Repository logo
 
Publication

O paradigma da mesa comum : educar para a solidariedade e partilha cristã : contributo da unidade letiva : A partilha do pão : do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 6º ano

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorVaranda, Maria Isabel Pereira
dc.contributor.authorCunha, Isabel Cristina Abreu
dc.date.accessioned2019-12-12T10:39:25Z
dc.date.available2019-12-12T10:39:25Z
dc.date.issued2019-10-14
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO ato de alimentar-se configura-se, desde o princípio da humanidade, como uma ação que vai além da simples mecânica física ou biológica, pautando-se por uma série de sentidos e rituais. Uma das características intrínsecas da alimentação humana é a comensalidade, isto é, o ato social de comer com outros. No entanto, a mesa pode assumirse tanto como lugar de encontro e partilha salutar, capaz de forjar e fortalecer laços sociais e interpessoais, como lugar de rutura e segregação, assente em distinções económicas, religiosas ou sociais. Pela lente do Novo Testamento, vemos Jesus Cristo edificar o paradigma da mesa comum, onde, à semelhança do Reino de Deus, todos têm lugar. Esse paradigma vê-se hoje especialmente ameaçado pelos desafios éticos e sociais que as desigualdades alimentares e a problemática ambiental representam. Nesse contexto, a Igreja e também a disciplina de EMRC têm o dever de propor continuamente novos caminhos e dinâmicas que eduquem para a vivência da solidariedade e da partilha cristã. É a partir do enquadramento enunciado, que se apresenta, neste trabalho, o contributo da unidade letiva A Partilha do Pão do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 6º ano de escolaridade com o intuito de despertar consciências para a urgência de habitar o mundo de forma mais sóbria, sustentável e fraterna.pt_PT
dc.description.abstractSince the beginning of the humanity, the act of feeding it is configurated as an action that goes beyond simple physical or biological mechanics, guided by a series of meanings and rituals. One of the intrinsic characteristics of human feeding is commensality, the social act of eating with others. However, table can be assummed as a place for meeting and healthy sharing, capable to forge and strengthen interpersonal and social ties, but also as a place of rupture and segregation, settled in economical, religious and social distinctions. Through the New Testament lens, we see the common table paradigm being built by Jesus Christ, where, like in the Kingdom of God, we all have a place. That paradigm is specially threatened today by ethical and social challenges that food inequalities and environmental problems represent. In this context, Church, and also EMRC school course, has the duty to continually propose new paths and dynamics that educate to the experience of solidarity and Christian sharing. It is through the mentioned framework that we present, in this work, the contribution of “The Sharing of the Bread” teaching unit, from the 6th grade Catholic Moral and Religious Education curriculum, in order to raise awareness to the urgency of inhabiting the world in a more sober, sustainable and fraternal way.pt_PT
dc.identifier.tid202302954pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28971
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlimentaçãopt_PT
dc.subjectComensalidadept_PT
dc.subjectMesapt_PT
dc.subjectSegregaçãopt_PT
dc.subjectDesigualdadespt_PT
dc.subjectSolidariedadept_PT
dc.subjectPartilhapt_PT
dc.subjectSobriedadept_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectFraternidadept_PT
dc.subjectFoodpt_PT
dc.subjectCommensalitypt_PT
dc.subjectTablept_PT
dc.subjectSegregationpt_PT
dc.subjectInequalitiespt_PT
dc.subjectSolidaritypt_PT
dc.subjectSharingpt_PT
dc.subjectSobrietypt_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.subjectFraternitypt_PT
dc.titleO paradigma da mesa comum : educar para a solidariedade e partilha cristã : contributo da unidade letiva : A partilha do pão : do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 6º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PES_ Isabel Cunha.pdf
Size:
14.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: