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- Regime de imunização com BCG : a elegibilidade para a vacinação e o empoderamento comunitárioPublication . Ferreira, Liliana Manuela da Costa; Melo, Pedro Miguel AlmeidaA Tuberculose (TB) foi, e continua a ser, um sério problema em Saúde Pública. Em Portugal, a incidência da doença tem diminuído de forma consistente nos últimos anos. Embora se confirme um perfil epidemiológico favorável, o número de casos nas crianças tem vindo a aumentar. A vacina BCG protege as crianças das formas graves de TB e, em Portugal, no ano de 2016, a estratégia vacinal transitou de universal a seletiva, sendo apenas administrada a crianças até aos 6 anos de idade e pertencentes a grupos de risco, dado o reconhecido vínculo da doença a grupos vulneráveis. A avaliação da elegibilidade para a vacina pelos profissionais de saúde, de forma a identificar precocemente essas crianças, é fundamental para prevenir e controlar a transmissão da doença na comunidade. A Unidade de Saúde Pública, no âmbito das suas funções, nomeadamente vigilância epidemiológica e gestão do Programa Nacional de Vacinação (PNV) é o epicentro de todo este processo. Objetivo: Promover a adesão à avaliação da elegibilidade para a vacinação com a BCG e a Vigilância Epidemiológica dos Diagnósticos de Enfermagem (VEDE) neste contexto na comunidade de enfermeiros de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS). Metodologia: Desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária com base na metodologia do Planeamento em Saúde utilizando o referencial teórico de Enfermagem Comunitária, o Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC) de Pedro Melo. Resultados: Foi identificada, após implementação do processo de priorização, uma taxa de avaliação da elegibilidade nas crianças com idade superior a 1 ano, de 82% no ACeS e o diagnóstico Gestão Comunitária comprometida em dois dos seus domínios: Participação Comunitária (três diagnósticos comprometidos) e Liderança Comunitária, (seis diagnósticos comprometidos, três em cada um dos subdomínios Conhecimento e Volição). Conclusão: No que concerne à VEDE, na problemática em estudo, o presente trabalho permitiu constatar a inexistência de um foco de enfermagem, com juízo clínico associado, na parametrização do SClínico dos Cuidados de saúde Primários (CSP) que traduza a implementação da avaliação da elegibilidade para a vacinação com a BCG, por parte dos profissionais de enfermagem, abrindo porta a futuros trabalhos. A melhoria verificada na taxa de avaliação da elegibilidade no final deste trabalho aponta para resultados positivos na promoção do empoderamento comunitário na comunidade de enfermeiros do ACeS. A realização deste trabalho permitiu a aquisição e o desenvolvimento de competências, de Mestre em Enfermagem, e de Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.
- Properties of fermented beverages from food wastes/by-productsPublication . Alexandre, Elisabete M. C.; Aguiar, Nuno F. B.; Voss, Glenise B.; Pintado, Manuela E.Current global research aims to explore the key role of diet and understand the benefits of a balanced diet. Furthermore, many authors have pointed to the added value of by-products as a solution to make food production chains more environmentally and economically sustainable. By-products emerge as an alternative matrix to fermentation, and the fermentation process has the potential to transform by-products into value-added products through an efficient and sustainable process. During fermentation, besides the consumption of molecules to grow, microbial enzymes act on several phytochemical compounds, creating new derivative compounds that affect the flavour and function of fermented beverages. As an alternative for consumers with lactose intolerance or vegan or vegetarian diets, new beverages produced from plant by-products and probiotic bacteria hold great promise for the global functional food market. Several challenges were overcome in developing these new products from by-products, namely the availability and quality/standardization of raw materials, adapted microbial starter cultures for fermentation, and optimization of production processes to maximize consumer acceptance and product yield. This review provides an overview of recent research/developments in the field of new fermented beverages from by-products, and aspects related to their functionality, beyond the challenges of these new beverages.
- Comunidade escolar, estilos de vida e empoderamento comunitárioPublication . Bessa, Sara Catarina Rodrigues; Melo, Pedro Miguel AlmeidaIntrodução: Os enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários têm um papel fundamental no Planeamento em Saúde, e com a evolução da ciência, cada vez mais é imprescindível investir na especialização das suas competências. Os cuidados de enfermagem prestados têm de atender às necessidades do indivíduo, da família e das comunidades, com o objetivo de promover a saúde e comportamentos de estilos de vida saudáveis. Assim, no âmbito do proposto pelo Programa Nacional de Saúde Escolar e segundo o eixo de capacitação, a área de intervenção abordada ao longo deste relatório debruça-se sobre os Estilos de Vida Saudáveis. Ao longo deste relatório há um relato e uma reflexão sobre o percurso do Estágio Final, que permitiu o desenvolvimento das competências de enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Métodos: Este relatório apresenta um estudo de caso de um projeto desenvolvido com uma abordagem mista, ou seja, uma abordagem qualitativa e quantitativa e o seu desenho metodológico é observacional transversal. Foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, em parceira com uma Unidade de Cuidados na Comunidade numa Escola E3 e Secundária do Grande Porto, com o intuito de obter um amplo conhecimento da comunidade escolar através da identificação dos problemas, das necessidades, dos grupos de risco e dos recursos existentes. Utiliza-se um modelo para abordar a comunidade escolar como cliente, o Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário- MAIEC. Resultados: Além dos ganhos em saúde comunitária para os grupos e comunidade escolar, durante este processo, foram desenvolvidas competências académicas do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária e de Especialista em Enfermagem Comunitária, o que permitiu reconhecer o papel crucial destes, no contexto da Saúde Escolar, na promoção dos Estilos de Vida Saudáveis. Discussão e conclusão: Este projeto foi muito enriquecedor, uma vez que permitiu visualizar os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem comunitária, quando planeados e executados por Enfermeiros Especialistas em Saúde Comunitária e de Saúde Pública, salientando a comunidade escolar como cliente, avaliando o estado de saúde e capacitando-a, percecionando o impacto da intervenção ao nível do empoderamento comunitário.
- Competências especializadas em enfermagem… : construção de um percursoPublication . Pereira, Sandra Machado; Neves, Vasco Manuel da SilvaNo âmbito da conclusão do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, surge o relatório intitulado “Competências Especializadas em Enfermagem…A construção de um percurso”. Este apresenta-se como uma súmula de todo o percurso pessoal de desenvolvimento de competências, onde de forma crítico-reflexiva é analisado todo o trajeto desenvolvido para atingir a excelência na prestação de cuidados ao doente crítico. Transfigura-se como um olhar para todas as atividades potenciadoras de desenvolvimento de competências, desde a experiência prévia, a todo o percurso de estágio, que se desenvolveu numa unidade de cuidados intensivos polivalente e num serviço de urgência médico-cirúrgico, bem como com todos os conhecimentos adquiridos na parte curricular do mestrado. O presente relatório desenvolve-se desde a introdução, ao percurso prévio de construção de competências decorrente dos mais de 10 anos de experiência profissional ao cuidado do doente crítico; seguem-se a caracterização e contextualização dos locais de estágio pois foram potenciadores da aquisição de competências não sendo possível traçar o percurso sem fazer referência às suas especificidades. Posteriormente, é explicado o percurso para o desenvolvimento de competências especializadas de acordo com os domínios de competências do enfermeiro especialista, que são, nomeadamente, os domínios - da responsabilidade profissional, ética e legal, da melhoria contínua da qualidade, da gestão de cuidados e do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, partindo assim do geral para o particular da área de especialização em causa, tendo por base os objetivos pessoais traçados, mas também os inerentes à própria especialização e mestrado, e a conclusão onde é efetuado o balanço de todo o percurso, evidenciando dificuldades, contributos e implicações do ciclo de estudos na atividade profissional. Como contributo para os locais de estágios foram desenvolvidos dois trabalhos um que visa a uniformização da clínica e uma revisão da literatura sobre a utilização da prática simulada, na aquisição de competências, no serviço de urgência, evidenciando vantagens e desvantagens da sua utilização. O processo de aquisição de competências tornou-se desafiador pela necessidade de questionar a prática diária e investigar para proporcionar à pessoa o melhor cuidado; a excelência decorrente da prática especializada.
- Cuidados especializados à pessoa em situação crítica : o fim de vida em unidades de cuidados intensivosPublication . Costa, Carina Duarte; Oliveira, Irene Maria SilvaO presente relatório, elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde-Porto da Universidade Católica Portuguesa, reflete o percurso realizado durante o estágio final no 2º ano do Curso. Este decorreu no Serviço de Medicina Intensiva e na Unidade de Queimados e permitiu a aquisição de competências de mestre e especialista na área à pessoa em situação crítica. Para a sua elaboração foi adotada uma metodologia descritiva critico reflexiva. O primeiro estágio, no 1º ano, realizado num Serviço de Urgência Polivalente permitiu a abordagem à pessoa em situação crítica em contextos urgentes e emergentes. Neste foi possível elaborar dois documentos como forma de contributo para a melhoria da prestação de cuidados, nomeadamente abordagem ao utente com acidente vascular cerebral no serviço de urgência e check-list mala do desfibrilhador. Assim, a permanência neste contexto permitiu o início da aquisição de competências na área à pessoa em situação crítica. No 2º ano foi realizado o estágio num Serviço de Medicina Intensiva Polivalente e numa Unidade Monovalente-Unidade de Queimados. Através da permanência em ambos os contextos, verificou-se semelhanças na prestação de cuidados, nomeadamente na abordagem à pessoa em situação crítica, gestão e qualidade dos cuidados de enfermagem e ainda na área do desenvolvimento das aprendizagens profissionais. Apesar disto, a especificidade inerente a cada contexto proporciona um conhecimento único. Na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes, foi possível desenvolver o tema dos cuidados em fim de vida numa Unidade de Cuidados Intensivos, através de uma formação. Este é um tema atual e pertinente, pois devido aos avanços da medicina e aumento da esperança média de vida, somos confrontados com utentes com doenças crónicas que agudizaram, mas que não terão uma reversão do motivo de internamento. Assim estamos perante uma necessidade de alteração de paradigma no sentido de paliar em vez de curar, prestando cuidados que garantam qualidade de vida, conforto e bem-estar atá aos últimos dias de vida do utente, acompanhando-o e à família na aceitação da morte como um final natural e eminente. Na Unidade de Queimados, a qualidade dos cuidados salienta-se como tema pertinente através da realização de uma formação sobre a manutenção e manipulação do cateter vascular central. Através da permanência nos contextos de estágio foi possível prestar cuidados diferenciados e especializados ao utente no âmbito da área à pessoa em situação crítica, desenvolver atividades e refletir constantemente acerca das práticas. Isto permitiu a aquisição de competências técnicas, científicas e humanas que consolidaram as competências específicas do enfermeiro mestre e especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área à Pessoa em Situação Crítica, necessárias à obtenção do título de mestre e especialista.