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Os novos canais de comunicação e a democracia : análise dos efeitos dos media sociais na criação de capital social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorIlharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
dc.contributor.authorGonçalves, António Poiares Maduro Cid
dc.date.accessioned2020-03-06T11:11:18Z
dc.date.available2020-03-06T11:11:18Z
dc.date.issued2020-02-18
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractNesta investigação procurou-se analisar os efeitos que as novas dinâmicas comunicacionais têm na democracia, mais especificamente qual a influência que os novos media têm na criação de capital social. Recorrendo a conceitos e noções criadas previamente por vários autores em cada um dos temas, procurou-se relacionar os conceitos identificados com os dados obtidos num inquérito concretizado pelos autores. A Democracia não se pode tomar como garantida, sendo importante a existência de um elevado nível de confiança nos outros e nas instituições. Desta forma identificam-se problemas causados pelas novas dinâmicas comunicacionais na qualidade da democracia, e foram procuradas soluções naquela que é a temática das Smart Cities. Os resultados desta investigação realçam a importância da criação de medidas de forma a gerar um aumento de capital social, este que tem na sociedade um papel de impulsor a uma maior participação cívica.pt_PT
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the effects that new communicational dynamics have on democracy, more specifically what influence the new media have in the creation of social capital. Using concepts and notions previously created by several authors in each field, we sought to relate the concepts identified with the data obtained in a survey carried out by the authors. Democracy cannot be taken as guaranteed, and the existence of a high level of trust in others and in the institutions is important factor for the maintenance of democracy. In this way we identify the problems caused by new communicational dynamics in the quality of democracy, and solutions were sought in the theme of Smart Cities. The results of this research highlight the importance of creating measures in order to generate an increase in social capital, which has in society a role of impeller for greater civic participation.pt_PT
dc.identifier.tid202448100pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29862
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectParticipação cívicapt_PT
dc.subjectCapital socialpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectNovos mediapt_PT
dc.subjectMedia sociaispt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectRetóricapt_PT
dc.subjectArgumentaçãopt_PT
dc.subjectSmart citiespt_PT
dc.subjectEParticipationpt_PT
dc.titleOs novos canais de comunicação e a democracia : análise dos efeitos dos media sociais na criação de capital socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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