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- Relatório de estágioPublication . Marques, Ana Isabel Rodrigues; Rabiais, IsabelO presente relatório é uma explanação, análise e reflexão das atividades desenvolvidas no âmbito do Curso de Mestrado de Natureza Profissional na área de Especialização Médico-Cirúrgica, que visou a aquisição de competências para o exercício profissional como Enfermeira Especialista. O estágio, constituído por três módulos, foi realizado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santarém, e no Serviço de Cirurgia da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, do Centro Hospitalar do Oeste Norte. O módulo I, relativo ao doente crítico em situação de urgência/emergência, foi-me creditado pelo conjunto de competências clínicas especializadas demonstradas ao longo do meu percurso profissional enquanto enfermeira de Cuidados Gerais. Para cada módulo foram traçados objetivos no Projeto inicial de estágio. No módulo II, relacionado com o estágio numa unidade de cuidados intensivos, teve como objetivo fundamental desenvolver competências científicas e relacionais na área da prestação de cuidados de enfermagem ao doente crítico submetido a ventilação mecânica e sua família;aprofundar conhecimentos sobre parâmetros de monitorização invasiva e as técnicas dialíticas utilizadas na Unidade. Relativamente ao módulo III, o opcional, elaborei e implementei um Projeto no âmbito da preparação para o regresso a casa, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados a doentes com necessidades especiais no domicílio. As atividades desenvolvidas permitiram o aprofundar e relacionar, no contexto prático, os conhecimentos adquiridos ao longo do período teórico e consolidar competências nos domínios da prática profissional, ética e legal, relativamente ao cuidar de enfermagem ao doente crítico.
- RelatórioPublication . Caldas, Patrícia de Melo; Rabiais, IsabelO presente “relatório de estágio” contextua-se na área de especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica, do Curso de Mestrado em Enfermagem, do Instituto Superior Politécnico de Ciências da Saúde, da Universidade Católica de Lisboa. Recorrendo à metodologia descritiva, reflexiva e analítica, focaliza-se nos estágios efetuados na área de especialização, que prosseguiram a conclusão da componente curricular teórica deste ciclo de estudos. Para a efetivação destes estágios, elegi como instituição, o Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE, especificamente o hospital São José, onde tiveram lugar os Módulos I e II, Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos/Intermédios, respetivamente, e o hospital Santa Marta, onde decorreu o Módulo III - Prevenção e Controlo de Infeção Hospitalar. A explanação de todo o percurso de aprendizagem e de desenvolvimento/aquisição de competências, tomou como referencial dar a conhecer a experiência vivenciada em cada um dos contextos da prática clínica baseada nos objetivos delineados para cada módulo de estágio, tendo em vista a assistência de enfermagem, diferenciada, voltada para o cliente crítico/família. Avalio que, o contexto da prática clínica especializada assume um papel preponderante na incorporação e valorização da experiencia profissional desenvolvida, consagrando, sobretudo, maior competência e mais competência cientifica, técnica e humana para prestar, além de cuidados gerais, cuidados de enfermagem especializados.
- Ludificação : o futuro do trabalho será um jogo? Reflexão sobre o trabalho no século XXI a partir de casos de plataformas de recrutamento e seleção de jovensPublication . Costa, Raquel Luísa Pinheiro de Almeida Fernandes da; Ganito, CarlaUma nova geração está neste momento a entrar no mercado de trabalho através de processos de recrutamento e seleção ludificados, isto é, através de mecânicas que imitam a motivação intrínseca provocada pelos jogos de vídeo. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre este fenómeno recente, argumentando que o jogo poderá conter algumas das características que faltavam no trabalho para aumentar as preciosas produtividade e motivação dos trabalhadores. Apresentando este trabalho três exemplos de plataformas de recrutamento e seleção online com recurso a métodos e processos ludificados, um internacional e dois nacionais, apenas um deles foi exposto como estudo de caso, que foi o da Rede Contacto (Grupo Sonae). A observação externa e comparação destas três plataformas permitiu mostrar, por um lado, os traços comuns a todas elas e, por outro, que este é um fenómeno recente e global. A metodologia incluiu ainda entrevistas aos responsáveis por estas plataformas e um questionário online divulgado através da newsletter da Rede Contacto e dos gabinetes de saídas profissionais e comunicação das principais Faculdades do país nas áreas de interesse da Rede Contacto (Economia, Gestão, Engenharias, Comunicação, etc.). A principal conclusão desta investigação prende-se com a desmistificação formal de algumas ideias preconcebidas, como a de que jogo e trabalho são polos opostos da vida em sociedade (prazer vs. trabalho) e não se devem confundir. Na verdade, as indicações que recebemos das respostas ao nosso questionário e entrevistas vão precisamente no sentido contrário, ou seja, que tanto os colaboradores como as organizações estão em sintonia quando consideram que existem vários pontos de contacto entre um e o outro. Por outro lado, atendendo ao elevado número de plataformas online de recrutamento de jovens com recurso a processos de ludificação, podemos concluir que estas são uma aposta recente das organizações, que tentam responder à necessidade que os jovens revelam de estímulos intelectuais e sensoriais mais complexos e interativos. Concluímos que, em grande parte, a ludificação no recrutamento e seleção é, sobretudo, um investimento na imagem e comunicação das organizações.
- A EMRC e o diálogo cultura-fé como um contributo significativo de (re)leitura existencial e social no ato educativo : um estudo de caso sobre a representação da EMRC na escola básica nº 2 Prof. Pedro d'Orey da Cunha : relatório final da prática de ensino supervisionadaPublication . Graça, João Paulo Pereira da; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá; Garcia Ambrosio, Juan Francisco
- A espíritualidade presbiteral nas intervenções do Papa Bento XVI, por ocasião do ano sacerdotal e na Pastores Dabo VobisPublication . Carlos, Manuel de Fátima Dias; Lamelas, Isidro Pereira
- Estações de rádio enquanto marcas : estudo de caso do Grupo r/comPublication . Serra, Inês Nogueira; Ganito, CarlaO presente relatório pretende dar um contributo para a compreensão da gestão de marca no panorama radiofónico português, tendo como objeto de estudo o Grupo r/com e as respetivas marcas Renascença, RFM, Mega HITS e Rádio SIM. Procurámos analisar ferramentas relevantes para o meio das marcas de bens intangíveis, em função do nosso objeto de estudo, com o intuito de fomentar futuros estudos mais pormenorizados sobre como gerir e comunicar estações de rádio enquanto marcas. A análise tem como ponto de partida o estágio realizado na Direção de Marketing e Comunicação do Grupo r/com, onde foram observados os instrumentos de marketing e comunicação utilizados pelo Grupo, os quais procurámos enquadrar em bases teóricas articulando três temáticas: gestão estratégica de marcas de serviços, gestão estratégica de conteúdos media e teorias sobre as componentes do meio rádio. Concluímos que o Grupo r/com representa um caso de sucesso dentro do panorama radiofónico português, o qual demonstra uma base assente na gestão equilibrada e eficiente das suas estações de rádio enquanto marcas. Defendemos que uma estratégica baseada na comunicação de marketing funciona e integra-se no serviço radiofónico, paralelamente com uma gestão adequada dos recursos humanos, em especial dos animadores, bem como da relação com o ouvinte. Demonstrar as componentes necessárias à prestação de um bom serviço radiofónico, ainda que comercial e privado, tem mantido o Grupo r/com como líder de audiências enquanto grupo, ou seja, é o grupo que reúne as estações de rádio mais ouvidas. Revelar tais características num setor em constante evolução e mudança, consumido por ouvintes cada vez mais exigentes, confere ao Grupo r/com – na sua totalidade – um elevado nível de notoriedade e reputação, o qual explica a sua vantagem competitiva face às restantes entidades prestadoras de serviço radiofónico em Portugal.
- A influência da autoestima, das competências emocionais e dos comportamentos de saúde no bem-estar psicológico do adolescentePublication . Fernandes, Marlene Alice Machado; Costa, EleonoraA procura do bem-estar é o motor do desenvolvimento humano e não se restringe a momentos pontuais da vida do indivíduo, mas sim a aspetos globais de satisfação com a vida. O objetivo deste estudo consiste em verificar em que medida a autoestima, as competências emocionais e os comportamentos de saúde contribuem para o bem-estar psicológico dos adolescentes. Trata-se de um estudo observacional-descritivo, com recurso a uma amostra de 205 adolescentes, estudantes do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, de ambos os sexos. Os dados foram recolhidos numa escola secundária do distrito do Porto, através da aplicação dos seguintes instrumentos de autopreenchimento: Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes – EBEP (Fernandes, 2007); Escala de Autoestima de Rosenberg (Santos, 2003); Questionário de Comportamentos de Saúde (Ribeiro, 1993); Questionário de Competência Emocional (Faria & Lima Santos, 2005) e Questionário Sociodemográfico. Os resultados obtidos reforçam a noção da importância das variáveis psicológicas e comportamentais no bem-estar psicológico do adolescente, e em contra partida as variáveis sociodemográficas não explicam de forma significativa os níveis de bem-estar psicológico. Verificou-se que a autoestima é o melhor preditor do bem-estar psicológico, não obstante, as restantes variáveis também possuem uma relação positiva com o bem-estar psicológico do adolescente, sendo os comportamentos de saúde a variável que menor preponderância exerce no bem-estar psicológico. Quanto às variáveis sociodemográficas, verificou-se que o nível socioeconómico dos adolescentes não exerce influência significativa no seu bem-estar psicológico, bem como nas restantes varáveis psicológicas em estudo. Já na variável sexo, obtém-se diferenças significativas apenas ao nível da autoestima e dos comportamentos de saúde dos adolescentes.
- O despertar de Thomas Merton para a espiritualidade oriental : o contacto de um cristão com a sabedoria espiritual do oriente budistaPublication . Barbosa, Pedro Guilherme Linhares; Stilwell, Peter
- A sociedade dos ecrãs : entre ver e ser vistoPublication . Almeida, Hugo Picado de; Ilharco, FernandoOs ecrãs estão hoje por toda a parte. No nosso dia-a-dia encontramo-nos cada vez mais diante deles, e as previsões parecem apontar para a intensificação da tendência. Se a nossa vida está hoje eminentemente dentro do ecrã, por ele recebendo informação e acedendo ao outro e ao mundo, através dele construindo narrativas e a própria mundividência, devemos considerar que essa relação, tendencialmente permanente e ubíqua, influirá sobre as configurações da sociedade, modelando comportamentos e relações interpessoais. Para discutir e caracterizar os esquemas de controlo e vigilância possibilitados pela rede de ecrãs, propomos reflectir acerca das sociedades disciplinares, através de Foucault, das sociedades de controlo, com Deleuze, e dos seus contributos para pensar a actual sociedade ocidental, que identificamos como ecranizada. Neste âmbito, revisitamos o conceito de panóptico, de Jeremy Bentham, identificando a sua existência hoje enquanto panóptico digital, e dialogando com abordagens próximas, de autores contemporâneos, nomeadamente Ganascia e Mann, através das noções de sousveillance e catopticon, inversos da vigilância e do panóptico na sua acepção tradicional. A nossa perspectiva, porém, distingue-se no posicionamento em relação ao fenómeno, identificando o poder pela vigilância como algo que circula, disseminado por todo o tecido social, operando-se em todas as direcções e em simultâneo, a partir do momento em que todos os indivíduos integram de forma alargada a rede, manejando os seus ecrãs individuais e sendo convocados noutros. Através da análise de literatura de autores das teorias da comunicação, filosofia e sociologia, clássicos e contemporâneos, e, num segundo momento, através de entrevistas realizadas a utilizadores comuns de ecrãs e especialistas que com eles lidem, procuramos demonstrar a complexa e performativa relação entre os indivíduos e os ecrãs, e como estes segundos podem influir sobre a vida dos primeiros. Assinalando a necessidade de conhecer uma (hiper)realidade que hoje parece submergir os indivíduos, é nosso objectivo contribuir para futuras investigações na área, oferecendo um prisma pelo qual nos parece legítimo e útil abordar o fenómeno, numa sociedade crescentemente preocupada com a segurança e com a circulação da informação, e onde, cada vez mais, ver parece implicar ser visto.
- Hipertensão : saúde e alimentaçãoPublication . Martins, Ana Daniela Correia; Resende, AnaA hipertensão é um problema de saúde pública tanto a nível nacional como mundial, sendo este o tema abordado no primeiro módulo que se realizou na Unidade de Saúde Familiar Conde de Oeiras (USFCO), onde se efectuou um diagnóstico de situação aos utentes hipertensos desta unidade. A temática da hipertensão vai de encontro às necessidades sentidas pela equipa, a qual, pelo facto de ter sido criada há cerca de um ano, referia que estes utentes estavam pouco estudados. Isto, aliado ao facto de a hipertensão ser um dos principais factores de risco de doenças cardiovasculares e a principal causa de morbilidade, invalidez e morte em Portugal, justifica a pertinência desta problemática (Marques da Silva, 2008). Dos vários resultados obtidos com o diagnóstico de situação, definiu-se como prioritária a questão da alimentação, nomeadamente o consumo de sal e gorduras saturadas e a aprendizagem da leitura de rótulos de produtos alimentares. Neste sentido, no segundo módulo implementou-se um projecto de intervenção que se denominou “Coma com HiperAtensão”, actuando aos três níveis de prevenção. Este projecto foi alargado à comunidade através do estabelecimento de uma parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Saúdar (UCC Saúdar), promovendo a capacitação dos utentes sobre os alimentos que ingerem. O terceiro módulo, de vertente opcional, decorreu na UCC Saúdar, efectuando-se uma análise reflexiva das áreas de intervenção percorridas. Aliada a esta reflexão, estabeleceu-se uma parceria com a Unidade de Saúde Familiar São Julião (USFSJ) colaborando na implementação de um projecto, no sentido de conhecer a percepção dos utentes não utilizadores desta unidade a fim de promover a satisfação dos mesmos, sendo esta um padrão de qualidade da Ordem dos Enfermeiros (OE). Ambos os projectos desenvolvidos contribuem para as respectivas unidades promoverem cuidados de enfermagem com maior abrangência e qualidade.