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Authors
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Abstract(s)
PNS 2021-2030 establishes excessive internet use as a vulnerable need. In PNSE (2015), Qualification is a priority strategic axis and one of the areas of intervention related to the prevention of substanceless addictive behaviours, including the internet. The excessive and problematic increase in internet use has led WHO to develop activities related to its implications in public health (Poznyak, 2018). Since the community health and education systems are interconnected (DGS, 2015), school is an excellent space for health promotion. Thus, the project “Grow Offline – Community Nursing Intervention” was born. It was developed in a Community Care Unit, with the School Health team, belonging to a Group of Health Centres of the Regional Health Administration of Lisbon and Vale do Tejo. Its main objective is to contribute to the qualification of teenagers in a 6th year class, from a school in the UCC geodemographic region, to use the internet responsibly. The project was based on the Health Planning methodology and used Nola Pender's Health Promotion Model as a theoretical reference. The application of a data collection instrument, Internet Addiction Test, allowed the formulation of the situation diagnosis, subsequently the prioritization of problems and the enunciation of nursing diagnoses, according to the International Classification for Nursing Practice. In the strategy selection phase, a scoping review was carried out, with the main goal of identifying and maping interventions to aim internet addiction in teenagers: “Prevention and Control of Internet Addiction in Adolescents: Scoping Review”, contributing to the health education session and the delivery of leaflets to teenagers and their guardians. The project’s evaluation demonstrates gains in health, through increased knowledge by the adolescents regarding the intervention theme. This project allowed the acquisition and development of skills of Nurse Master Degree and Specialist Nurse in Community and Public Health Nursing, cooperating in the visibility of nursing as a science and profession.
O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2021-2030 determina como uma necessidade vulnerável, o uso excessivo da internet. No Plano Nacional de Saúde Escolar (PNSE) 2015 encontra-se como eixo estratégico prioritário a Capacitação, uma das áreas de intervenção relacionada com a prevenção de comportamentos aditivos sem substância, a internet. O aumento excessivo e problemático do uso da internet, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a desenvolver atividades relacionadas com as suas implicações para a saúde pública(Poznyak, 2018). Neste sentido, e estando os sistemas de saúde comunitária e educação interligados (Direção Geral da Saúde [DGS], 2015), a escola é um excelente espaço para promoção da saúde. Assim, nasce o projeto “Crescer Offline – Intervenção de Enfermagem Comunitária”, desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade, com a equipa de Saúde Escolar (SE), pertencente a um Agrupamento de Centros de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). O principal objetivo é contribuir para a capacitação dos adolescentes de uma turma do 6º ano, de uma escola da região geodemográfica da Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade (UCC), para o uso responsável da internet. O projeto teve por base a metodologia do Planeamento em Saúde, e como referencial teórico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender (MPSNP). A aplicação de um instrumento de recolha de dados, Internet Addiction Test (IAT), permitiu a formulação do diagnóstico de situação, posteriormente a priorização dos problemas e a enunciação de diagnósticos de enfermagem, segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Na fase de seleção de estratégias, realizou-se uma scoping review com o objetivo de identificar e mapear intervenções para combater a adição à internet (AI) nos adolescentes: “Prevenção e Controlo da Adição à Internet nos Adolescentes: Scoping Review”, que contribuiu para a realização da sessão de educação para a saúde, e a entrega de folhetos aos adolescentes e respetivos encarregados de educação. A avaliação do projeto parece demonstrar alguns ganhos em saúde, através do aumento do conhecimento por parte dos adolescentes, face à temática intervencionada. 7 A sua realização permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública (EEECSP), cooperando na visibilidade da enfermagem como ciência e profissão.
O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2021-2030 determina como uma necessidade vulnerável, o uso excessivo da internet. No Plano Nacional de Saúde Escolar (PNSE) 2015 encontra-se como eixo estratégico prioritário a Capacitação, uma das áreas de intervenção relacionada com a prevenção de comportamentos aditivos sem substância, a internet. O aumento excessivo e problemático do uso da internet, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a desenvolver atividades relacionadas com as suas implicações para a saúde pública(Poznyak, 2018). Neste sentido, e estando os sistemas de saúde comunitária e educação interligados (Direção Geral da Saúde [DGS], 2015), a escola é um excelente espaço para promoção da saúde. Assim, nasce o projeto “Crescer Offline – Intervenção de Enfermagem Comunitária”, desenvolvido numa Unidade de Cuidados na Comunidade, com a equipa de Saúde Escolar (SE), pertencente a um Agrupamento de Centros de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). O principal objetivo é contribuir para a capacitação dos adolescentes de uma turma do 6º ano, de uma escola da região geodemográfica da Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade (UCC), para o uso responsável da internet. O projeto teve por base a metodologia do Planeamento em Saúde, e como referencial teórico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender (MPSNP). A aplicação de um instrumento de recolha de dados, Internet Addiction Test (IAT), permitiu a formulação do diagnóstico de situação, posteriormente a priorização dos problemas e a enunciação de diagnósticos de enfermagem, segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Na fase de seleção de estratégias, realizou-se uma scoping review com o objetivo de identificar e mapear intervenções para combater a adição à internet (AI) nos adolescentes: “Prevenção e Controlo da Adição à Internet nos Adolescentes: Scoping Review”, que contribuiu para a realização da sessão de educação para a saúde, e a entrega de folhetos aos adolescentes e respetivos encarregados de educação. A avaliação do projeto parece demonstrar alguns ganhos em saúde, através do aumento do conhecimento por parte dos adolescentes, face à temática intervencionada. 7 A sua realização permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública (EEECSP), cooperando na visibilidade da enfermagem como ciência e profissão.
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Keywords
Adição à internet Adolescent Adolescente Internet addiction Saúde escolar e intervenções de enfermagem comunitária School health and community nursing interventions
Pedagogical Context
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