Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O paradigma da mesa comum : educar para a solidariedade e partilha cristã : contributo da unidade letiva : A partilha do pão : do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 6º ano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório PES_ Isabel Cunha.pdf14.84 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O ato de alimentar-se configura-se, desde o princípio da humanidade, como uma ação que vai além da simples mecânica física ou biológica, pautando-se por uma série de sentidos e rituais. Uma das características intrínsecas da alimentação humana é a comensalidade, isto é, o ato social de comer com outros. No entanto, a mesa pode assumirse tanto como lugar de encontro e partilha salutar, capaz de forjar e fortalecer laços sociais e interpessoais, como lugar de rutura e segregação, assente em distinções económicas, religiosas ou sociais. Pela lente do Novo Testamento, vemos Jesus Cristo edificar o paradigma da mesa comum, onde, à semelhança do Reino de Deus, todos têm lugar. Esse paradigma vê-se hoje especialmente ameaçado pelos desafios éticos e sociais que as desigualdades alimentares e a problemática ambiental representam. Nesse contexto, a Igreja e também a disciplina de EMRC têm o dever de propor continuamente novos caminhos e dinâmicas que eduquem para a vivência da solidariedade e da partilha cristã. É a partir do enquadramento enunciado, que se apresenta, neste trabalho, o contributo da unidade letiva A Partilha do Pão do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 6º ano de escolaridade com o intuito de despertar consciências para a urgência de habitar o mundo de forma mais sóbria, sustentável e fraterna.
Since the beginning of the humanity, the act of feeding it is configurated as an action that goes beyond simple physical or biological mechanics, guided by a series of meanings and rituals. One of the intrinsic characteristics of human feeding is commensality, the social act of eating with others. However, table can be assummed as a place for meeting and healthy sharing, capable to forge and strengthen interpersonal and social ties, but also as a place of rupture and segregation, settled in economical, religious and social distinctions. Through the New Testament lens, we see the common table paradigm being built by Jesus Christ, where, like in the Kingdom of God, we all have a place. That paradigm is specially threatened today by ethical and social challenges that food inequalities and environmental problems represent. In this context, Church, and also EMRC school course, has the duty to continually propose new paths and dynamics that educate to the experience of solidarity and Christian sharing. It is through the mentioned framework that we present, in this work, the contribution of “The Sharing of the Bread” teaching unit, from the 6th grade Catholic Moral and Religious Education curriculum, in order to raise awareness to the urgency of inhabiting the world in a more sober, sustainable and fraternal way.

Description

Keywords

Alimentação Comensalidade Mesa Segregação Desigualdades Solidariedade Partilha Sobriedade Sustentabilidade Fraternidade Food Commensality Table Segregation Inequalities Solidarity Sharing Sobriety Sustainability Fraternity

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue