Repository logo
 
Publication

O manual na aula de PLE e os desafios culturais da sua utilização

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorMelo, António Maria Martins
dc.contributor.authorChin, Cho Weng
dc.date.accessioned2023-03-10T10:27:14Z
dc.date.available2023-04-04T00:30:23Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.date.submitted2022-10
dc.description.abstractO presente trabalho enquadra-se no âmbito do mestrado em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda. Com base neste trabalho, fizemos a análise do uso do manual de Português Língua Estrangeira de nível de iniciação no contexto escolar secundário de Macau, o qual é produzido pelo Centro de Difusão de Línguas de Macau. O contexto de referência para este relatório é o contexto do ensino e aprendizagem do português em Macau, com enfoque em duas perspetivas: docente e aluno. Além de descrever a situação da aprendizagem PLE em Macau, juntamos as características principais da situação linguística da cidade. Também descrevemos brevemente a história do ensino de português em Macau. Depois, discutimos o manual de PLE em Macau, tanto o seu uso como a sua importância em contexto do território. Constatamos que, após uma série de unidades didáticas lecionadas no estágio pedagógico, é visível a necessidade de utilizar e de reelaborar o manual de PLE de nível básico, bem assim redifinir o papel do professor no ensino de língua portuguesa como língua estrangeira.pt_PT
dc.description.abstractThis paper is a part of research project of a Master’s degree programme in Portuguese as a Second language / Foreign language. On this base, we analyze the use of the Portuguese language teaching materials/ textbooks at the primary level, which is produced by Macao Centre of Languages, in the context of secondary schools in Macao. The reference background of this paper is the teaching and learning of Portuguese in Macau, focusing on the perspectives of teachers and students. Besides describing the situation of Portuguese as a foreign language learning in Macau, we have combined the main characteristics of the language situation. We also gave a brief history of Portuguese language teaching in Macau. Then, we discussed the Portuguese teaching material with Chinese learners, both its use and importance in the context of Macao. We found that after teaching a series of lessons in teaching practice, there is a visible need to use and rearrange the Portuguese textbook in elementary level, as well as to redefine the teacher’s role in teaching Portuguese as a foreign languagept_PT
dc.identifier.tid203245229pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40528
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMacaupt_PT
dc.subjectPortuguês como língua estrangeirapt_PT
dc.subjectManual de PLEpt_PT
dc.subjectNível de iniciaçãopt_PT
dc.subjectPortuguese as a foreign languagept_PT
dc.subjectPortuguese textbookpt_PT
dc.subjectElementary levelpt_PT
dc.titleO manual na aula de PLE e os desafios culturais da sua utilizaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segundapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203245229.pdf
Size:
15.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203245229.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: