Publication
A escola pelos olhos dos alunos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, José Joaquim Ferreira Matias | |
dc.contributor.author | Moura, Ana Paula Lopes da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T10:29:06Z | |
dc.date.available | 2021-12-07T10:29:06Z | |
dc.date.issued | 2018-03-12 | |
dc.date.submitted | 2017-11 | |
dc.description.abstract | As escolas do século XXI integram alunos muito diferentes em vários domínios, uns com grande vontade de aprender e outros sem qualquer desejo. Este trabalho de investigação surgiu como forma de procurar responder a uma das nossas inquietações, enquanto docente do ensino básico, que se prende com os diferentes graus de envolvimento dos alunos com a escola, ou dito de outra maneira, a vinculação de uns e a desvinculação de outros. A metodologia utilizada consistiu na realização de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso descritivo e interpretativo, que pretende dar voz aos alunos. Procurar-se-á desta forma construir as perceções sobre as suas vivências e experiências escolares, nomeadamente no que diz respeito à escola em geral, às práticas curriculares em sala de aula, ao processo de avaliação, à relação pedagógica com os diferentes professores e inter-relação com restantes atores educativos. Para a recolha dos dados foi utilizada a técnica do focus group junto de dezasseis alunos dos 6º e 7º anos de escolaridade, de uma escola pública localizada no centro do Porto. A análise destes dados permitiu-nos constatar que a (des)vinculação dos alunos face à escola, nesta faixa etária, é fortemente influenciada por dois fatores: por um lado o sentido atribuído ao trabalho escolar, e por outro lado, as expetativas, relativamente ao futuro, criadas em contexto familiar. Deste modo, verificamos que, tendencialmente, são os alunos pertencentes a um contexto familiar menos envolvido na dinâmica escolar, cujas expetativas dos seus pais e encarregados de educação, no que concerne ao sucesso educativo, são mais baixas, que apresentam um maior grau de desvinculação perante a escola. Concomitantemente, destacamos a importância da relação pedagógica e do sentido do trabalho escolar como veículos facilitadores dessa vinculação. | pt_PT |
dc.description.abstract | The schools of the XXI century have so many different students and in so many different areas: while some are eager to learn, others have no will at all. Regarding one of the major concerns of the researcher, as a teacher of high school, our research has to do with different levels of commitment to school, or in other words, we try to understand why some students have a strong bond to school, while other students are so uninterested. The methodology we used consisted on making a study of “quality nature”, this is, a descriptive study case which expresses the students’ opinions. The researcher tried to understand the students’ perceptions about their experiences at school; not only about school in general, but also about curricular practices in the classroom, about the process of evaluation, the pedagogical relationship with their teachers and the relationship with other educational partners. To collect this data, it was used the focus group technique, among sixteen students from the 6th and 7th year, of a state school, downtown Porto. The analysis of this information allowed the researcher to come to the conclusion that the (un)tying of students towards school, at this age, is strongly influenced by two factors: on one hand, the sense given to school work, on the other hand, the spectations, towards the future, in familiar context. This way, we can observe that, tendentially, students belonging to less involved families, as far as schools are concerned, whose spectations of their parents (or the responsible for their education) in what concerns their educational success, are lower, are the ones who demonstrate a greater uninterest towards school. At the same time, the importance of the pedagogical liaison and the sense of school work are reinforced as vehicules that can help build that link. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202196380 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/36120 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escola de massas | pt_PT |
dc.subject | Alunos no século XXI | pt_PT |
dc.subject | Relação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | (Des)vinculação | pt_PT |
dc.subject | (In)sucesso | pt_PT |
dc.subject | Mass schools | pt_PT |
dc.subject | Students of the XXI century | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical relationship | pt_PT |
dc.subject | Bond | pt_PT |
dc.subject | (Un)interest | pt_PT |
dc.subject | Success/failure | pt_PT |
dc.title | A escola pelos olhos dos alunos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1