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Estações de rádio enquanto marcas : estudo de caso do Grupo r/com

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
dc.contributor.advisorGanito, Carla
dc.contributor.authorSerra, Inês Nogueira
dc.date.accessioned2013-05-30T14:15:36Z
dc.date.available2013-05-30T14:15:36Z
dc.date.issued2012-09-27
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da gestão de marca no panorama radiofónico português, tendo como objeto de estudo o Grupo r/com e as respetivas marcas Renascença, RFM, Mega HITS e Rádio SIM. Procurámos analisar ferramentas relevantes para o meio das marcas de bens intangíveis, em função do nosso objeto de estudo, com o intuito de fomentar futuros estudos mais pormenorizados sobre como gerir e comunicar estações de rádio enquanto marcas. A análise tem como ponto de partida o estágio realizado na Direção de Marketing e Comunicação do Grupo r/com, onde foram observados os instrumentos de marketing e comunicação utilizados pelo Grupo, os quais procurámos enquadrar em bases teóricas articulando três temáticas: gestão estratégica de marcas de serviços, gestão estratégica de conteúdos media e teorias sobre as componentes do meio rádio. Concluímos que o Grupo r/com representa um caso de sucesso dentro do panorama radiofónico português, o qual demonstra uma base assente na gestão equilibrada e eficiente das suas estações de rádio enquanto marcas. Defendemos que uma estratégica baseada na comunicação de marketing funciona e integra-se no serviço radiofónico, paralelamente com uma gestão adequada dos recursos humanos, em especial dos animadores, bem como da relação com o ouvinte. Demonstrar as componentes necessárias à prestação de um bom serviço radiofónico, ainda que comercial e privado, tem mantido o Grupo r/com como líder de audiências enquanto grupo, ou seja, é o grupo que reúne as estações de rádio mais ouvidas. Revelar tais características num setor em constante evolução e mudança, consumido por ouvintes cada vez mais exigentes, confere ao Grupo r/com – na sua totalidade – um elevado nível de notoriedade e reputação, o qual explica a sua vantagem competitiva face às restantes entidades prestadoras de serviço radiofónico em Portugal.por
dc.description.abstractThe following essay aims to provide a new point of view in the field of radio brand management in Portugal. It has the Grupo r/com as the object of study which is formed by four radio brands: Renascença, RFM, Mega HITS and Rádio SIM. We centered our research on the finding of specific tools that we thought relevant to the subject of intangible goods, such as radio brands, in order to promote other studies on radio broadcasters as brands. This research was based on an internship at the Marketing and Communication Department of Grupo r/com. During this period our aim was to observe the marketing and communications tools used by the Group which afterwards we tried to articulate with the theoretical approach that we combined into three major themes: service management and branding, media management and branding and theories concerning radio and its elements. Our findings lead us to believe that the Grupo r/com represents a successful case among the Portuguese groups of radio broadcast since it demonstrated a balanced and efficient management of its radio channels as brands. According to this, we argue that a strategy based on a marketing communication combined with a well-organized human resources management centered in the radio DJ and its relationship with the audiences, reveals itself functional to the radio broadcasting service providers. Showing the necessary characteristics as a radio broadcasting service provider has kept the group and its brands in the top of the audiences rating, despite it being a commercial and private broadcaster. Keeping such performance in a context of constant shifts and evolution, consumed by demanding listeners, gives the Grupo r/com, in its totality, a high level of reputation as well as awareness which help to explain its competitive advantage in the current portuguese radio broadcast services market.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/10846
dc.language.isoporpor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectMarcaspor
dc.subjectGestão de serviçospor
dc.subjectGestão de media e Grupo r/compor
dc.subjectBrandspor
dc.subjectService brandingpor
dc.subjectMedia branding and Grupo r/compor
dc.titleEstações de rádio enquanto marcas : estudo de caso do Grupo r/compor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

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