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Abstract(s)
Pediatric care should be provided at home or on a daily basis, whenever that is possible. Thus, this internship report provides a reflective analysis on the acquisition and development of the common competences of a Master in Nursing, specializing in Child and Paediatric Health, with theoretical support from Afaf Meleis' Transitions Theory and the Paediatric Home Hospitalization Care Model. Paediatric Home Hospitalization promotes family union and comfort, providing a more humanized experience compared to conventional hospitalization. Therefore, nursing care during this period was provided in an individualized and personalized way, with a focus on the transition to home, through parental support and training to enable a timely but safe discharge process for all age groups. With the general objective of "developing common and specific Specialist Nurse in Child and Paediatric Health Nursing competencies in the provision of specialized care to children/young people and their families, with an emphasis on the hospital-home transition", specialized interventions were developed in the context of neonatology, paediatric intensive care and paediatric inpatient care, respecting the Project Work Methodology. In line with the objectives outlined in each internship context, some of the interventions developed stand out. In the neonatology unit, family-centred care was provided to promote safe and empowered transition to home, through parent groups with training component, family follow-up and optimization of the nursing transfer/discharge letter. In the intensive care unit, emphasis was placed on assessing parental satisfaction as a means of continuous improvement and standardizing care for children with diabetes mellitus. Finally, in the inpatient unit, a plan was drawn up to promote an effective transition to home for children/young people with tuberculosis, creating a therapeutic board game and a quiz that allows association between training with play. Also noteworthy is the submission for publication of a systematic review of qualitative studies and other scientific dissemination work in the field of Paediatric Home Hospitalization and continuous improvement of care. This entire journey has therefore resulted in the acquisition and development of Master's competences, common to Specialist Nurses and specific to Specialist Nurses in Child and Paediatric Health.
O cuidar em pediatria preconiza-se que seja no domicílio ou em ambulatório, sempre que possível. Assim, o presente relatório de estágio explana uma análise reflexiva sobre um percurso de aquisição e desenvolvimento de competências comuns de Mestre em Enfermagem, com Especialização na área de Saúde Infantil e Pediátrica, com suporte teórico na Teoria das Transições de Afaf Meleis e no Modelo de Cuidados da Hospitalização Domiciliária Pediátrica. Comparativamente com o internamento convencional, a Hospitalização Domiciliária Pediátrica é promotora da união familiar e do conforto, proporcionando uma experiência mais humanizada. Posto isto, os cuidados de enfermagem neste percurso foram prestados de modo individualizado e personalizado, com enfoque na transição para o domicílio, através do acompanhamento e capacitação parental que permitam um processo de alta atempado, mas seguro, em todas as faixas etárias. Assumindo como objetivo geral o “desenvolver competências comuns e específicas de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com ênfase na transição hospitaldomicílio” foram desenvolvidas intervenções especializadas em contexto de neonatologia, cuidados intensivos pediátricos e internamento de pediatria respeitando a Metodologia de Trabalho Projeto. Em consonância com os objetivos delineados em cada contexto de estágio, destacam-se algumas intervenções desenvolvidas. Num serviço de neonatologia foram prestados cuidados centrados na família e promotores de uma transição segura e capacitada para o domicílio, através de grupos de pais com componente formativa, seguimento das famílias e otimização da carta de transferência/alta de enfermagem. Na unidade de cuidados intensivos privilegiou-se a avaliação da satisfação parental como conduta de melhoria contínua e a uniformização dos cuidados à criança/jovem com diabetes mellitus. Por fim, no internamento foi delineado um plano promotor de uma transição efetiva para o domicílio na criança/jovem com tuberculose, criando-se um jogo de tabuleiro terapêutico e um quizz associando a capacitação com o brincar. Realça-se ainda, a submissão de publicação de uma revisão sistemática de estudos qualitativos e outros trabalhos de disseminação científica no âmbito da Hospitalização Domiciliária Pediátrica e da melhoria contínua dos cuidados. Todo este percurso resultou, portanto, na aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre, comuns de Enfermeiro Especialista e específicas de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica.
O cuidar em pediatria preconiza-se que seja no domicílio ou em ambulatório, sempre que possível. Assim, o presente relatório de estágio explana uma análise reflexiva sobre um percurso de aquisição e desenvolvimento de competências comuns de Mestre em Enfermagem, com Especialização na área de Saúde Infantil e Pediátrica, com suporte teórico na Teoria das Transições de Afaf Meleis e no Modelo de Cuidados da Hospitalização Domiciliária Pediátrica. Comparativamente com o internamento convencional, a Hospitalização Domiciliária Pediátrica é promotora da união familiar e do conforto, proporcionando uma experiência mais humanizada. Posto isto, os cuidados de enfermagem neste percurso foram prestados de modo individualizado e personalizado, com enfoque na transição para o domicílio, através do acompanhamento e capacitação parental que permitam um processo de alta atempado, mas seguro, em todas as faixas etárias. Assumindo como objetivo geral o “desenvolver competências comuns e específicas de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com ênfase na transição hospitaldomicílio” foram desenvolvidas intervenções especializadas em contexto de neonatologia, cuidados intensivos pediátricos e internamento de pediatria respeitando a Metodologia de Trabalho Projeto. Em consonância com os objetivos delineados em cada contexto de estágio, destacam-se algumas intervenções desenvolvidas. Num serviço de neonatologia foram prestados cuidados centrados na família e promotores de uma transição segura e capacitada para o domicílio, através de grupos de pais com componente formativa, seguimento das famílias e otimização da carta de transferência/alta de enfermagem. Na unidade de cuidados intensivos privilegiou-se a avaliação da satisfação parental como conduta de melhoria contínua e a uniformização dos cuidados à criança/jovem com diabetes mellitus. Por fim, no internamento foi delineado um plano promotor de uma transição efetiva para o domicílio na criança/jovem com tuberculose, criando-se um jogo de tabuleiro terapêutico e um quizz associando a capacitação com o brincar. Realça-se ainda, a submissão de publicação de uma revisão sistemática de estudos qualitativos e outros trabalhos de disseminação científica no âmbito da Hospitalização Domiciliária Pediátrica e da melhoria contínua dos cuidados. Todo este percurso resultou, portanto, na aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre, comuns de Enfermeiro Especialista e específicas de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica.
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Child Criança Domíclio Enfermagem pediátrica Home Paediatric nursing Pais Parents Transição Transition
Pedagogical Context
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