Repository logo
 
Publication

O impacto da família nos processos de educação : princípios e valores : uma reflexão em torno da unidade letiva 3 : A família, comunidade de amor

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.advisorNunes, José da Silva
dc.contributor.authorMonteiro, Mafalda Cristina Rodrigues
dc.date.accessioned2019-12-03T10:17:49Z
dc.date.available2019-12-03T10:17:49Z
dc.date.issued2019-11-15
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste relatório pretende evidenciar que, apesar, de vivermos num mundo cada vez mais individualista, a família é uma dimensão estruturante do ser humano e o fundamento que lhe permite dar sustentabilidade para crescer enquanto pessoa. A experiência familiar lança, na atualidade, inúmeros desafios à sociedade e, nomeadamente, à escola. Sabe-se que a escola pode tornar-se a parceira da família no que diz respeito à formação de pessoas que se disponham a transformar a realidade para que seja possível uma convivência pacífica, numa sociedade cada vez mais global e multicultural. Para isso é necessário que trabalhem em conjunto, porque a complexidade da sociedade está a tornar-se cada vez maior, tal como a complexidade no interior da própria experiência familiar. A Unidade Letiva sobre a “Família, comunidade de amor” é oportuna para abordar esta realidade no contexto escolar porque pode ajudar, os alunos, a refletirem sobre um ideal de família numa realidade familiar muitas vezes esquecida e desvalorizada. Sendo a Família imagem da complementariedade do Homem e da Mulher, é importante, mesmo sem o horizonte da atitude crente, continuarmos a valorizar o ambiente familiar como contexto imprescindível para o desenvolvimento de cada pessoa. Isto se afirma porque estamos convencidos que, seja qual for a experiência familiar que se vive, tudo pode ser aspeto para condicionar a formação da personalidade da pessoa ou não. Nada é linear nem lógico, porque cada pessoa faz as suas escolhas consoante inúmeros fatores que as condicionam. A família é um assunto delicado e numa época em que a palavra é relativizada, é importante que a EMRC saiba aliar a teoria à realidade, porque mais importante do que simplesmente falar do que é ser família, é experienciar e partilhar realidades onde os alunos possam reconhecer e se sintam interpelados a pensar sobre a experiência familiar e a sua importância para o seu desenvolvimento e para a construção da sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThis work's purpose is to highlight that, even though we live in an increasingly individualistic world, family is a structuring element of the human being and the basis that gives us sustainability to grow as people. The family experience provides, nowadays, many challenges to society and, namely, to the school. It is known that the school can become a family partner regarding the growth of people that want to transform the reality so that a peaceful coexistence is possible in an ever more global and multicultural society. For that, it is necessary that all the parts work together, because the society's complexity is becoming bigger and bigger, as is the complexity on the inside of the family experience. The curricular unit "Family, community of love" is appropriate to approach this reality in the school context, because it can help students to think about a family ideal in a family reality, often forgotten and undervalued. As the family is the image of Man and Woman's complementarity, it is important, even without the horizon of a believer's attitude, to continue valuing the family as an indispensable context for the development of each person. This is stated because we are convinced that, whatever the family experience lived, everything can be used or not to condition the development of one's personality. Nothing is linear or logic, because each person makes their own choices according to the countless factors that conditioned them. Family is a delicate subject and, in a time when the word is relativised, it is important that Religious Education has the ability to connect the theory with the reality, because, more important than simply to speak about what being a family is, is to experience and share realities in which the students can recognise and feel impelled to think about the family experience and its importance for their own development and for the construction of the society.pt_PT
dc.identifier.tid202309509pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28926
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectRealidadept_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectExperiênciaspt_PT
dc.subjectComunhãopt_PT
dc.subjectAmorpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectRealitypt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.subjectExperiencespt_PT
dc.subjectCommunionpt_PT
dc.subjectLovept_PT
dc.titleO impacto da família nos processos de educação : princípios e valores : uma reflexão em torno da unidade letiva 3 : A família, comunidade de amorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese.pdf
Size:
2.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: