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A investigação desenvolvida visa o estudo científico técnico-material e a intervenção de
conservação e restauro da pintura sobre madeira intitulada A morte de S. Francisco de Assis,
pertencente ao ciclo de pinturas alusivas à vida do Santo, inseridas no espaldar do cadeiral do coro
alto da Igreja de São Francisco do Porto. Como métodos de exame e análise recorreu-se à
espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energia (EDXRF), à microscopia óptica
(MO) com luz refletida, polarizada (PLM) e com radiação ultravioleta (UV), à testes de tinção
histoquímico, à cromatografia de gases acoplada a espectrometria de massa (GC-MS), à
espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e à microscopia eletrónica
de varrimento acoplada a espectrometria por dispersão de energia de raios X (SEM – EDXS). Os
resultados revelaram a presença de madeira pertencente ao género Castanea sativa Mill no
suporte; uma camada preparatória branca composta por sulfato de cálcio e aglutinante proteico;
uma provável camada de imprimadura de cor castanho avermelhado e em média dois a cinco
estratos cromáticos constituídos por pigmentos tradicionais – terras, úmbria, branco de chumbo,
amarelo de chumbo e estanho ou massicote ou um amarelo orgânico, azul de esmalte, azurite, um
negro de carbono e uma laca vermelha – aglutinados em óleo de linhaça.
A acentuada alteração do equilíbrio das cores e da textura na camada cromática pode
dever-se à atuação de distintos agentes de alteração. Na perspectiva que a luz natural proveniente
das aberturas (janelas e rosácea) do coro alto que incide diretamente nas pinturas, poderá ser um
destes agentes, definiu-se uma política de iluminação associada à obra em estudo. Para tal,
efetuou-se a monitorização da iluminância com um luxímetro, sendo que a avaliação do resultado
foi fundamental para elaborar importantes medidas de prevenção e de mitigação do potencial
efeito cumulativo e irreversível da luz. Os níveis de radiação UV não foram considerados no
estudo, embora tenha sido proposto o seu controlo. Os dispositivos de controlo sugeridos
oferecem uma eficaz proteção contra a luz solar direta na pintura. Porém, adverte-se a realização
de um estudo que comprove a viabilidade da opção escolhida, cumprindo com o compromisso
proposto entre o limite do nível de iluminância a 50 lux e a performance lumínica no coro alto.
Description
Keywords
Pintura sobre madeira Conservação e restauro S. Francisco de Assis Luz natural Monitorização ambiental e política de iluminação
