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- Imitação da vida, a escrita cinematográfica e o melodramaPublication . Lopes, Pedro Miguel Ferreira; Burnay, Catarina DuffNeste projecto a que chamámos “Imitação da vida. A escrita cinematográfica e o melodrama”, numa clara homenagem aos filmes realizados por John Stahl (1934) e Douglas Sirk (1959), a partir de um romance de Fannie Hurst, procurou-se analisar a evolução do melodrama, desde o seu aparecimento enquanto género, no teatro, e a forma como este evoluiu com o cinema. As diversas leituras que os estudos fílmicos fizeram do melodrama serviram para enquadrar teoricamente um acervo de obras da década de cinquenta, em particular a filmografia tardia de Douglas Sirk. Focamos ainda a recuperação e reinvenção do melodrama a partir da década de 70 com realizadores como Rainer Werner Fassbinder, Pedro Almodóvar e Todd Haynes. O estudo do melodrama, e dos seus princípios, tinha como finalidade responder à questão de partida que se relaciona com o impacto emocional do melodrama junto do público. Com base na moldura teórica partimos para a escrita de um argumento de longa-metragem, aplicando os princípios do género melodramático.
- Anti-heróis no cinemaPublication . Baranita, Pedro Alexandre de Almeida Lima Fernandes; Castro, Maria GuilherminaNesta dissertação, procura-se analisar um tipo de personagem designado de anti-herói, que está em voga atualmente no cinema. Este estudo debruça-se sobre o modo como esta personagem é desenvolvida para o efeito, seja através do argumento ou de técnicas audiovisuais, tais como a montagem, a direção de fotografia, a cor, o som e a direção de arte. O objectivo central e basilar para esta investigação, passa por responder à questão – “Como se cria um antiherói?” Para se dissertar sobre este tema, procedeu-se a uma pesquisa teórica relacionada com a escrita de personagens, complementando com uma bibliografia versada sobre a criação de personagens, elaborada através de técnicas audiovisuais, concluindo na visualização de uma vasta filmografia pertinente e adequada para o assunto. O Projeto Final desenvolvido em Mestrado, “Bom Dia, Alegria!” (2014), foi um valioso contributo, por poder constatar num caso oriundo da prática artística do autor, que estudava em teoria. Concluíu-se que a forma como se estabelece empatia entre o espectador e a personagem representa um método de criação da personagem útil para o sucesso da mesma. A criação de uma personagem, nomeadamente a de um anti-herói, passa pela escrita que lhe dá corpo e desenvolve pela forma como é representada na tela. A atribuição de características à sua conduta moral através do argumento, e ao seu aspecto físico através de montagem, fotografia, cor e arte contribuem para o sucesso da personagem.
- The Shaping of Catholicity : the arian controversies and the search for orthodoxyPublication . Aung, Myint Win; Eleutério, João
- Conservação e restauro da pintura sobre madeira A Morte de S. Francisco de Assis : monitorização ambiental e gestão de risco de dano na pintura em estudo por ação da luz naturalPublication . Teixeira, Maria de Fátima Fernandes; Calvo, AnaA investigação desenvolvida visa o estudo científico técnico-material e a intervenção de conservação e restauro da pintura sobre madeira intitulada A morte de S. Francisco de Assis, pertencente ao ciclo de pinturas alusivas à vida do Santo, inseridas no espaldar do cadeiral do coro alto da Igreja de São Francisco do Porto. Como métodos de exame e análise recorreu-se à espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energia (EDXRF), à microscopia óptica (MO) com luz refletida, polarizada (PLM) e com radiação ultravioleta (UV), à testes de tinção histoquímico, à cromatografia de gases acoplada a espectrometria de massa (GC-MS), à espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e à microscopia eletrónica de varrimento acoplada a espectrometria por dispersão de energia de raios X (SEM – EDXS). Os resultados revelaram a presença de madeira pertencente ao género Castanea sativa Mill no suporte; uma camada preparatória branca composta por sulfato de cálcio e aglutinante proteico; uma provável camada de imprimadura de cor castanho avermelhado e em média dois a cinco estratos cromáticos constituídos por pigmentos tradicionais – terras, úmbria, branco de chumbo, amarelo de chumbo e estanho ou massicote ou um amarelo orgânico, azul de esmalte, azurite, um negro de carbono e uma laca vermelha – aglutinados em óleo de linhaça. A acentuada alteração do equilíbrio das cores e da textura na camada cromática pode dever-se à atuação de distintos agentes de alteração. Na perspectiva que a luz natural proveniente das aberturas (janelas e rosácea) do coro alto que incide diretamente nas pinturas, poderá ser um destes agentes, definiu-se uma política de iluminação associada à obra em estudo. Para tal, efetuou-se a monitorização da iluminância com um luxímetro, sendo que a avaliação do resultado foi fundamental para elaborar importantes medidas de prevenção e de mitigação do potencial efeito cumulativo e irreversível da luz. Os níveis de radiação UV não foram considerados no estudo, embora tenha sido proposto o seu controlo. Os dispositivos de controlo sugeridos oferecem uma eficaz proteção contra a luz solar direta na pintura. Porém, adverte-se a realização de um estudo que comprove a viabilidade da opção escolhida, cumprindo com o compromisso proposto entre o limite do nível de iluminância a 50 lux e a performance lumínica no coro alto.
- Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma obra de Vicente PerisPublication . Pimenta, Margarida Coimbra Corte-RealEste estudo pretende dar a conhecer a intervenção de Conservação e Restauro de uma pintura contemporânea e de grande formato do artista espanhol Vicente Peris. Além da complexidade inerente à dimensão da obra (332 x 334 cm), a intervenção levantou outros desafios relativos aos materiais e à técnica de produção. O artista assumiu uma intenção experimental, de uma pintura bastante directa, que a aproxima da pintura de acção. Sem vontade inicial de fazer a obra perdurar no tempo, o artista armazenou a pintura em questão e outras da mesma série em local cujas condições foram factor determinante para a degradação das obras. Os pigmentos aglutinados em PVA, e o betume para a cor negra, foram aplicados directamente em suporte têxtil sem preparação ou encolagem e a pintura foi desengradada após a sua conclusão. Estes factores integram a pintura na categoria de materiais instáveis. A obra apresentava graves deformações do suporte e camada pictórica que deram origem a vincos e fissuras, e também exibia rasgões, lacunas e fragmentos coloridos provenientes de outras obras. O facto de esta e de as outras pinturas da mesma série terem estado guardadas sem suporte auxiliar que impedisse a movimentação do suporte têxtil deu origem a várias patologias. Neste sentido, expõem-se os mecanismos degradação e do comportamento mecânico da tela, e faz-se a revisão dos suportes auxiliares, as grades.