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Modelos de gestão cultural : avaliação do impacto no funcionamento das instituições e equipamentos culturais
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Álvaro | |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Margarida | |
dc.contributor.author | Mendinhos, Leonor da Silva | |
dc.date.accessioned | 2014-11-27T11:50:16Z | |
dc.date.available | 2014-11-27T11:50:16Z | |
dc.date.issued | 2012-09-03 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | Numa altura em que as questões relacionadas com as indústrias culturais e criativas começam a ser analisadas no panorama cultural e económico português e em que já se identifica o valor económico destas para o país, torna-se permente colmatar a falta de estudos académicos sobre estes assuntos. Neste âmbito, o estudo das instituições culturais portuguesas e dos seus modelos de gestão faz todo o sentido. Este estudo visa dar um contributo para a melhoria do conhecimento da realidade portuguesa, ainda alvo de pouca investigação e pesquisa. O objeto de estudo incidiu sobre três instituições culturais de renome local e nacional, com enquadramentos legais e dimensões bastante diferentes e que de algum modo representam as instituições culturais em Portugal. As instituições em causa foram a Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, a EGEAC - Empresa (municipal) Gestora de Equipamentos e Animação Cultural e a Fábrica de Braço de Prata – Sociedade Unipessoal. Além destas instituições, tivemos a colaboração de Francisco Sassetti, programador no Centro Cultural de Belém. Os instrumentos de investigação utilizados foram entrevistas semidirigidas e um inquérito por questionário. As primeiras foram aplicadas aos Administradores/Diretores/Assessores das instituições e o inquérito aplicado a uma amostra de público indiferenciado, visando conhecer os seus hábitos culturais e conhecimento/relacionamento com instituições culturais. As conclusões do estudo apontam para o facto de o carácter público ou privado da instituição ser marcante na gestão e funcionamento da mesma e referem os domínios em que essa influência se verifica. Relativamente aos modelos de gestão, concluiu-se que o Modelo de Sistema Aberto (Open System Model) é o que mais se aplica nas instituições estudadas, uma vez que todas elas têm em conta os inputs do público, dos mecenas, dos trabalhadores e os inputs externos, económicos, políticos, legal, cultural e social, demográfico e tecnológico e educacional. Relativamente ao público é importante dizer que os resultados indicam que os utilizadores de equipamentos culturais têm alguma perceção sobre o modo de gestão dos mesmos, estão atentos ao tipo de financiamento que este auferem e são sensíveis às atividades dos serviços educativos apresentados pelas instituições. É também relevante a crescente profissionalização na área da gestão cultural que existe por parte dos trabalhadores e gestores das instituições em estudo, deixando para trás, no caso das organizações de maior dimensão, a ideia do artista-gestor. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/15778 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.title | Modelos de gestão cultural : avaliação do impacto no funcionamento das instituições e equipamentos culturais | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas |