Publication
A pessoa humana e o sentido da vida : reflexão sobre a unidade letiva 1, do 6º ano do programa da disciplina de EMRC
datacite.subject.fos | Humanidades::Filosofia, Ética e Religião | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Inês Espada | |
dc.contributor.advisor | Garcia Ambrosio, Juan Francisco | |
dc.contributor.author | Correia, Rui Alberto Freitas | |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T10:29:33Z | |
dc.date.available | 2018-12-11T10:29:33Z | |
dc.date.issued | 2018-12-05 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho oferece uma reflexão sobre a dimensão religiosa como uma componente da pessoa humana e a sua relação com a educação. A partir da história da evolução do conceito de pessoa na cultura ocidental, torna-se patente o reducionismo antropológico que caracteriza a cultura e os modelos de ensino contemporâneos. Defendemos que um modelo educativo que não considere a dimensão religiosa da pessoa, não cumpre a sua missão de formação integral dos alunos, contribuindo para a sensação de falta de sentido que atinge o homem na sociedade e cultura atuais. Procura-se, partindo dos princípios da análise existencial de Viktor Frankl, apresentar uma proposta de elementos válidos em vista de uma educação para os valores e para o sentido da vida. Consideramos que estes elementos podem contribuir para o enriquecimento da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, concretamente da Unidade Letiva1 do sexto ano: “A Pessoa Humana”. O trabalho defende a urgência de um modelo educativo fundamentado antropologicamente, que tenha em conta a pessoa humana entendida na unidade e totalidade das componentes somática, psíquica e espiritual ou religiosa, de forma a responder aos desafios de falta motivação e de tédio, que atualmente, atingem muitos dos alunos. Tornando, assim, possível uma educação para o sentido, em que o aluno assume o papel principal na construção do seu ser pessoa, de forma livre e responsável. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present work offers a reflection on the religious dimension as a component of the human person and its relation with education. From the history of the evolution of the concept of person in Western culture, it becomes clear the anthropological reductionism that characterizes contemporary culture and teaching models. We defend that an educational model that does not consider the religious dimension of the person, does not fulfill its mission of integral formation of the students, contributing to the sense of lack of meaning that reaches the man in the current society and culture. From the principles of the existential analysis of Viktor Frankl, it is sought to present a proposal of valid elements in view of an education for values and for the meaning of life. We consider that these elements can contribute to the enrichment of the discipline of Catholic Moral and Religious Education, concretely of the Unit 1 of the sixth year: "The Human Person". The work defends the urgency of an educational model based anthropologically, taking into account the human person understood in the unity and totality of the somatic, psychic and spiritual or religious components, in order to respond to the challenges of lack motivation and boredom, reach many of the students. Thus, making possible an education for meaning, in which the student assumes the main role in the construction of his being, in a free and responsible way. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202054802 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/26324 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Pessoa | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Religião | pt_PT |
dc.subject | Valores | pt_PT |
dc.subject | Liberdade | pt_PT |
dc.subject | Responsabilidade | pt_PT |
dc.subject | Consciência | pt_PT |
dc.subject | Sentido da vida | pt_PT |
dc.subject | Person | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Religion | pt_PT |
dc.subject | Values | pt_PT |
dc.subject | Freedom | pt_PT |
dc.subject | Responsibility | pt_PT |
dc.subject | Consciousness | pt_PT |
dc.subject | Meaning of life | pt_PT |
dc.title | A pessoa humana e o sentido da vida : reflexão sobre a unidade letiva 1, do 6º ano do programa da disciplina de EMRC | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências Religiosas |