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Comunidade escolar, estilos de vida e empoderamento comunitário

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorMelo, Pedro Miguel Almeida
dc.contributor.authorBessa, Sara Catarina Rodrigues
dc.date.accessioned2023-06-12T14:44:49Z
dc.date.available2023-06-12T14:44:49Z
dc.date.issued2023-05-25
dc.date.submitted2023-03
dc.description.abstractIntrodução: Os enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários têm um papel fundamental no Planeamento em Saúde, e com a evolução da ciência, cada vez mais é imprescindível investir na especialização das suas competências. Os cuidados de enfermagem prestados têm de atender às necessidades do indivíduo, da família e das comunidades, com o objetivo de promover a saúde e comportamentos de estilos de vida saudáveis. Assim, no âmbito do proposto pelo Programa Nacional de Saúde Escolar e segundo o eixo de capacitação, a área de intervenção abordada ao longo deste relatório debruça-se sobre os Estilos de Vida Saudáveis. Ao longo deste relatório há um relato e uma reflexão sobre o percurso do Estágio Final, que permitiu o desenvolvimento das competências de enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Métodos: Este relatório apresenta um estudo de caso de um projeto desenvolvido com uma abordagem mista, ou seja, uma abordagem qualitativa e quantitativa e o seu desenho metodológico é observacional transversal. Foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, em parceira com uma Unidade de Cuidados na Comunidade numa Escola E3 e Secundária do Grande Porto, com o intuito de obter um amplo conhecimento da comunidade escolar através da identificação dos problemas, das necessidades, dos grupos de risco e dos recursos existentes. Utiliza-se um modelo para abordar a comunidade escolar como cliente, o Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário- MAIEC. Resultados: Além dos ganhos em saúde comunitária para os grupos e comunidade escolar, durante este processo, foram desenvolvidas competências académicas do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária e de Especialista em Enfermagem Comunitária, o que permitiu reconhecer o papel crucial destes, no contexto da Saúde Escolar, na promoção dos Estilos de Vida Saudáveis. Discussão e conclusão: Este projeto foi muito enriquecedor, uma vez que permitiu visualizar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem comunitária, quando planeados e executados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Comunitária e de Saúde Pública, salientando a comunidade escolar como cliente, avaliando o estado de saúde e capacitando-a, percecionando o impacto da intervenção ao nível do empoderamento comunitário.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Primary Health Care nurses play a key role in Health Planning, and with the evolution of science, it is increasingly important to invest in the specialization of their skills. The nursing care provided must attend to individual necessities, family, and communities, with the aim of promoting health and healthy lifestyles behaviours. Thus, within the scope of what is proposed by the National School Health Program and according to the training axis, the intervention area addressed throughout this report focused on Healthy Lifestyles. All through this report, there is a presentation and a reflection about the Final Internship path, which allowed the skills development of a Specialist Nurse in Community Health and Public Health Methods: This report presents a case study of a project developed with a mixed approach, that is, a qualitative and quantitative approach and its methodologic design is cross-sectional observation. Based on the Health Planning methodology, a community intervention project was developed, in partnership with a Community Care Unit at School E3 and Secondary School of Porto Grande, with the aim to obtain a wide knowledge of the school community through the identification of the problems, needs, risk groups and existing resources. A model is used to approach the school community as a client, the Evaluation, Intervention and Community Empowerment Model- MAIEC. Results: Throughout this process, were developed academic competences of the Master’s in Nursing with Specialization in Community Nursing and Specialist in Community Nursing, which made it possible to recognize their essential role in the school Health context, in the promotion of Heathy Lifestyles. Discussion and conclusion: Additionally to the gains in community health for groups and the school community, during this process, this project was very enriching, given that it allowed the visualization of the health gains sensitive to community nursing care, when planned and executed by Specialists Nurses in Community Health and Public Health, highlighting the school community as a client, evaluating the health state, and empowering it, noting the intervention impact at the level of community empowerment.pt_PT
dc.identifier.tid203309375pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41345
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSonopt_PT
dc.subjectProcesso emocionalpt_PT
dc.subjectEstilos de vida saudáveispt_PT
dc.subjectComunidade escolarpt_PT
dc.subjectEmpoderamento comunitáriopt_PT
dc.subjectSleeppt_PT
dc.subjectEmotional processpt_PT
dc.subjectHealthy lifestylespt_PT
dc.subjectSchool communitypt_PT
dc.subjectCommunity empowermentpt_PT
dc.titleComunidade escolar, estilos de vida e empoderamento comunitáriopt_PT
dc.title.alternativeSchool community, lifestyles and community empowermentpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

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