Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-15"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Nursing activities score em unidades de cuidados intensivos : uma estratégia na gestão da segurança e qualidade dos cuidadosPublication . Coelho, Carla Sofia Imaginário; Rabiais, IsabelA formação assume um papel preponderante, quer na sua vertente teórica, quer prática, em todo o processo de desenvolvimento de competências como Enfermeiro Especialista. Partindo deste pressuposto, este relatório, inserido no âmbito do 11.o Curso de Mestrado em Enfermagem – Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, procura retratar os resultados subtraídos da investigação aplicada, que oportunamente produzi e da minha aprendizagem clínica, articulando a informação proveniente da minha formação inicial especializada e da experiência profissional e pessoal resultante dos estágios. A construção do relatório baseia-se no percurso efetuado, por ordem cronológica, através da análise e reflexão crítica sobre a prestação de cuidados especializados à Pessoa em Situação Crítica e sua Família, com início numa Unidade de Transplantação Renal, passando por uma Unidade de Cuidados Intensivos Respiratórios, e finalizando num Serviço de Urgência Central. Como parte integrante da Unidade Curricular A Pessoa em Situação Crítica e Família – Vigilância e Decisão Clínica, optei por dar início a este relatório expondo as competências adquiridas durante o meu exercício profissional, que me concederam creditação pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica e sua Família submetida a transplante renal, numa Unidade de Transplantação Renal de um Hospital Central de Lisboa. No que respeita à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, realizei estágio numa Unidade de Cuidados Intensivos Respiratórios e seguidamente num Serviço de Urgência Central de um Hospital Central de Lisboa, onde me envolvi de forma transversal na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica e sua Família e na elaboração de uma revisão sistemática de literatura relativa à efetividade da utilização do Nursing Activities Score na avaliação da carga de trabalho dos enfermeiros. No final deste percurso desenvolvi competências como Enfermeira Especialista no cuidar da Pessoa em Situação Crítica, com a aquisição de saberes que me permitiram o desenvolvimento crítico e reflexivo com vista à excelência dos cuidados prestados.
- A regra da não frustraçãoPublication . Silva, João Nuno Pinto; Pereira, Jorge Manuel de Brito
- New strategies for the decellularization of biological tissuesPublication . Duarte, Marta Sofia Magalhães; Oliveira, Ana Leite de Almeida Monteiro de; Ribeiro, Nilza Maria LopesO início do século 21 tem sido marcado pelo aumento das doenças crónicas. Este desenvolvimento resultou num crescimento do interesse na criação de novas terapias, com foco na recuperação de tecidos através da transplantação do tecido danificado por matrizes “inteligentes” desenvolvidas recorrendo ao uso da Engenharia Biomédica. A descelularização, um processo que visa a remoção de material celular imunogénico de um tecido ou órgão, tem-se tornado num meio atraente para o desenvolvimento de novas matrizes funcionais e bioativas. A presente tese teve como objetivo explorar novas metodologias para a descelularização de tecidos biológicos. Para este propósito, é apresentada uma revisão da literatura relevante e um estudo que investiga o potencial de três diferentes protocolos para a descelularização de osso trabecular porcino usando o fosfato de tri-n-butilo (TnBP), dióxido de carbono supercrítico (scCO2), e uma combinação de ambos. O uso do TnBP como um agente de descelularização, ao invés do uso de produtos químicos mais prejudiciais como os detergentes, pode levar a uma maior preservação da matriz extracelular (ECM), tal como a propriedades bioquímicas e mecânicas mais desejáveis para a matriz resultante. O uso do scCO2 pode, também, resultar num processo de descelularização mais rápido, levando não só a uma redução do tempo de exposição dos tecidos a produtos químicos potencialmente prejudiciais, mas também a uma redução do preço financeiro deste processo. No total foram implementados e examinados cinco protocolos diferentes: 1% (v/v) TnBP durante 48 horas, scCO2 durante 1 hora e 3 horas, e scCO2 com 0.1% (p/v) TnBP com durante 1 hora e 3 horas. Devido à natureza inovadora deste projeto, usaram-se variáveis temporais para estudar qualquer efeito prejudicial devido ao efeito da exposição prolongada ao scCO2. Os resultados obtidos revelaram que tanto o TnBP como o scCO2 conseguiram diminuir a quantidade de DNA presente nas amostras, mas esta diminuição foi maior nos protocolos que onde o TnBP foi usado. A análise às propriedades mecânicas dos tecidos sujeitos a TnBP revelaram um aumento da força máxima e da tensão de limite elástico, o que poderá significar que ocorreu crosslinking das fibras de colagénio. Já o uso do scCO2 resultou na desidratação das amostras, aumentado os valores para o módulo de Young e força máxima. O protocolo de combinação scCO2-TnBP causou uma diminuição para metade da quantidade de DNA presente nas amostras tratadas em comparação a não-tratadas, demonstrado o potencial desta metodologia inovadora e abrindo novas possibilidade para otimizações futuras.
- Limitação de poderes da administração na pendência de OPA : medidas defensivas e regra da não frustraçãoPublication . Santos, António Maria Dantas Henriques dos; Pereira, Jorge Manuel de BritoNo presente trabalho começamos por analisar a influência das crescentes preocupações de corporate governance na regulação das Ofertas Públicas de Aquisição, e o contributo destas enquanto mecanismo de controlo da atuação dos administradores. Nesta sede é de particular interesse a regulamentação das relações entre os acionistas - detentores dos valores mobiliários alvo da oferta - e os membros do órgão de administração – a quem cabe a gestão societária em nome de terceiros - quando a sociedade onde se inserem é alvo de uma OPA, devido à presença de conflitos de interesses. A necessidade de acautelar os interesses dos destinatários, os interesses do oferente, e o regular funcionamento do mercado de controlo societário, dá azo à previsão da regra de não frustração da oferta – também conhecida como non-frustration rule ou passivity rule – que estipula a limitação de poderes da administração da visada na pendência de OPA, nomeadamente quanto à adoção de medidas defensivas. A regra resultante do art. 182º CódVM é assim o objeto principal do estudo. Esta é analisada face aos deveres dos membros do órgão de administração, tendo por base a sua ratio, passando pela concretização do seu regime legal, e tendo em conta as exceções previstas, para que se compreenda este instituto em toda a sua amplitude. É também tida em conta ao longo de toda a análise descrita a influência da Diretiva 2004/25/CE na criação do regime actual, dentro da margem de manobra que é permitida ao legislador nacional quanto à transposição pelo conjunto de regras de opt in/opt out.
- Comunicação efetiva na promoção da segurança do clientePublication . Pereira, Susana Isabel Barros; Rabiais, IsabelO presente relatório descreve o percurso efetuado durante o estágio inserido no Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Universidade Católica Portuguesa. Em enfermagem, o desenvolvimento de competências especializadas é um processo que se concretiza em contexto clínico, tendo para tal sido realizados estágios em três serviços: serviço de urgência polivalente, bloco operatório e área de cuidados intensivos/recobro. Os estágios tiveram como objetivo transversal desenvolver conhecimentos e competências de ordem técnica, científica, ética e relacional, na prestação de cuidados de enfermagem especializados. Ao longo deste documento, serão descritas, de forma crítica e reflexiva, as atividades executadas e as competências desenvolvidas. Com vista à melhoria dos cuidados prestados, foi desenvolvida como temática central a comunicação eficaz, tendo sido elaborada uma revisão sistemática da literatura, intitulada «SBAR — Um Modelo de Comunicação Promotor da Segurança do Cliente». Uma comunicação eficaz é essencial para garantir a segurança dos clientes e a qualidade dos cuidados fornecidos. Nesta perspetiva, é determinante que as equipas de enfermagem adotem metodologias de comunicação eficientes, assumindo o enfermeiro especialista uma responsabilidade particularmente relevante, enquanto agente de mudança, no desenvolvimento de programas de melhoria da qualidade dos cuidados prestados. O trabalho realizado ao longo dos diferentes estágios teve como pilares a formação, a pesquisa e a investigação, com o intuito de desenvolver uma prática clínica reflexiva, baseada na evidência, a fim de assegurar uma prestação de cuidados de excelência.
- A suspensão da execução da pena de prisão e os crimes sexuaisPublication . Fernandes, Ana Rita Lopes Costa Fidalgo; Cunha, Maria da Conceição Ferreira daA presente dissertação versa sobre a suspensão da execução da pena de prisão e a sua aplicação no âmbito dos crimes de cariz sexual. Procurou-se perceber se, atendendo às particularidades dos crimes sexuais e dos seus perpetradores e às suas repercussões comunitárias, é prudente um recurso tão frequente a este instituto. Para isso, analisaram-se as circunstâncias que rodeiam um comportamento sexual agressivo e o que o propulsiona. Abordou-se também o sentimento comunitário perante tais crimes. Apesar de se tratar de um tópico que reclama um tratamento multidisciplinar, concluiu-se que este tipo de crimes e de agressores estão a ser considerados à luz de dados que não representam a realidade.
- Aliciamento ao homicídio : ainda instigação? : a responsabilidade criminal pela tentativa fracassada de instigaçãoPublication . Monteiro, João Pedro Araújo; Ferreira, Maria Elisabete da CostaA doutrina e a jurisprudência debatem-se acesamente sobre a natureza da instigação: autoria ou participação? A par desta discusão, têm surgido correntes doutrinárias – com destaque para a posição de CONCEIÇÃO VALDÁGUA – que visam uma reconstrução teoria do domínio do facto formulada por ROXIN, concretamente a reestruturação da autoria mediata, a fim de abrigar nesta categoria dogmática cenários claros de instigação. Entre tais cenários, encontram-se as situações em que alguém tenta dolosamente convencer outro a assassinar uma terceira pessoa mediante a prestação de uma contrapartida. Em face da adesão conquistada por aquelas posições junto dos nossos tribunais, os cenários fácticos descritos têm sido judicialmente qualificados como autoria mediata. Inclusivé, quando nem existe qualquer execução do homicídio pretendido ou mesmo quando a determinação não chega a consumar-se. Ora, tais situações de tentativa de acordo de homicídio (aliciamento ao homicídio) correspondem a uma tentativa fracassada de instigação, realidade isenta de qualquer punição jurídico-penal perante a lei portuguesa. Porém, requalificados estes cenários como autoria mediata, uma tal punição já se revela possível, daí que os nossos tribunais tenham seguido esta via. Tal entendimento é absolutamente inadmissível e corresponde a uma subversão da autoria mediata e da intigação que a lei jamais admite. É isso mesmo que se prentender demonstrar com a abordagem de vários pontos essenciais para a discussão, designadamente, a configuração jurídico-portuguesa da autoria criminal, a distrinça entre a autoria mediata e a instigação, os respectivos âmbitos e, ainda, a responsabilidade criminal emergente da tentativa de instigação. Dissipadas as dúvidas, porventura, existentes sobre estas concretas matérias, somos obrigados a concluir pela irrelevância criminal da tentativa fracassada de intigação. Não obstante não ser responsabilizado criminalmente aquele que tenta instigar, consideramos que o perigo que resulta de uma tal actuação para o bem jurídico vida é inaceitável perante os valores ostentados pela comunidade em geral. Daí que deve o legislador interver positivamente, consagrando a incriminação da instigação ao homicídio como modalidade autónoma, sem a necessidade típica da verificação dos pressupostos – a efectiva determinação do instigado e o início da execução do facto ilícito – previstos para o quadro geral de instigação previsto no art. 26.º do CP.
- A educação para o direito nos centros educativos : em especial, o regime dos prémios e das medidas disciplinaresPublication . Malheiro, Maria Negrão Meneses Burmester; Cunha, Maria da Conceição Ferreira da.A educação para o Direito nos Centros Educativos: em especial, o regime dos prémios e das medidas disciplinares constitui o objeto da presente dissertação de mestrado. Começámos este estudo com um enquadramento sociológico da delinquência juvenil, passando para o contexto histórico das medidas tutelares educativas. O nosso foco central é o regime aplicável aos jovens sujeitos à medida tutelar educativa de internamento em Centro Educativo para, com o desenvolvimento do estudo, tentarmos compreender o que se entende por “educação para o direito” e em que medida esta educação contribui para a ressocialização do jovem. Versamos também o nosso estudo sobre o regime de prémios e a aplicação de medidas disciplinares no âmbito dos Centros Educativos, concluindo que tais estímulos positivos e negativos são indispensáveis à obtenção de resultados frutíferos no percurso educativo do jovem.
- A importância da idade e do género no mimetismo dentárioPublication . Cunha, Joana; Lopes, Pedro; Rio, RuteIntrodução: Os médicos dentistas têm hoje, o poder de alterar rostos tornando-os mais ou menos aprazíveis através da modificação do sorriso. Apenas uma abordagem sistemática à análise dento-labial com a avaliação de parâmetros específicos garante uma avaliação exaustiva e um plano de tratamento que vise uma reabilitação correta. Objetivos: Análise de parâmetros estéticos do sorriso a fim de entender a sua prevalência face à idade e ao género. Materiais e Métodos: Fotografias extra e intra-orais de 114 indivíduos, divididos de acordo com a idade e género. Análise das variáveis: desvio da linha média, curvatura do lábio superior, linha do sorriso, arco do sorriso, largura do sorriso e forma dos incisivos centrais superiores. Resultados: A curvatura do lábio superior, linha do sorriso, arco do sorriso, largura do sorriso e forma dos incisivos centrais superiores encontram-se significativamente relacionadas com a idade. A curvatura do lábio superior, arco do sorriso e forma dos incisivos centrais superiores encontram-se significativamente relacionadas com o género. Discussão: A idade e o género mostram-se fulcrais aquando do planeamento de casos em que a estética é pretendida. Conclusões: O conhecimento das alterações dentofacais provocadas pelo envelhecimento bem como das diferenças entre géneros são imprescindíveis para obter resultados estéticos, duradouros e funcionais. Implicações clínicas: Uma avaliação cuidadosa dos referidos parâmetros permite ao clínico criar restaurações harmoniosamente enquadradas quer no sorriso, quer na face. Assim, seria vantajoso o desenvolvimento de guidelines com os padrões prevalentes nas diferentes faixas etárias e géneros.
- O impacto da família nos processos de educação : princípios e valores : uma reflexão em torno da unidade letiva 3 : A família, comunidade de amorPublication . Monteiro, Mafalda Cristina Rodrigues; Garcia Ambrosio, Juan Francisco; Nunes, José da SilvaEste relatório pretende evidenciar que, apesar, de vivermos num mundo cada vez mais individualista, a família é uma dimensão estruturante do ser humano e o fundamento que lhe permite dar sustentabilidade para crescer enquanto pessoa. A experiência familiar lança, na atualidade, inúmeros desafios à sociedade e, nomeadamente, à escola. Sabe-se que a escola pode tornar-se a parceira da família no que diz respeito à formação de pessoas que se disponham a transformar a realidade para que seja possível uma convivência pacífica, numa sociedade cada vez mais global e multicultural. Para isso é necessário que trabalhem em conjunto, porque a complexidade da sociedade está a tornar-se cada vez maior, tal como a complexidade no interior da própria experiência familiar. A Unidade Letiva sobre a “Família, comunidade de amor” é oportuna para abordar esta realidade no contexto escolar porque pode ajudar, os alunos, a refletirem sobre um ideal de família numa realidade familiar muitas vezes esquecida e desvalorizada. Sendo a Família imagem da complementariedade do Homem e da Mulher, é importante, mesmo sem o horizonte da atitude crente, continuarmos a valorizar o ambiente familiar como contexto imprescindível para o desenvolvimento de cada pessoa. Isto se afirma porque estamos convencidos que, seja qual for a experiência familiar que se vive, tudo pode ser aspeto para condicionar a formação da personalidade da pessoa ou não. Nada é linear nem lógico, porque cada pessoa faz as suas escolhas consoante inúmeros fatores que as condicionam. A família é um assunto delicado e numa época em que a palavra é relativizada, é importante que a EMRC saiba aliar a teoria à realidade, porque mais importante do que simplesmente falar do que é ser família, é experienciar e partilhar realidades onde os alunos possam reconhecer e se sintam interpelados a pensar sobre a experiência familiar e a sua importância para o seu desenvolvimento e para a construção da sociedade.