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Um percurso no desenvolvimento de competências no âmbito da enfermagem de saúde infantil e pediátrica

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O presente relatório pretende sistematizar todo o percurso formativo decorrente da unidade curricular Estágio Final e Relatório, inserida no Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O Estágio Final desenrolou-se em três contextos distintos de prática clínica, nomeadamente no Serviço de Internamento de Pediatria, Serviço de Urgência de Pediatria e Serviço de Neonatologia, no período compreendido entre 9 de Setembro de 2019 a 4 de Janeiro de 2020. Com o propósito de descrever todo o processo de aquisição e desenvolvimento das competências inerentes ao plano de estudos no âmbito da Especialidade, estas foram agrupadas em quatro domínios de atuação: Prestação de Cuidados, Investigação, Gestão e Formação. Deste modo, foram associados os objetivos específicos previamente delineados e as atividades desenvolvidas para a consecução dos mesmos. Através duma metodologia crítico-reflexiva foi realizada uma análise descritiva de todas as situações que potenciaram o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências na área de especialidade, quer no âmbito da Enfermagem Especializada, quer no desenvolvimento de competências académicas. Importa, igualmente, ressaltar o contributo do estágio efetuado em contexto de Cuidados de Saúde Primários, no segundo semestre do primeiro ano, inserido na UC “ A saúde da criança e família – vigilância e decisão clínica”, que possibilitou o desenvolvimento de algumas competências que foram posteriormente aprimoradas. Revestiram-se como áreas de especial atenção da minha prática: a prestação de cuidados especializados à criança e família assente na parceria de cuidados, cuidados centrados na família e cuidados não-traumáticos; o apoio à transição e ao desempenho da parentalidade; a promoção da vinculação mãe/pai – filho; o controlo da dor na criança; a promoção da amamentação e o desenvolvimento de competências emocionais essenciais à prestação de cuidados especializados humanizados. A assistência prestada teve sempre como finalidade o desenvolvimento e adaptação da criança, jovem e família aos processos de saúde/doença, favorecedora de transições saudáveis. Como tal, foram desenvolvidas intervenções terapêuticas de enfermagem que proporcionaram conhecimento e capacidade à criança, jovem e família, por forma a desencadear respostas positivas às transições e, assim, restabelecer a sensação de bem-estar. Considero ter adquirido as competências necessárias, no âmbito da especialidade, para uma atuação diferenciada e humanizada em todos os diferentes domínios de atuação nos contextos de prática clínica ao nível do recém-nascido, criança, adolescente, jovem e família.
This report intends to systematize the entire training path resulting from the “Final Internship and Report” Curricular Unit, inserted in the Master's Degree in Nursing within the specialization in Child and Pediatric Health Nursing. The Final Internship took place in three different contexts of clinical practice, namely in the Pediatric Inpatient Service, Pediatric Emergency Service and Neonatology Service, in the period between 9 September 2019 and 4 January 2020. In order to describe the entire process of acquiring and developing the skills inherent to the study plan within the scope of the Specialty, these were grouped into four areas of activity: Provision of Care, Research, Management and Training. In this way, the specific objectives previously outlined and the activities developed to achieve them were associated. Through a critical-reflexive methodology, a descriptive analysis of all situations that enhanced the development and improvement of skills in the area of specialty was carried out, both within the scope of Specialized Nursing and in the development of academic skills. It is also important to highlight the contribution of the internship carried out in the context of Primary Health Care, in the second semester of the first year, inserted in the UC “Child and family health - surveillance and clinical decision”, which enabled the development of some skills that were subsequently improved. The focus of my practice was: providing specialized care to children and families based on the partnership of care, family-centered care and non-traumatic care; support for transition and parenting performance; the promotion of the mother / father - son bond; pain control in children; the promotion of breastfeeding and the development of emotional skills essential to the provision of humanized specialized care. The assistance provided was always aimed at the development and adaptation of the child, youth and family to the health / disease processes, favoring healthy transitions. As such, therapeutic nursing interventions were developed, providing knowledge and capacity to the child, juvenile and family, in order to trigger positive responses to transitions and, therefore, restore the feeling of well-being. I consider to have acquired the necessary competences, in the scope of the specialty, for a differentiated and humanized performance in all the different areas of performance in the contexts of clinical practice at the level of the newborn, child, adolescent, young person and family

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Enfermagem Competências Criança Família Parentalidade Nursing Skills Child Family Parenting

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