Browsing by Issue Date, starting with "2014-06-12"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Contribuição para o estudo da componente humana da segurança dos sistemas de informação de Cabo VerdePublication . Mendonça, Leila Tatiana Gonçalves; Magalhães, Sérgio Tenreiro deO presente trabalho trata das vulnerabilidades dos sistemas de informação em Cabo Verde, bem como da perceção que os cabo-verdianos têm acerca destas debilidades, que nem sempre são fáceis de detetar de imediato, visto que as fragilidades de um sistema podem derivar de um simples documento impresso mal conservado, passando por um ataque informático feito por um hacker, até uma catástrofe natural. Para este estudo, utilizou-se a revisão bibliográfica na área da segurança de sistemas de informação, identificando um caminho teórico comum percorrido na perceção do tema, passando pela organização do tema e classificação das vulnerabilidades a partir de amostras de conceitos e princípios que irão ser justificadas com ilustrações e complementadas com análises de resultados sobre a perceção dos cabo-verdianos acerca do assunto, bem como análises de conteúdo documentais respeitando a fundamentação teórica citada na literatura sobre a segurança de sistemas de informação. O objetivo deste trabalho é estudar a importância e a contribuição que os cidadãos cabo-verdianos dão para as vulnerabilidades dos sistemas de informação utilizando como base os conceitos adquiridos através do estudo na revisão bibliográfica. Conclui-se que a segurança de sistemas de informação é extremamente importante para que se possa garantir a confidencialidade, integridade e a autenticidade dos dados. Apesar de se contar com uma base teórica sólida de informação acerca do tema em estudo, evidencia-se a necessidade de consolidação de padrões comuns para o desenvolvimento de novas formas de garantir a integridade da informação e de gerar melhores práticas para se garantir a segurança nos sistemas de informação.
- Relação pedagógica : que implicações na perceção da disciplina de educação visual?Publication . Faria, Rui Miguel de Araújo; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVários estudos nacionais e internacionais mostram a pertinência da Relação Pedagógica na Aprendizagem e Sucesso académico dos alunos. Ribeiro (1991) apresentou um dos primeiros modelos atuais da Relação Pedagógica: Relação Pedagógica de Agrado que preconiza uma interação professor-aluno em que o primeiro atrai a si a atenção dos seus alunos pelas estratégias que utiliza dentro da sala de aula. De forma a estudar a perceção dos alunos da Relação Pedagógica estabelecida com os professores Wubbels, Creaton e Hooymayes (1985), propuseram o Modelo Interpessoal do Comportamento do Professor. Partindo dos modelos anteriores realizamos um estudo de caso junto de 23 alunos a frequentar uma turma do 7º ano de escolaridade, com os seguintes objetivos: conhecer a perceção dos alunos relativamente à Relação Pedagógica e seu impacto na motivação para a disciplina de Educação Visual (EV); construir e implementar um programa de atividades de aula para promover a Relação Pedagógica de Agrado; avaliar o impacto do programa na perceção da Relação Pedagógica e da motivação na disciplina de EV. Este estudo contemplou três fases: pré-teste e caraterização dos alunos; implementação do programa; pós-teste e análise do impacto do programa. Recorreu-se aos seguintes instrumentos: Questionário sócio demográfico, Questionário de Avaliação das estratégias pedagógicas do Professor (ambos construídos para este estudo) e o Questionário de Interação do professor (QIP) (Azevedo et al, 2012) Os principais resultados apontam para mudanças positivas na perceção dos alunos relativamente à Relação Pedagógica (como o professor é entusiasta na abordagem dos conteúdos, desperta a atenção dos alunos, promove a ligação entre a disciplina e a realidade) e à disciplina de EV.
- A travessia do deserto : a oposição parlamentar portuguesa e a prática do Governo SombraPublication . Gaspar, João Tiago Ferreira da Silva; Castello Branco, José TomazPassaram-se 40 anos desde o 25 de Abril de 1974 e da instituição da democracia em Portugal. A par desta foi-se desenvolvendo a ciência política, que tem todavia descurado o papel preponderante da oposição nos regimes democráticos. Esta dissertação surge com o intuito de combater aquela omissão, focando-se na oposição parlamentar. O maior partido da oposição (seja ele PS ou PSD) tem sido sistematicamente incapaz de se constituir como alternativa ao Governo do dia, optando por esperar que o poder lhe seja entregue pela habitual alternância. Esta atitude é em parte causada pela voracidade dos partidos que normalmente formam governos, que vêem a ausência de poder inerente à oposição como um tormento e entendem esse período como a travessia do deserto. Por sua vez este comportamento gera lideranças inseguras na oposição, que mais tarde chefiarão governos impreparados, o que apenas contribui para aumentar o cinismo do eleitorado relativamente à política. Nesta dissertação tentar-se-á encontrar soluções político-institucionais para a ineficiência evidenciada pelos partidos na oposição. Para tal far-se-á uma comparação entre as oposições parlamentares portuguesa e britânica. No final, conclui-se que devido às semelhanças entre ambos os sistemas de governo, a Assembleia da República beneficiaria da adopção da prática do Governo Sombra, adaptada à realidade nacional. Contudo, tendo em conta que os partidos políticos são geridos por humanos e se regem por interesses privados, é necessário persuadi-los dos benefícios eleitorais que teriam caso introduzissem aquele modelo de oposição. A democracia, sendo um misto de consenso e confronto pacífico, tem de gerar alternativas no seio do espectro político moderado, no sentido de evitar a adesão do eleitorado descrente a opções políticas extremistas. O Governo Sombra, ao forçar o maior partido da oposição a formar uma verdadeira alternativa ao Governo, poderia assim contribuir para melhorar significativamente o sistema político português.
- Estratégia de comunicação do Mundial de Futebol 2014 e a construção da marca BrasilPublication . Figueiredo, João Pedro Mendes; Seruya, José ManuelA presente dissertação tem como objectivo estudar de que forma está o Brasil a aproveitar a organização do Mundial de Futebol FIFA 2014 para construir a sua marcapaís. A partir do entendimento do que é marca, marca-país, do marketing territorial, e de como a marca Brasil foi construída e tem evoluído, procura-se perceber o que está a ser realizado em nome da marca Brasil quando associada ao Mundial de Futebol 2014. Esse mega evento constituiu uma oportunidade singular do Brasil se mostrar ao mundo, e comunicar-se enquanto país desenvolvido, em mudança económica e com melhoras ao nível de condições de vida. Mas até que ponto esta exposição é sinónimo de uma mensagem de qualidade? A reputação que o Brasil conecta à sua marca condiz com o cenário actual? Os estereótipos que prevalecem na reputação do Brasil a nível internacional foram superados? Existe coerência no discurso da Embratur, do governo, e dos comités que organizam o Mundial? Estas são algumas perguntas que esta dissertação procura responder.
- O professor como performer e a sua influência na autorregulação dos alunosPublication . Leal, Henrique Manuel Mirra; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO desenvolvimento de qualquer investigação pressupõe a existência de algo que nos inquieta e nos induz curiosidade e este trabalho não constitui uma exceção. Assim sendo, formulou-se o objetivo de estudo, determinar qual o papel da performance do professor no processo de ensino das artes visuais, no ensino secundário, e implicação do mesmo, na autorregulação da aprendizagem dos alunos. Como objetivos específicos, pretendemos com este trabalho, Implementar a arte performativa e o seu processo de trabalho de criação artística em contexto de ensino; desenvolver atividades na área das artes visuais promotoras da autorregulação e da motivação; analisar as atividades enquanto recurso promotor do processo criativo e autorregulatório dos alunos; aferir pelo processo de inquéritos e observação a autorregulação dos alunos na execução da arte performativa enquanto recurso dinamizador das atividades em contexto de sala de aula; desenvolver competências de ensino e aprendizagem, e valorizar o trabalho colaborativo na realização de tarefas; analisar o papel do professor no processo de implementação da autorregulação, e da promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos. Para tal utilizou-se uma metodologia centrada na investigação-ação, isto porque é possível, quer contextualizar o ambiente onde se desenvolve posteriormente a intervenção quer encontrar elementos essenciais para a reflexão que ocorre logo de seguida, no sentido de caracterizar o alvo de intervenção, preparar a intervenção, intervir e avaliar o seu impacto. Os resultados deste estudo demonstraram que a performance do professor na disciplina de Artes Visuais, auxilia o processo criativo e autorregulatório dos alunos, tal foi possível no pré-teste e pós-teste, aumentando acativação dos alunos para os trabalhos de casa e para a motivação escolar. No que se refere ao pré-teste apurou-se que os alunos necessitam de motivação para efetuar as suas atividades. Quanto ao pós teste, permitiu perceber que as atividades implementadas pelo professor permitiram, de um modo geral, uma alteração positiva na forma como os alunos passaram a comportar-se, pois a motivação foi mais positiva.