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Advisor(s)
Abstract(s)
Every second consumers are exposed to an enormous amount of information on social media channels, requiring for brand’s message to stand out from the rest of content that reaches their target audience. Therefore, it is necessary to understand the identity that better reflects the brand’s strategy to effectively target the audience and achieve a performance improvement.
This dissertation examined different Facebook’s Content strategies that Compal and Super Bock use to engage with Millennials and identified the Brand’s Personality.
To this end, secondary data was collected from each of the two brands Facebook pages, in which 100 posts were assessed, being collected the number of interactions and evaluated the Personality of each brand’s post based on the Aaker's (1997) Dimensions of Brand Personality framework. The analysis was made through Kruskal-Wallis H Test and descriptive analysis, using SPSS.
Results have shown that Super Bock leads to a higher Engagement Rate, through it’s Exciting and Sincere Personality that is portrayed through a Facebook’s Content Strategy focused on momentary content and incentive for the audience to participate in the brand’s messages.
Overall, the findings of this dissertation may help companies to understand the impact of the Brand’s Personality on its Facebook’s Content Strategy and which Personality, aligned with the Content Strategy, leads to a higher Engagement Rate.
Diariamente milhares de consumidores são expostos a uma vasta quantidade de informação partilhada nas redes sociais, criando assim, a necessidade das marcas se destacarem do restante conteúdo partilhado, direcionado ao seu público-alvo. Assim, torna-se essencial perceber a identidade que melhor define a estratégia da marca, para que deste modo seja possível alcançar efetivamente a audiência e melhorar o desempenho da marca. A presente dissertação examinou as diferentes Estratégias de Conteúdo utilizadas pela Compal e Super Bock no Facebbok, identificando a Personalidade das marcas e o seu impacto nos índices de compromisso. Por conseguinte, foram recolhidos dados secundários das páginas de Facebook onde foi feita uma análise detalhada a 100 publicações de cada uma referentes marcas. Posteriormente, foi feita um cálculo das suas interações e uma avaliação da sua personalidade, com base na proposta de Dimensões da Personalidade da Marca desenvolvida por Aaker (1997). A análise foi realizada por meio de Kruskal-Wallis H Testes e de uma Análise Descritiva, através do SPSS. Os resultados identificaram a Super Bock como a marca que resulta num maior índice de compromisso. Consequentemente, verificou-se uma Excitante e Sincera Personalidade retratada no decorrer de uma estratégia focada num conteúdo momentâneo, e incentivo para que a audiência participe nas mensagens da marca. De uma forma geral, os resultados deste estudo podem ajudar as empresas a perceber o impacto que a personalidade da marca tem na estratégia de conteúdo do Facebook e qual a personalidade, alinhada com a estratégia da marca, que proporciona um maior índice de comprometimento.
Diariamente milhares de consumidores são expostos a uma vasta quantidade de informação partilhada nas redes sociais, criando assim, a necessidade das marcas se destacarem do restante conteúdo partilhado, direcionado ao seu público-alvo. Assim, torna-se essencial perceber a identidade que melhor define a estratégia da marca, para que deste modo seja possível alcançar efetivamente a audiência e melhorar o desempenho da marca. A presente dissertação examinou as diferentes Estratégias de Conteúdo utilizadas pela Compal e Super Bock no Facebbok, identificando a Personalidade das marcas e o seu impacto nos índices de compromisso. Por conseguinte, foram recolhidos dados secundários das páginas de Facebook onde foi feita uma análise detalhada a 100 publicações de cada uma referentes marcas. Posteriormente, foi feita um cálculo das suas interações e uma avaliação da sua personalidade, com base na proposta de Dimensões da Personalidade da Marca desenvolvida por Aaker (1997). A análise foi realizada por meio de Kruskal-Wallis H Testes e de uma Análise Descritiva, através do SPSS. Os resultados identificaram a Super Bock como a marca que resulta num maior índice de compromisso. Consequentemente, verificou-se uma Excitante e Sincera Personalidade retratada no decorrer de uma estratégia focada num conteúdo momentâneo, e incentivo para que a audiência participe nas mensagens da marca. De uma forma geral, os resultados deste estudo podem ajudar as empresas a perceber o impacto que a personalidade da marca tem na estratégia de conteúdo do Facebook e qual a personalidade, alinhada com a estratégia da marca, que proporciona um maior índice de comprometimento.
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Keywords
Brand personality Compal Content strategy Facebook Engagement Super Bock Compromisso Estratégia de conteúdo Personalidade da marca