Repository logo
 
Publication

O processo de integração de um jardim de infância autárquico num agrupamento de escolas TEIP : imagens, rostos e identidades

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAlves, José Matias
dc.contributor.advisorAmorim, José Pedro de Melo Rosa
dc.contributor.authorSantos, Maria Clara de Almeida Matos dos
dc.date.accessioned2014-12-16T15:23:16Z
dc.date.available2014-12-16T15:23:16Z
dc.date.issued2014-01-21
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente Relatório tem como objeto de estudo a análise, interpretação e reflexão sobre o processo de integração de um jardim de infância autárquico num agrupamento de escolas de um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Através do recurso a diferentes modelos, teorias e imagens organizacionais, procura-se explicitar o comportamento da instituição e dos fenómenos de ajustamento e mudança desenvolvidos no seu interior, bem como os processos organizacionais de construção, reconstrução e articulação da ação dos agentes educativos. Da análise efetuada sobre as imagens organizacionais de escola presentes nos diferentes contextos, uma autarquia e um Território Educativo TEIP, pretende-se de algum modo verificar de que forma a existência de diferentes imagens e modelos se refletiu na organização da instituição. As escolas devem orientar a sua ação no sentido de um trabalho cooperativo e de equipa, da prestação dos melhores serviços às crianças e famílias, da exigência de qualidade, assentes em processos reflexivos e articulados com a sua missão educativa. A influência das pressões internas e externas exercidas no jardim de infância por dois modelos de gestão diferenciados, uma autarquia e um TEIP, nem sempre são consentâneas com estas indispensabilidades, o que obriga os atores educativos a uma postura de maior consciencialização sobre os desafios que as dinâmicas educativas exigem. É com base numa abordagem metodológica de teor qualitativo, centrada na narrativa autobiográfica que se realiza esta reflexão.por
dc.description.abstractThis report has as object of study and analysis, the process of integration of a local kindergarten in a Educational Priority Intervention Territory school cluster. Through the means to different models, theories and organizational images, one’s searches to explain the institution behaviour and the adjustment phenomena and change developed in its interior as well as the organizational process of construction, reconstruction and the connection proceedings with the educational players. From the carried out analysis about school’s organizational images seen in the different contexts, a council and a Educational Territory TEIP, one intends somewhat to verify in what way the existence of different images and organizational models has been shown in the organization of the institution. The educational organizations must have the ability to guide its action in the sense of developing a cooperative and team work, providing the best services to children and families, to meet the requirements of quality, to be based on reflexive and joint procedures with its educational mission. The influence of internal and external pressures exerted on the kindergarten by two distinct models of management, a council and a TEIP, not always are in accordance with these indispensability which forces the educational players to an attitude of greater awareness over the challenges demanded by the educational dynamics. It’s on the grounds of a methodological approach of qualitative nature, focused on the autobiographical narrative that takes place this reflection.por
dc.identifier.tid201498626
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15988
dc.language.isoporpor
dc.subjectJardim de infânciapor
dc.subjectImagens organizacionaispor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectMudançapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectKindergartenpor
dc.subjectOrganizational imagespor
dc.subjectManagementpor
dc.subjectChangepor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectLearningpor
dc.titleO processo de integração de um jardim de infância autárquico num agrupamento de escolas TEIP : imagens, rostos e identidadespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201498626.pdf
Size:
931.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: