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Relatório de estágio

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Este relatório surge no âmbito do Estágio do 10.º curso de mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa e foi elaborado segundo uma metodologia descritiva e reflexiva de toda a aprendizagem, baseando-se na comunicação com a pessoa em situação crítica. O Estágio foi realizado em três módulos, cada um com a correspondência de 180h de contacto e 70h de trabalho individual, e que são respetivamente: módulo I – Serviço de Urgência; módulo II – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente; e o módulo III – Assistência Pré-Hospitalar. Foram traçados objetivos de estágio, alguns dos quais com enfoque na comunicação, uma vez que integra a essência do cuidar em enfermagem, tornando possível a prestação de cuidados de Enfermagem humanizados, interdisciplinares, competentes e personalizados. Facilita também a interação entre o enfermeiro, a pessoa em situação crítica e a sua família, proporcionando uma relação terapêutica ao longo dos cuidados. No desenvolvimento, é contextualizado cada um dos locais de estágio, caracterizando o modo de funcionamento, onde é descrito o desenvolvimento das competências nos quatro domínios comuns do enfermeiro especialista: responsabilidade profissional, ética e legal; melhoria contínua da qualidade; gestão de cuidados e o desenvolvimento de aprendizagens profissionais na prestação de cuidados. Em cada um dos módulos, são narradas as vivências em cada um dos locais, as dificuldades e necessidades sentidas, os desafios e dilemas na prestação de cuidados. Na responsabilidade profissional, ética e legal dá-se continuidade à comunicação com a família de forma a uma transmissão correta de informações e à criação de uma relação interpessoal entre o enfermeiro com a equipa multidisciplinar e a família. Na melhoria contínua da qualidade, é abordada a importância de adesão às boas práticas profissionais, sendo aplicado um quadro de comunicação na UCI de forma a trabalhar a comunicação com o doente em desmame ventilatório, no pré-hospitalar foi realizada observação no âmbito das precauções básicas do controlo de infeção e delineadas estratégias de melhoria. No domínio da gestão de cuidados foi possível o aprofundamento dos princípios subjacentes ao estabelecimento de prioridades e à gestão global dos diferentes serviços, com enfoque na reposição de materiais nos indicadores de qualidade. O estágio permitiu o desenvolvimento de competências ao nível da prestação de cuidados ao doente com múltipla falência orgânica, na comunicação com o doente em desmame ventilatório, na abordagem ao doente crítico mas sobretudo o meu enriquecimento pessoal e profissional.
This report was written as a part of the 10th professional masters degree in Medical and Surgical Nursing, School of nursing (Porto) the Universidade Católica Portuguesa, and it was designed according to a descriptive and reflective methodology, focused on the learning acquired in communication with the person in critical situation. The medical and surgical internship was completed in three modules, each of which corresponding to 180 hours of contact and 70 hours of individual work, and which are: Module I – Emergency Department; Module II – Polivalent Intensive Care Unit; and Module III – Pre-Hospital Assistance. Stage objectives were selected, some of which focused on communication, since they integrate nursing care health, making it possible to provide humanized, interdisciplinary, proprietary and personalized nursing care. It also facilitated the interaction between the nurse, the critical capacity and the family, providing a therapeutic relationship throughout the care. In the development, it is contextualized each of the practicum sites, characterizing the way of functioning, which describes the development of competencies in the four common domains of specialist nurse: professional, ethical and legal responsibility; continuous quality improvement; management of care and the development of professional learning in the provision of care. In each of the modules, the experiences in each of the services, the difficulties and needs felt, the challenges and dilemmas in the care are narrated. In the continuous improvement of quality, the importance of adherence to good professional practices is addressed, and strategies of improvement in the development of professional learning and communication with the patient and the caregiver family have been presented. The quality of life survey is related to patient information and uncontrolled observation, improvement strategies. The main objective of service management was the management of services to quality indicators. The practicum allowed the development of skills in the provision of care for the sick with multiorgan dysfunction, in communication with the patient in ventilatory weaning, in the approach to the patient and, above all, in my personal and professional enrichment.

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Keywords

Comunicação Enfermagem Pessoa em situação crítica Estágio Communication Nursing Critically ill Practicum

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