Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Voluntariado como oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e cívico : um estudo com estudantes do ensino superior da UCP

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203348753.pdf1.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O percurso dos estudantes no Ensino Superior (ES) é um lugar de aprendizagem e formação académica de qualidade e excelência que deve ser acompanhado por uma formação pessoal, social e cívica. Um estudante universitário está exposto a novos desafios e stress, importantes para o seu desenvolvimento. As exigências do ES revelam-se positivas ao nível do desenvolvimento psicossocial, emocional, de autonomia, identidade e integral. Partindo deste enquadramento, este estudo visou analisar as perceções dos estudantes voluntários da Universidade Católica Portuguesa sobre a sua experiência de voluntariado e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas. Segundo uma metodologia mista, foram auscultados 98 estudantes-voluntários através da aplicação, online, de um questionário, adaptado para este efeito. Este incluiu 3 secções: “Caracterização do Voluntário e da Experiência de Voluntariado” e “Desenvolvimento De Competências Pessoais, Sociais e Cívicas”. Esta última inclui o Questionário de Atitudes e Competências Cívicas (CASQ - Civic Attitudes and Skills Questionnaire). Os dados quantitativos foram analisados por meio do software IBM SPSS (versão 28), para realização de análises descritivas e inferenciais; os dados qualitativos foram analisados por meio do software MAXQDA, para realização da análise temática. Considerando os dados, o impacto da participação em atividades de voluntariado é percebido pelos participantes como muito relevante em termos do seu desenvolvimento global. Tanto os dados qualitativos como quantitativos salientaram as competências as competências interpessoais e de resolução de problemas e o empoderamento pessoal como as mais evidenciadas pelos estudantes. Os resultados reforçam a importância de proporcionar estas experiências de voluntariado no contexto do Ensino Superior, de forma a promover currículos alargados e formar estudantes para além dos objetivos académicos.
The journey of students in Higher Education (HE) is a place of high-quality academic learning and formation that should be accompanied by personal, social, and civic education. A university student is exposed to new challenges and stress, which are important for their development. The demands of HE reveals positive outcomes in terms of psychosocial, emotional, autonomy, identity, and holistic development. Based on this framework, this study aimed to analyze the perceptions of volunteer students from the Universidade Católica Portuguesa regarding their volunteering experience and the development of personal, social, and civic skills. Using a mixed methodology, 98 volunteer students were surveyed through an online questionnaire adapted for this purpose. It included three sections: "Volunteer and Volunteering Experience Characterization" and "Development of Personal, Social, and Civic Skills." The latter section included the Civic Attitudes and Skills Questionnaire (CASQ). Quantitative data were analyzed using IBM SPSS software (version 28) for descriptive and inferential analyses, while qualitative data were analyzed using MAXQDA software for thematic analysis. Considering the data, the impact of participating in volunteering activities is perceived by participants as highly relevant to their overall development. Both qualitative and quantitative data emphasized interpersonal skills, problem-solving skills, and personal empowerment as the most highlighted by the students. The results reinforce the importance of providing these volunteering experiences in the context of Higher Education to promote comprehensive curricula and to educate students beyond academic objectives.

Description

Keywords

Voluntariado Ensino superior Competências pessoais Competências sociais Competências cívicas Volunteering Higher education Personal skills Social skills Civic skills

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue