Repository logo
 
Publication

O professor como performer e a sua influência na autorregulação dos alunos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
dc.contributor.authorLeal, Henrique Manuel Mirra
dc.date.accessioned2016-09-13T13:23:27Z
dc.date.issued2014-06-12
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO desenvolvimento de qualquer investigação pressupõe a existência de algo que nos inquieta e nos induz curiosidade e este trabalho não constitui uma exceção. Assim sendo, formulou-se o objetivo de estudo, determinar qual o papel da performance do professor no processo de ensino das artes visuais, no ensino secundário, e implicação do mesmo, na autorregulação da aprendizagem dos alunos. Como objetivos específicos, pretendemos com este trabalho, Implementar a arte performativa e o seu processo de trabalho de criação artística em contexto de ensino; desenvolver atividades na área das artes visuais promotoras da autorregulação e da motivação; analisar as atividades enquanto recurso promotor do processo criativo e autorregulatório dos alunos; aferir pelo processo de inquéritos e observação a autorregulação dos alunos na execução da arte performativa enquanto recurso dinamizador das atividades em contexto de sala de aula; desenvolver competências de ensino e aprendizagem, e valorizar o trabalho colaborativo na realização de tarefas; analisar o papel do professor no processo de implementação da autorregulação, e da promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos. Para tal utilizou-se uma metodologia centrada na investigação-ação, isto porque é possível, quer contextualizar o ambiente onde se desenvolve posteriormente a intervenção quer encontrar elementos essenciais para a reflexão que ocorre logo de seguida, no sentido de caracterizar o alvo de intervenção, preparar a intervenção, intervir e avaliar o seu impacto. Os resultados deste estudo demonstraram que a performance do professor na disciplina de Artes Visuais, auxilia o processo criativo e autorregulatório dos alunos, tal foi possível no pré-teste e pós-teste, aumentando acativação dos alunos para os trabalhos de casa e para a motivação escolar. No que se refere ao pré-teste apurou-se que os alunos necessitam de motivação para efetuar as suas atividades. Quanto ao pós teste, permitiu perceber que as atividades implementadas pelo professor permitiram, de um modo geral, uma alteração positiva na forma como os alunos passaram a comportar-se, pois a motivação foi mais positiva.pt_PT
dc.description.abstractdevelopment of any research presupposes the existence of something that disturbs us and leads us curiosity and this work is no exception. Thus was formulated the aim of study was to determine the role of the teacher's performance in the educational process of the visual arts in secondary education, and involvement of the same, in the self-regulation of students' learning. The specific objectives of this work we intend to , Implementing performance art and its working process of artistic creation in the context of teaching , developing activities in the area of promoting visual arts of self-regulation and motivation ; analyze activities while promoting the creative process and resource auto-regulatory students ; measure by surveys and observation of student self-regulation in the implementation of performance art as a facilitator of the activities feature in the context of the classroom process , developing skills for teaching and learning , and enhance collaborative work in tasks , analyze the teacher's role in the implementation process of self-regulation , self-regulation and promotion of student learning . For this we used a methodology focused on research - action, because it is possible either to contextualize the environment where it develops later intervention either find essential elements for reflection that occurs immediately afterwards, in order to characterize the target of intervention prepare the intervention , intervene and evaluate its impact . The results of this study showed that the performance of the teacher in the discipline of Visual Arts , helps the creative process and auto-regulatory students , this was possible in the pre -test and post-test , increasing acativação students for homework and for motivation school . With regard to pre -test it was found that students need motivation to perform their activities. As for the post-test, allowed to realize that the activities implemented by the teacher allowed, in general, a positive change in how students began to behave because the motivation was more positive.pt_PT
dc.identifier.tid201677148
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20619
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectCompetencept_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.titleO professor como performer e a sua influência na autorregulação dos alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201677148.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: