Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.14 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação de ciência ainda se encontra a ser estudada na procura de modelos mais
eficazes que consigam estabelecer a ponte entre os cientistas e o público não especializado.
Na procura deste modelo, surge a intersecção das indústrias criativas como potencializadoras
da comunicação de ciência. Durante este estudo, optou-se por focar o caso das infografias
como uma possível solução para melhorar a eficácia da comunicação dos projectos ou dados
que provêm de investigação e desenvolvimento.
Após a consulta de vários estudos que apontavam para um bom resultado das
infografias como forma de comunicar ciência, desenvolveu-se um estudo de caso através da
realização de inquéritos cujo objectivo era comparar a eficácia da infografia e do texto nessa
mesma comunicação.
Os resultados obtidos não foram de encontro aos estudos teóricos consultados, pelo que
se concluiu ser necessário fazer mais testes a fim de compreender a eficácia das infografias
neste âmbito. Devido a limitações da amostra, do próprio inquérito e dos resultados obtidos
que não demonstravam claras tendências, não se pode generalizar os dados alcançados e
afirmar que os estudos teóricos não se confirmam na prática. Não obstante foi possível
levantar a dúvida e propor outras formas de testar a eficácia das infografias, a fim de
comprovar ou não aquilo que se afirma nos estudos consultados..
Description
Keywords
Comunicação de ciência Visualização de informação Infografia Visualização de conhecimento