão havia estagnado bruscamente, a economia japonesa foi arrebatada pelo sucesso estrondoso das exportações de produtos culturais no mercado global e a sua aceitação entusiasta entre a população jovem. O aumento contínuo do consumo global deste tipo de produtos culturais japoneses que se tem verificado desde então, em particular do manga, acabou por originar dois fenómenos: a “crioulização” do manga, adoptando e adaptando o estilo para ir de encontro às preferências e realidade locais; e a percepção generalizada nos seus leitores de que o Japão constitui um país “fixe” moderno, original e culturalmente atractivo, por produzir produtos culturais interessantes, que acabou por ser instrumentalizada pelo governo japonês através da estratégia do “Cool Japan”. Neste sentido, este estudo procura estabelecer uma ponte de ligação entre os dois fenómenos, ao abordá-los sobre o contexto do manga híbrido produzido pela revista portuguesa Banzai e consumido pelos fãs de cultura popular japonesa e de manga. As entrevistas realizadas às autoras da Banzai e o questionário colocado aos seus leitores, revelou que o tipo de imagem do Japão percepcionado não se encontra totalmente dependente do consumo dos produtos culturais japoneses, como ainda o papel que o manga híbrido pode ter na difusão da cultura popular japonesa.pt_PT
dc.description.abstractIn the early 1990s, as Japan was experiencing the downfalls of its economic stagnation, its exports of popular culture products in the global market context and its acceptance by an international youth audience skyrocketed. The continuous rise in the consumption of Japanese cultural products that has been going on since then, especially manga, has led to two particular outcomes: the “creolization” of manga, by adapting and adopting its visual contents and style guidelines according to local preferences; and a generalized manga reader’s perception that Japan is a “cool”, modern, unique and culturally attractive country because it produces interesting cultural products, which has been used as a tool by the Japanese government strategy of “Cool Japan”. This thesis thus sought to explore the link between these two outcomes, by providing a Portuguese case study of hybrid manga, the Portuguese manga style magazine Banzai. Through the interviews and questionnaire conducted to Banzai’s authors and readers respectively, it concluded that the type of image of Japan depicted by them it is not completely influenced by the consumption of Japanese pop culture products and that hybrid manga may play an important role in the spread of Japanese popular culture.pt_PT
dc.identifier.tid201328151pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24038
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCool Japanpt_PT
dc.subjectCultura popularpt_PT
dc.subjectEstudos de mangapt_PT
dc.subjectGlobalizaçãopt_PT
dc.subjectManga híbridopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectPopular culturept_PT
dc.subjectManga studiespt_PT
dc.subjectGlobalizationpt_PT
dc.subjectHybrid mangapt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.titleBanzai : o manga português e a construção da imagem do Japãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Asiáticos

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201328151.pdf
Size:
6.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: