Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-05"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Teologia da fragilidade e projeto de vida : integração do tema da fragilidade na unidade letiva 3 do 9.º ano de EMRC, a partir de uma reflexão teológicaPublication . Capinha, André João Pereira; Martins, António Manuel Alves; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoEsta investigação surge a partir da observação de algumas limitações que verifiquei na prática pedagógica da Unidade Letiva 3 do 9.º ano de Educação Moral e Religiosa Católica «O Projeto de vida» e tem em conta o meu interesse pessoal pela Teologia da fragilidade e a possibilidade de a pensar no contexto do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica. Tem como objetivo perceber até que ponto a Unidade Letiva a trabalhar, num tempo em que se pensa o Projeto de vida como algo orientado para o sucesso, e se entende a realização pessoal como soma dos sucessos individuais, integra ou pode integrar um discurso cristão sobre a fragilidade. Procuro, também, ver como no contexto desta Unidade Letiva 3 do 9º ano se pode incluir um discurso sobre como os insucessos e fragilidades decorrentes da condição humana devem ser integrados no nosso projeto de vida.
- A inversão do contencioso nos procedimentos cautelares laboraisPublication . Morgado, Alice Otero da Silva; Dray, Guilherme Machado
- A Igreja, reflexos de si mesma : contributo para a lecionação da unidade letiva 4 : A Igreja : para o 3º ano do 1º ciclo do ensino básico de Educação Moral Religiosa CatólicaPublication . Silva, Teresa da Conceição Carvalho e; Varanda, Maria Isabel PereiraA Igreja é permanentemente desafiada para viver e proclamar o Evangelho. A história confirma esta responsabilidade. O mandato de Jesus Cristo nunca se altera, mas urge discernir os sinais dos tempos. Há exigência de novos métodos e um novo ardor no processo de evangelização. Neste sentido, a Igreja precisa refletir sobre si mesma, conhecer-se e encontrar a melhor forma de experimentar Cristo. Este estudo tem como mote a Igreja e os reflexos de si mesma. Como está presente e é presente, com enfoque no ensino escolar da religião e na catequese. A Sagrada Escritura, o Magistério da Igreja e o pastoralista Flavio Pajer destacam-se na bibliografia que nos ajudou a compreender como a Igreja se espelha a si mesma. A finalizar este estudo, apresentamos a Prática de Ensino Supervisionada, a Planificação e Lecionação da Unidade Letiva “A Igreja”.
- O papel da personalidade no uso problemático generalizado da internetPublication . Fernandes, Beatriz Veloso; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesIntrodução: Em Portugal, o uso da internet é algo muito comum e tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos suscitando, por um lado, interesse junto dos investigadores em aprofundar o tema mas, por outro lado, muita confusão na sua compreensão. Objetivo: Analisar o papel preditivo dos traços da personalidade no uso problemático generalizado da internet. Método: 300 estudantes universitários portugueses (idade média = 20.3 anos, DP = 1.72) preencheram um questionário sociodemográfico, a Escala de Uso Problemático Generalizado da Internet (GPIUS2) e o Inventário da Personalidade NEO-FFI20. Resultados: Encontramos pontuações médias no UPGI correspondentes a risco médio. O Neuroticismo correlacionou-se positivamente e mostrou ser um preditor significativo, de UGPI (Regulação do Humor, Preferência pela Interação Social Online, Autorregulação Deficiente e Consequências Negativas). A Extroversão apresentou uma correlação negativa com a Regulação do Humor e a Preferência pela Interação Social Online. A Amabilidade e a Conscienciosidade apresentaram uma correlação negativa com a Preferência pela Interação Social Online. A Abertura à Experiência apresentou uma correlação negativa e revelou ser um preditor negativo significativo de Autorregulação Deficiente. Os estudantes do sexo masculino apresentaram pontuações estatisticamente mais elevadas de Consequências Negativas e os estudantes do sexo feminino de Amabilidade. O sexo revelou ser um preditor significativo de Consequências Negativas. Conclusões: O Neuroticismo é um importante correlato e preditor positivo de todas as dimensões do UPGI. Os restantes traços da personalidade também revelaram desempenhar um papel importante em algumas das dimensões do UPGI, quer como correlatos positivos ou negativos, quer como preditor negativo (Amabilidade). Este estudo, ainda que preliminar, contribui para a compreensão do papel da personalidade e do sexo na expressão do UPGI.
- Estrutura de capitais e performance financeira das PME portuguesas : uma análise da recente crise financeiraPublication . Martins, Francisca Ovídio Carneiro; Nascimento, Álvaro José Barrigas doA determinação da estrutura de capitais de uma empresa e o seu nível ótimo sempre foi um tema cativante da teoria económica, que por não se tratar de uma ciência exata, desde cedo se obtiveram conclusões divergentes, nomeadamente a partir da publicação do artigo de Modigliani & Miller (1958). Este trabalho de investigação tem como objetivo determinar e analisar o impacto dos principais determinantes da escolha da estrutura de capitais por parte das PME Portuguesas, e adicionalmente estudar a repercursão que a recente crise financeira de 2008 teve no nível de endividamento total das mesmas. A amostra em que este estudo se baseou, recolhida junto da Informa D&B, compreende um período que abrange os anos de 2006-2016 contando com um total de 9740 PME Portuguesas. Procedeu-se à análise desses mesmos determinante e os resultados obtidos sugerem que os que mais explicam a estrutura de capitais são a rendibilidade, reputação e tangibilidade. Foram encontradas correlações negativas com a variável explicada (endividamento total) e rendibilidade, dimensão, reputação, liquidez, cash-flow e dummy crise. Com correlação positiva apenas se observou a tangibilidade, outros benefícios fiscais, risco e crescimento. Também, uma têndencia decrescente dos rácios de endividamento total no “período pós crise” foi comprovada pelo coeficiente estimado da variável dummy crise.
- Da garantia autónoma : algumas especificidadesPublication . Tavares, Tomás Maria Reis Guerra; Cabral, Rita Maria Lagos Amaral
- A pessoa humana e o sentido da vida : reflexão sobre a unidade letiva 1, do 6º ano do programa da disciplina de EMRCPublication . Correia, Rui Alberto Freitas; Vieira, Inês Espada; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoO presente trabalho oferece uma reflexão sobre a dimensão religiosa como uma componente da pessoa humana e a sua relação com a educação. A partir da história da evolução do conceito de pessoa na cultura ocidental, torna-se patente o reducionismo antropológico que caracteriza a cultura e os modelos de ensino contemporâneos. Defendemos que um modelo educativo que não considere a dimensão religiosa da pessoa, não cumpre a sua missão de formação integral dos alunos, contribuindo para a sensação de falta de sentido que atinge o homem na sociedade e cultura atuais. Procura-se, partindo dos princípios da análise existencial de Viktor Frankl, apresentar uma proposta de elementos válidos em vista de uma educação para os valores e para o sentido da vida. Consideramos que estes elementos podem contribuir para o enriquecimento da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, concretamente da Unidade Letiva1 do sexto ano: “A Pessoa Humana”. O trabalho defende a urgência de um modelo educativo fundamentado antropologicamente, que tenha em conta a pessoa humana entendida na unidade e totalidade das componentes somática, psíquica e espiritual ou religiosa, de forma a responder aos desafios de falta motivação e de tédio, que atualmente, atingem muitos dos alunos. Tornando, assim, possível uma educação para o sentido, em que o aluno assume o papel principal na construção do seu ser pessoa, de forma livre e responsável.
- Avaliação da dor no idoso com demênciaPublication . Pereira, Clara Meyer Cantinho; Deodato, SérgioO presente relatório descreve o percurso realizado ao longo do estágio e reflete sobre o processo de evolução profissional e académico, e sobre o desenvolvimento de competências e de conhecimentos inerentes ao enfermeiro especialista, de acordo com o preconizado pelo Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A prestação de cuidados de enfermagem especializada na pessoa em situação critica e sua família exige a capacidade de prevenir, antecipar e responder a situações de saúde altamente complexas, através de competências éticas, deontológicas, técnicas, científicas e relacionais baseadas na evidencia científica. Cada vez mais, somos confrontados com dilemas e desafios na prática clínica que merecem a nossa reflexão critica e capacidade de resolução, de forma criativa e inovadora. Devemos ser audazes na forma como pensamos. Para isso, temos que conhecer, compreender e acompanhar a nossa sociedade e quem a constitui. Na nossa sociedade, a população idosa constitui um grupo de particular vulnerabilidade, especialmente quando desenvolve demência. Com o aumento da esperança de vida e o envelhecimento da população, surgem novos desafios, nomeadamente a avaliação da dor no idoso com demência. Assim, através da realização da Revisão Sistemática da Literatura – Scoping Review, pretendemos mapear evidencia científica sobre os fatores que dificultam a avaliação da dor na pessoa idosa com demência avançada institucionalizada. Deste modo contribuímos para o nosso desenvolvimento de competências na abordagem da dor no idoso com demência, através de uma prática de enfermagem critico-reflexiva baseada na evidencia científica.