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Conservação e restauro da pintura sobre madeira A Morte de S. Francisco de Assis : monitorização ambiental e gestão de risco de dano na pintura em estudo por ação da luz natural

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A investigação desenvolvida visa o estudo científico técnico-material e a intervenção de conservação e restauro da pintura sobre madeira intitulada A morte de S. Francisco de Assis, pertencente ao ciclo de pinturas alusivas à vida do Santo, inseridas no espaldar do cadeiral do coro alto da Igreja de São Francisco do Porto. Como métodos de exame e análise recorreu-se à espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energia (EDXRF), à microscopia óptica (MO) com luz refletida, polarizada (PLM) e com radiação ultravioleta (UV), à testes de tinção histoquímico, à cromatografia de gases acoplada a espectrometria de massa (GC-MS), à espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e à microscopia eletrónica de varrimento acoplada a espectrometria por dispersão de energia de raios X (SEM – EDXS). Os resultados revelaram a presença de madeira pertencente ao género Castanea sativa Mill no suporte; uma camada preparatória branca composta por sulfato de cálcio e aglutinante proteico; uma provável camada de imprimadura de cor castanho avermelhado e em média dois a cinco estratos cromáticos constituídos por pigmentos tradicionais – terras, úmbria, branco de chumbo, amarelo de chumbo e estanho ou massicote ou um amarelo orgânico, azul de esmalte, azurite, um negro de carbono e uma laca vermelha – aglutinados em óleo de linhaça. A acentuada alteração do equilíbrio das cores e da textura na camada cromática pode dever-se à atuação de distintos agentes de alteração. Na perspectiva que a luz natural proveniente das aberturas (janelas e rosácea) do coro alto que incide diretamente nas pinturas, poderá ser um destes agentes, definiu-se uma política de iluminação associada à obra em estudo. Para tal, efetuou-se a monitorização da iluminância com um luxímetro, sendo que a avaliação do resultado foi fundamental para elaborar importantes medidas de prevenção e de mitigação do potencial efeito cumulativo e irreversível da luz. Os níveis de radiação UV não foram considerados no estudo, embora tenha sido proposto o seu controlo. Os dispositivos de controlo sugeridos oferecem uma eficaz proteção contra a luz solar direta na pintura. Porém, adverte-se a realização de um estudo que comprove a viabilidade da opção escolhida, cumprindo com o compromisso proposto entre o limite do nível de iluminância a 50 lux e a performance lumínica no coro alto.

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Pintura sobre madeira Conservação e restauro S. Francisco de Assis Luz natural Monitorização ambiental e política de iluminação

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