Repository logo
 
Publication

Reflexão ético-teológica sobre a fome no mundo e distribuição dos bens : análise da unidade letiva 3 do 6.º ano de escolaridade : A Partilha do Pão

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, José Manuel Pereira de
dc.contributor.advisorCarvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá
dc.contributor.authorFontes, Duarte João Fontes Rosado de
dc.date.accessioned2022-12-20T11:56:37Z
dc.date.available2022-12-20T11:56:37Z
dc.date.issued2022-11-08
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas, na especialização em Educação Moral e Religiosa Católica, tem como propósito refletir sobre a forma como a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica poderá contribuir para a promoção de atitudes de fraternidade e de solidariedade, perante um problema tão antigo e tão novo como é o caso fome e da injusta distribuição dos bens. Realizada a pesquisa documental sobre a repartição dos bens numa ótica cristã e o agir cristão diante da fome, foi-se desenvolvendo um projeto baseado na Pedagogia do Serviço que permita aos alunos aprenderem, refletirem e servirem um problema social: a fome; ao mesmo tempo estarem mais disponíveis e mais sensíveis para a construção da fraternidade, da solidariedade, da partilha e da justiça.pt_PT
dc.description.abstractThe present Final Report of Supervised Teaching Practice, elaborated in the scope of the Master´s Degree in Religious Sciences - specialization in Catholic Moral and Religious Education, aims to reflect on how the discipline of Catholic Moral and Religious Education can contribute to the promotion of attitudes of fraternity and solidarity, in the face of a problem as old and as new as hunger and the unjust distribution of resources. Once the documentary research on the distribution of goods in a Christian perspective and Christian action in the face of hunger was done, a project based on the Pedagogy of Service was developed to allow the students to learn, reflect and serve a social problem: hunger; at the same time to be more available and more sensitive to the construction of fraternity, solidarity, sharing and justice.pt_PT
dc.identifier.tid203120744pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39595
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDoutrina Social da Igrejapt_PT
dc.subjectEducação Moral e Religiosa Católicapt_PT
dc.subjectFomept_PT
dc.subjectPartilhapt_PT
dc.subjectAprendizagem pelo serviçopt_PT
dc.subjectSocial Teaching of the Churchpt_PT
dc.subjectCatholic Moral and Religious Educationpt_PT
dc.subjectHungerpt_PT
dc.subjectSharingpt_PT
dc.subjectLearning through servicept_PT
dc.titleReflexão ético-teológica sobre a fome no mundo e distribuição dos bens : análise da unidade letiva 3 do 6.º ano de escolaridade : A Partilha do Pãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203120744.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203120744.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: