Repository logo
 
Publication

A influência da comunicação interna no compromisso, envolvimento e satisfação dos colaboradores em regime de teletrabalho : estudo de caso Philip Morris Internacional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRomba, Maria Inês das Neves Moreira de Almeida
dc.contributor.authorAndrade, Mafalda de Figueirôa Pedro Garção
dc.date.accessioned2022-03-15T15:21:49Z
dc.date.available2022-05-17T00:31:25Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.date.submitted2021-11
dc.description.abstractCom as mudanças trazidas por um mundo cada vez mais globalizado, as organizações sentem a constante necessidade de se adaptar a um ambiente de trabalho mais tecnológico e “worker friendly”. Torna-se cada vez mais importante o conforto, satisfação e integração dos colaboradores para que isso se traduza num ambiente organizacional positivo permitindo assim alcançar vantagem competitiva. A Comunicação Interna passou a desempenhar um papel determinante, atuando como mediadora entre a organização e os seus colaboradores, e nos dias de hoje, com a implementação das novas tecnologias houve uma transformação das organizações para uma dinâmica mais digital. As novas tecnologias permitiram também o crescimento da prática do teletrabalho que passou a ser utilizado como uma importante ferramenta na estratégia das organizações, contribuindo para o aumento da sua competitividade. Assim, o presente estudo, que decorreu na empresa Tabaqueira – Philip Morris, teve como objetivos: 1. Perceber de que forma os colaboradores se sentem comprometidos, envolvidos e satisfeitos em regime de teletrabalho; e 2. Compreender a importância da Comunicação Interna para o compromisso, envolvimento e satisfação dos colaboradores. Optou-se por um Estudo de Caso, tendo sido aplicadas entrevistas a uma amostra de 19 colaboradores da empresa Tabaqueira – Philip Morris. Dos resultados, podemos perceber que os teletrabalhadores da Tabaqueira se sentem comprometidos, envolvidos e satisfeitos em regime de teletrabalho.pt_PT
dc.description.abstractThe globalized world has brought many changes, pushing organizations to constantly adapt and create a more `worker-friendly´ and technological work environment. The employees’ comfort, satisfaction and integration are becoming increasingly relevant factors to achieve a positive organizational environment, and consequently a competitive advantage. Internal Communication started now playing a decisive role, acting as mediator between the organization and their employees. Additionally, the implementation of new technologies allowed organizations to transform into a more digital environment. These new technologies allowed teleworking practices to expand, which started being used as a tool in organizational strategy, contributing to a competitiveness increase. The present research, which took place in Tabaqueira – Philip Morris, had the following objectives: 1. Understand how employees feel committed, involved and satisfied while teleworking and 2. Understand the importance of Internal Communication to the commitment, involvement and satisfaction of the employees. For the methodology, a Case Study was chosen, where 19 interviews were conducted with employees from the various company departments. The results of this study demonstrate that Tabaqueira’s employees feel committed, involved and satisfied while teleworking.pt_PT
dc.identifier.tid202956814pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37033
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectCompromisso organizacionalpt_PT
dc.subjectEnvolvimento organizacionalpt_PT
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_PT
dc.subjectTeletrabalhopt_PT
dc.subjectTabaqueira - Philip Morris Internationalpt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectOrganizational commitmentpt_PT
dc.subjectOrganizational involvementpt_PT
dc.subjectEmployee satisfactionpt_PT
dc.subjectTeleworkingpt_PT
dc.titleA influência da comunicação interna no compromisso, envolvimento e satisfação dos colaboradores em regime de teletrabalho : estudo de caso Philip Morris Internacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202956814.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format