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O projeto da leitura : um contributo (relevante) para a educação (literária) ao longo da vida (?) : um estudo de caso didatológico na disciplina de Português Língua-Cultura Materna no Ensino Secundário em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Jacques Fernandes da
dc.contributor.authorGomes, João Manuel da Costa
dc.date.accessioned2021-04-13T16:08:53Z
dc.date.available2021-04-13T16:08:53Z
dc.date.issued2020-05-28
dc.date.submitted2019-11
dc.description.abstractPosicionando-se no ponto de confluência da Didatologia das Línguas-Culturas, da Didática do Português e da Supervisão Pedagógico-didática correspondente, o presente Relatório de Estágio, que se inscreve no Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, tem por propósito capital – mormente enquanto texto científico de índole dissertativa – proceder à reportação de um estudo e da investigação respetiva sobre a abordagem educacional de caráter didatológico da problemática do contributo da componente programática designada, no âmbito da disciplina de Português no Ensino Secundário em Portugal, Projeto de Leitura para a Educação (Literária) ao Longo da Vida. No âmbito educacional português, emerge a inferência empírica de que a conceção e a operacionalização da componente de Projeto de Leitura, que integra de modo primaz o domínio programático denominado Educação Literária da referida disciplina escolar, é objeto de uma abordagem didática cujas práticas procuram corresponder prioritariamente, senão mesmo exclusivamente, aos propósitos intradisciplinares escolares imediatos respetivos, desconsiderando o propósito de longo curso, que lhe é conferido de modo significativo pelas apropriadas indicações programáticas, de contribuir para a implantação de hábitos de leitura de textos literários (de língua portuguesa ou traduzidos para português) não apenas dentro, mas também fora do espaço e do tempo escolares da disciplina de Português, tanto no decorrer como para lá da escolaridade obrigatória. Tendo em consideração essa inferência empírica, o estudo – cuja execução tem por referência o quadro da prática de ensino supervisionada da componente disciplinar de Português do Estágio do autor do presente documento dissertativo, prática de ensino essa que se verificou, no ano escolar de 2018/2019, numa turma de 11.º ano de escolaridade da Escola Cooperante respetiva – assenta numa investigação didatológica da problemática acima indicada, recorrendo para o efeito a um estudo de caso. Tendo por base o princípio de subsunção científica, os resultados globais do estudo e da investigação correspondente evidenciam, por um lado, de modo primeiro e explícito, que as práticas escolares implantadas na disciplina de Português não concorrem para que a componente de Projeto de Leitura seja suscetível de se constituir como um contributo potencialmente relevante para a Educação (Literária) ao Longo da Vida e, por outro lado, de modo subsidiário e implícito, que o contributo potencialmente relevante da componente de Projeto de Leitura para a Educação (Literária) ao Longo da Vida exige a adoção, ainda durante a escolaridade obrigatória, de uma abordagem didática que proceda à implantação, não apenas progressiva mas também decisiva, de práticas de ensino e aprendizagem quer da disciplina de Português, quer de disciplinas outras não tão-somente direcionadas para o quadro escolar, mas igualmente para outros domínios societais.pt_PT
dc.description.abstractPositioned at the point of confluence of the Languages-Cultures Didactology, Portuguese Didactics and the corresponding Pedagogical-didactic Supervision, this Internship Report, which is part of the Masters of Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education and Basic and, Secondary Spanish Teaching of the Faculty of Philosophy and Social Sciences of the Portuguese Catholic University’s Braga Regional Centre has as main purpose, in the shape of a scientific dissertation, to report on a study and its investigation on the educational approach to the problematic of the contribution of the designated program content within the scope of the Portuguese subject in the Secondary Education in Portugal on a Reading Project for Lifelong (Literary) Education. In the Portuguese educational context, the empirical inference emerges that the conception of the Reading Project, which integrates primarily the programmatic domain called Literary Education of that school subject, is the focus of a didactic approach whose practices seek to correspond primarily, if not exclusively, to the respective immediate interdisciplinary school determinations, disregarding the long-term purpose, which is given to it by the appropriate programmatic indications, to the establishment of reading habits of literary texts (Portuguese or translated into Portuguese) not only within, but also outside the school space and time of the Portuguese subject, both during and beyond mandatory education. Considering this empirical inference, the study whose execution has as a reference the supervised practice framework of the Portuguese subject component of the Internship of the author of the present dissertation in the 11th grade of the school year 2018/2019, of the respective Cooperating School is based on a didactic investigation of the mentioned problematic, using a case study. Based on the principle of scientific assumption, the overall results of the study and the corresponding research shows, on the one hand, first and explicitly, that school practices, implemented in the Portuguese subject do not contribute to the Reading Project component constituting a potentially relevant contribution to lifelong (literary) education; on the other hand, in an implicit wat that the potentially relevant contribution of the Reading Project for Lifelong (Literary) Education component requires the adoption, even during mandatory education, of a didactic approach that implements, not only progressive, but also decisive teaching and learning practices of both the Portuguese subject and other subjects not only to the school environment, but also to other societal domains.pt_PT
dc.identifier.tid202579140pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32546
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDidatologia das línguas-culturaspt_PT
dc.subjectDidática do portuguêspt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectProjeto de leiturapt_PT
dc.subjectLeitura literáriapt_PT
dc.subjectEducação ao longo da vidapt_PT
dc.subjectLanguages-Cultures Didactologypt_PT
dc.subjectPortuguese didacticspt_PT
dc.subjectLiterary educationpt_PT
dc.subjectReading projectpt_PT
dc.subjectLiterary readingpt_PT
dc.subjectLifelong educationpt_PT
dc.titleO projeto da leitura : um contributo (relevante) para a educação (literária) ao longo da vida (?) : um estudo de caso didatológico na disciplina de Português Língua-Cultura Materna no Ensino Secundário em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

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