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O pé diabético : a importância da auto e heteroeducação

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde
dc.contributor.advisorAmado, João Manuel da Costa
dc.contributor.advisorAlves, Paulo Jorge Pereira
dc.contributor.authorGomes, Maria Fernanda Marques
dc.date.accessioned2016-04-04T13:40:46Z
dc.date.available2016-04-04T13:40:46Z
dc.date.issued2015-08-07
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO auto e heteroeducação da pessoa com diabetes (e prestadores de cuidados), associada à teoria do empowerment (empoderamento/capacitação), é um dos meios mais importantes para controlar a Diabetes Melittus (DM) e evitar as complicações mais graves, como o pé diabético. A referida ação de educação visa a aquisição de conhecimentos e capacidades de modo a gerir a doença e mudar estilos de vida, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a sustentabilidade dos serviços de diabetologia no Serviço Nacional de Saúde. A investigação empírica agora realizada segue um paradigma essencialmente quantitativo, correspondendo a um estudo quasi-experimental com pré-teste e pós-teste, antecedidos de um teste piloto. A amostra é constituída por 132 pessoas (98 pessoas com diabetes mellitus e 34 prestadores de cuidados) que recorreram à consulta de diabetologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), sendo encaminhados para participar numa sessão educativa sobre os cuidados a ter com os pés. A seleção dos participantes foi obtida através de uma amostragem não probabilística, de conveniência, a quem se aplicou um formulário de autopreenchimento presencial (e de heteropreeenchimento, no caso de analfabetos), antes da realização da sessão educativa, e reaplicado, por telefone, um mês após essa sessão. Para aumentar a eficácia do estudo, foi utilizada a estratégia de rappel telefónico que surtiu efeito positivo. Os instrumentos de recolha de dados foram, pois, dois formulários (da pessoa com diabetes e do prestador de cuidados). Pretendeu-se avaliar o efeito de uma ação educativa (EPS) sobre os sujeitos da amostra, sendo a questão de investigação: As sessões educativas têm resultado positivo na autoeducação dos diabéticos e na heteroeducação dos prestadores de cuidados, no que concerne essencialmente ao pé diabético? O estudo decorreu entre o final do 1.º trimestre e o final do 3.º trimestre do ano de 2013 no Centro Hospitalar Baixo Vouga, E.P.E., no serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição.O nosso estudo vai de encontro aos vários estudos que comprovam que a abordagem centrada no empowerment, baseada na autodeterminação e autonomia apoiada, conduz a cuidados efetivos e à autogestão da doença, onde o conhecimento é essencial para o autocuidado na diabetes. Este estudo reforça, pois, a evidência de que a EPS se revela uma intervenção efetiva para o auto e heterocuidado da pessoa com diabetes e, consequentemente, para a sua qualidade de vida. Todavia, ao consultarmos 827 processos, verifica-se que muitos doentes ainda não são encaminhados para sessões de EPS, sendo necessária uma maior consciencialização acerca da importância destas para a sustentabilidade do SNS.pt_PT
dc.description.abstractSelf and heteroeducação of people with diabetes (and carers), associated with the empowerment theory, is one of the most important ways to control diabetes mellitus (DM) and avoid more serious complications, such as diabetic foot, which aims the acquisition of knowledge and skills to manage the disease and changing lifestyles, helping to improve the quality of life and the sustainability of diabetology services in the National Health Service. Empirical research follows an essentially quantitative paradigm, corresponding to a pre-experimental study with pre-test and post-test, preceded by a pilot test. The sample consists of 132 people (98 people with diabetes mellitus and 34 carers) who resorted to diabetology consultation of CHBV, and referred them to participate in an educational session on the care of the feet. This sample was obtained from a non-probability sample of convenience to whom they applied a face self-report form (and heteropreeenchimento, among the illiterate), prior to the learning session, and reapplied, by phone, one moth after this session. To increase the effectiveness of the study, we used the telephone rappel strategy that has had a positive effect. The data collection tools were therefore two forms (the person with diabetes and the care provider). It was intended to evaluate the effect of an educational share (EPS) on the subjects of the sample, and the research question: Educational sessions have positive result in the self-education of diabetics and heteroeducação of carers, regarding essentially the diabetic foot ? The study took place between the end of the 1st quarter and the end of the 3rd quarter of 2013 Year in Hospital Baixo Vouga, EPE, in the service of Endocrinology, Diabetes and Nutrition. Our study goes against various studies showing that the approach centered on empowerment, based on self-determination and supported autonomy leads to effective care and self-management of the disease, where knowledge is essential for self-care in diabetes. This study supports therefore the evidence shows that EPS is an effective intervention for self and hetero care and the person with diabetes and, consequently, their quality of life. However, consulting the 827 cases, it appears that many patients are not referred for EPS sessions. So, greater awareness is required about the importance of these sessions to the sustainability of the SNS.
dc.identifier.tid201491699
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19497
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDiabetes Mellituspt_PT
dc.subjectAuto e heterocuidadopt_PT
dc.subjectEducação para a saúdept_PT
dc.subjectEmpowermentpt_PT
dc.subjectPé diabéticopt_PT
dc.subjectPrestador de cuidadospt_PT
dc.subjectSelf Care
dc.subjectHealth education
dc.subjectDiabetic foot
dc.subjectCare provider
dc.titleO pé diabético : a importância da auto e heteroeducaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Feridas e Viabilidade Tecidular

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