Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation aims to understand how Quinta da Alorna, a well-known company in the Portuguese wine sector with three centuries of history, managed to internationalize its business, exporting around 40% of its production to more than 20 countries. The focus is on the implications that led the company to make this decision and how the expansion process began, on identifying the company's strategies for entering new markets, and finally, on analyzing the impact that internationalization has had on financial results and current strategy. This study comprehensively analyses the different internationalization strategies of small and medium-sized companies at a global level, discusses the concept of internationalization and the theoretical perspectives on internationalization processes found in the literature. It also provides an overview of the global wine industry, the state of the sector in Portugal and where the country fitsinto the global context. The case study also offers an introductory note on Quinta da Alorna and its history. It also analyzes certain strategic changes adopted by Quinta da Alorna in recent years that have been decisive for the company's international expansion, and for its performance in general.
A presente dissertação tem como objetivo compreender como a Quinta da Alorna, uma reconhecida empresa no setor dos vinhos portugueses, com 3 séculos de história, conseguiu internacionalizar o seu negócio, exportando hoje cerca de 40% da sua produção para mais de 20 países. O foco reside nas implicações que levaram a empresa a tomar essa decisão e como começou o processo de expansão, na identificação das estratégias de entrada da empresa em novos mercados, e por fim, em analisar o impacto que a internacionalização teve nos resultados financeiros e na atual estratégia. Este estudo analisa exaustivamente as diferentes estratégias de internacionalização das pequenas e médias empresas a nível global, discute o conceito de internacionalização e as perspetivas teóricas sobre os processos de internacionalização presentes na literatura. Oferece também um enquadramento sobre a indústria global dos vinhos, do estado do setor em Portugal e onde o país se enquadra no contexto global. O caso de estudo oferece ainda uma nota introdutória sobre a Quinta da Alorna e a sua história. São analisadas também certas mudanças estratégicas adotadas pela Quinta da Alorna nos últimos anos que foram determinantes para a expansão internacional da empresa, e para a sua performance em geral.
A presente dissertação tem como objetivo compreender como a Quinta da Alorna, uma reconhecida empresa no setor dos vinhos portugueses, com 3 séculos de história, conseguiu internacionalizar o seu negócio, exportando hoje cerca de 40% da sua produção para mais de 20 países. O foco reside nas implicações que levaram a empresa a tomar essa decisão e como começou o processo de expansão, na identificação das estratégias de entrada da empresa em novos mercados, e por fim, em analisar o impacto que a internacionalização teve nos resultados financeiros e na atual estratégia. Este estudo analisa exaustivamente as diferentes estratégias de internacionalização das pequenas e médias empresas a nível global, discute o conceito de internacionalização e as perspetivas teóricas sobre os processos de internacionalização presentes na literatura. Oferece também um enquadramento sobre a indústria global dos vinhos, do estado do setor em Portugal e onde o país se enquadra no contexto global. O caso de estudo oferece ainda uma nota introdutória sobre a Quinta da Alorna e a sua história. São analisadas também certas mudanças estratégicas adotadas pela Quinta da Alorna nos últimos anos que foram determinantes para a expansão internacional da empresa, e para a sua performance em geral.
Description
Keywords
Wine industry Small and medium-sized enterprises Entry modes Internationalization strategies Antecedents Adaptation Strategic choices Outcomes Indústria do vinho Pequenas e médias empresas Modos de entrada Estratégias de internacionalização Antecedentes da internacionalização Adaptação Escolhas estratégicas Impactos da internacionalização
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence