Repository logo
 
Publication

Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares

dc.contributor.authorLourenço, Mário Rui
dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.date.accessioned2018-06-25T17:20:52Z
dc.date.available2018-06-25T17:20:52Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractVárias escolas reconhecem as vantagens da aprendizagem cooperativa e usam-na como estratégia de promoção do sucesso escolar. O nosso estudo incide num projeto de aprendizagem entre alunos da mesma turma, apresenta as suas principais caraterísticas, identifica as perceções dos alunos relativamente à sua participação no projeto e ao funcionamento e impacto deste nos resultados académicos e no ambiente de aprendizagem. A análise dos dados obtidos destaca a sociabilidade, a horizontalidade relacional e a confiança entre os pares e constata a predominância do carácter conteudista da aprendizagem e de metodologias que favorecem a memorização e a exercitação com vista à prestação de contas nas provas de avaliação sumativa.
dc.description.abstractSeveral schools recognize the advantages of cooperative learning and use it as a strategy to promote school success. Our study focuses on a learning project among students belonging to the same class, presenting its main characteristics, identifying students’ perceptions regarding their participation in the project and its functioning and impact on academic results and on the learning environment. The analysis of the obtained data highlights the sociability, the relational horizontality and the trust between the pairs, and it notes the predominance of the content-based learning and of methodologies that favor memorization and training oriented towards the final evaluation.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLourenço, R., & Machado, J. (2017). Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 124-143.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25098
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectEstudo em grupopt_PT
dc.subjectApoio de parespt_PT
dc.subjectComunidade de aprendizagempt_PT
dc.subjectCooperation
dc.subjectGroup study
dc.subjectPeer support
dc.subjectLearning community
dc.titleAprender juntos: projeto de apoio curricular entre parespt_PT
dc.title.alternativeLearning together: peer curricular-support project
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage145pt_PT
oaire.citation.startPage124pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
3436-Artigo-7056-1-10-20191213.pdf
Size:
283.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: