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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação centra-se no desenvolvimento do projecto "Machine Echoes - Pirâmide
Sound Sculpture", que na sua essência consiste na criação de uma instalação sonora interativa,
constituida por uma escultura sonora, denominada "Pirâmide", que é controlada através de
mecanismos ligados a um computador. Este estudo aborda a interatividade enquanto factor
presente na arte, centrando-a no universo das instalações, onde estão presentes as esculturas
sonoras. Importa ainda perceber como o público reage às instalações e aos objetos que a
constituem. Dentro deste tópico, pertende-se abordar a melhor forma de fazer chegar a
mensagem ao público e permitir que este interaja intuitivamente, sem qualquer dificuldade.
Interessa também perceber de que modo se podem reunir vários universos artísticos, como o
design de produto, design de som, design interativo e design de instalações e fundí-los numa
obra final. Nesta solução, convém ter em conta factores como a estética visual e sonora das
peças, o funcionamento interativo, a narrativa e o objetivo da instalação. O público, para além
de ter um papel contemplativo na instalação, acaba também por interagir com a mesma de
forma indirecta, visto que são os seus movimentos e deslocações aleatórios, que criam todo o
efeito interativo e a composição sonora final. Aqui o público assume um papel duplo,
ganhando assim uma nova função, deixa de ser apenas o observador e passa a fazer parte dos
constituintes da obra, sendo que o resultado final da obra depende deste.