Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Segurança e gestão de risco nos cuidados de enfermagem à pessoa em situação críticaPublication . Lindo, Lídia Maria Sobral; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO presente relatório visa demonstrar a evolução fomentada pelas experiências vivenciadas em estágio, inserida na Unidade Curricular, Relatório, do 10º Curso Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa do Porto, do Instituto de Ciências da Saúde, salientando as atividades desenvolvidas no percurso efetuado. O estágio foi desenvolvido nos serviços de Urgência e Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos. Com recurso a uma metodologia descritiva/reflexiva exponho as atividades desenvolvidas nos locais de estágio, documentando a aprendizagem e competências adquiridas. A estrutura do relatório tem como linha de orientação os domínios de atuação dos enfermeiros, definidos no Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros, pela confrontação da prática face à reflexão das ações efetivadas com o conhecimento obtido e a sua análise. O trajeto realizado permitiu o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista, particularmente o desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise crítica centrada na gestão do risco associada aos cuidados de saúde, identificando oportunidades de melhoria, com foco na promoção da segurança do doente e qualidade dos cuidados de Enfermagem, fundamentada na evidência científica. Concomitantemente, permitiu relembrar e adquirir novos conhecimentos. A presença de uma cultura de segurança é um dos essenciais preditores de segurança do doente, a qual prevê a formação dos profissionais de saúde, fomentando uma cultura não penalizadora de contestação ao erro, mas um incremento da notificação de eventos adversos e uma liderança produtora de mudanças de conduta na atuação diária dos profissionais. Centrada na segurança e gestão de risco nos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica realço a identificação de oportunidades de melhoria no Serviço de Urgência e Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos antimicrobianos, na instituição de saúde em causa, as suas causas, efeitos e ações a desenvolver com vista ao seu controlo.
- Prevalência de cárie dentária em nichos de prótese parcial removívelPublication . Lam, Ana Cristina da Conceição Cerdeira; Correia, André Ricardo Maia; Marques, Tiago Miguel SantosIntrodução: as próteses dentárias visam à reabilitação parcial ou total devolvendo a estética e a função ao paciente. Para confeção das próteses parciais removíveis é muitas vezes necessário efetuar nichos nas superfícies dos dentes pilares para uma correta adaptação dos apoios e consequentemente um correto suporte da prótese em boca. O conhecimento acerca das causas do insucesso desse aparelho protético, bem como de sua sobrevida são de extrema importância a fim de realizar um planeamento correto e execução do trabalho protético, garantindo o melhor tratamento disponível ao seu paciente e minimizando as falhas biológicas. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de cáries dentárias nos nichos dos dentes pilares das próteses parciais removíveis. Materiais e Métodos: as observações propostas no presente estudo foram feitas em vinte e nove pacientes voluntários, que colocaram próteses parciais removíveis esqueléticas na Clinica Dentária Universitária da UCP- Viseu entre os anos de 2011 e 2017, através de consultas de controlo. Para tal foram elaboradas fichas clínicas específicas onde se registaram dados referentes à cavidade oral e à prótese. Resultados: os resultados obtidos através da análise estatística foram submetidos ao tratamento das análises de Mann-Whitney e correlação de Pearson. Verificou-se que 48% dos pacientes apresentavam reabilitação bi-maxilar e em 144 nichos avaliados, 19 apresentaram cárie dentária. Observou-se uma correlação positiva e significativa entre o parâmetro cárie do índice CPO dos dentes não pilares e o número de nichos cariados. Em relação aos dentes homólogos dos pilares e o número de nichos cariados observa-se que há uma diferença significativa entre quem tem e quem não tem cárie nos dentes homólogos. Entretanto não houve associação significativa entre as variáveis: nichos cariados, número de nichos, índice de qualidade protético, invasão da dentina e antagonistas dos pilares. Conclusões: dentro das limitações do presente estudo, particularmente relacionadas com o tamanho da amostra, conclui-se que não há prevalência de lesões de cárie em nichos protéticos, porém quanto maior o número de nichos de uma reabilitação, maior a probabilidade de se verificarem lesões de cáries. São necessários mais estudos, com amostragens maiores, para obter maior evidência científica sobre este tema.
- Relatório de estágioPublication . Leão, Ana Cláudia do Vale Machado; Oliveira, Irene Maria SilvaEste relatório surge no âmbito do Estágio do 10.º curso de mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa e foi elaborado segundo uma metodologia descritiva e reflexiva de toda a aprendizagem, baseando-se na comunicação com a pessoa em situação crítica. O Estágio foi realizado em três módulos, cada um com a correspondência de 180h de contacto e 70h de trabalho individual, e que são respetivamente: módulo I – Serviço de Urgência; módulo II – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente; e o módulo III – Assistência Pré-Hospitalar. Foram traçados objetivos de estágio, alguns dos quais com enfoque na comunicação, uma vez que integra a essência do cuidar em enfermagem, tornando possível a prestação de cuidados de Enfermagem humanizados, interdisciplinares, competentes e personalizados. Facilita também a interação entre o enfermeiro, a pessoa em situação crítica e a sua família, proporcionando uma relação terapêutica ao longo dos cuidados. No desenvolvimento, é contextualizado cada um dos locais de estágio, caracterizando o modo de funcionamento, onde é descrito o desenvolvimento das competências nos quatro domínios comuns do enfermeiro especialista: responsabilidade profissional, ética e legal; melhoria contínua da qualidade; gestão de cuidados e o desenvolvimento de aprendizagens profissionais na prestação de cuidados. Em cada um dos módulos, são narradas as vivências em cada um dos locais, as dificuldades e necessidades sentidas, os desafios e dilemas na prestação de cuidados. Na responsabilidade profissional, ética e legal dá-se continuidade à comunicação com a família de forma a uma transmissão correta de informações e à criação de uma relação interpessoal entre o enfermeiro com a equipa multidisciplinar e a família. Na melhoria contínua da qualidade, é abordada a importância de adesão às boas práticas profissionais, sendo aplicado um quadro de comunicação na UCI de forma a trabalhar a comunicação com o doente em desmame ventilatório, no pré-hospitalar foi realizada observação no âmbito das precauções básicas do controlo de infeção e delineadas estratégias de melhoria. No domínio da gestão de cuidados foi possível o aprofundamento dos princípios subjacentes ao estabelecimento de prioridades e à gestão global dos diferentes serviços, com enfoque na reposição de materiais nos indicadores de qualidade. O estágio permitiu o desenvolvimento de competências ao nível da prestação de cuidados ao doente com múltipla falência orgânica, na comunicação com o doente em desmame ventilatório, na abordagem ao doente crítico mas sobretudo o meu enriquecimento pessoal e profissional.
- In vitro impact of tenebrio molitor insect flour on human gut microbiotaPublication . Carvalho, Nelson Fernando Mota de; Paula, Jauregi; Pintado, Manuela; Madureira, Raquel; Gibson, GlennA farinha de inseto de Tenebrio molitor (TMIF) é considerada um ingrediente alimentar nutritivo que ainda carece de avaliação do seu potencial nutricional na dieta humana. Um dos maiores indicadores do efeito da dieta na saúde humana é a composição da microbiota intestinal, principalmente a presença de grupos bacterianos benéficos, como as bactérias probióticas. Desta forma, foram elaborados dois modelos in vitro da microbiota intestinal para avaliar o efeito da TMIF na microbiota intestinal. Um dos modelos usou culturas puras de estirpes de Lactobacillus e Bifidobacterium em monoculturas e co-culturas (pares e consórcio) para avaliar o efeito da TMIF e a atividade metabólica destas bactérias. Adicionalmente, o efeito direto da farinha nas células bacterianas quando estas se encontram em stress nutritivo também foi avaliado. Posteriormente, a interação de todos os grupos presentes da microbiota intestinal bacteriana foi avaliada a partir de fezes de voluntários humanos, utilizando neste caso TMIF sujeitas ou não a uma pré-digestão. A avaliação da viabilidade celular e atividade metabólica foi realizada e comparada em ambos modelos. No primeiro modelo com culturas puras, não foram observados efeitos negativos da TMIF na viabilidade e no crescimento das bactérias probióticas, ocorrendo um aumento do crescimento e da produção de ácidos gordos de cadeia curta (SCFA) e lactato. Durante o tempo de incubação em stress nutritivo, o número de células bacterianas viáveis foi mantido mostrando que a farinha não apresenta qualquer efeito direto tóxico nas células. No segundo modelo, o modelo in vitro fecal, a TMIF digerida e não digerida demonstrou ter efeitos positivos no crescimento dos grupos bacterianos considerados benéficos (ex. Bacteroidaceae e Prevotellaceae) sem promover o crescimento significativo nos grupos com impacto negativo na saúde humana (ex. Clostridium histolyticum, Desulfovibrionales e Desulfuromonales). A TMIF promoveu uma produção mais elevada de ácidos orgânicos como o acetato e o propionato. Na presença de TMIF a produção de amoníaco foi na gama de concentrações consideradas não citotóxicas. Em relação ao conteúdo de aminoácidos das amostras de TMIF, a forma não digerida apresentou ter maior concentração de aminoácidos totais enquanto que a amostra digerida a maior concentração em aminoácidos livres. Como conclusão, a TMIF pode ser um potencial substituto de carne graças ao seu conteúdo nutricional e ao impacto na microbiota intestinal.