Browsing by Issue Date, starting with "2013-10-25"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Práticas sociopedagógicas na cooperação para o desenvolvimento : participação e capacitaçãoPublication . Couto, Filipe José Alves do; Baptista, IsabelAs atividades que privilegiam a capacitação e a participação dos atores locais em projetos de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente em países do Sul, desempenham um papel decisivo na mudança social desejada. Sobretudo quando são equacionadas como práticas sociopedagógicas. Isto é, quando surgem enquadradas articuladamente pela educação e pela solidariedade social. Elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação/Pedagogia Social e tendo por base a análise reflexiva do nosso percurso profissional, designadamente em projetos de cooperação internacional, este trabalho procurou evidenciar uma visão comprometida com a ação centrada no próximo, enquanto sujeito de alteridade reconhecido como ator principal do seu próprio desenvolvimento e da sua comunidade.
- The impact of co-creation in design thinking for social innovation : the case of OpenIdeoPublication . Araújo, António Pedro Fernandes; Morais, RicardoInnovation as a tool for creating value for companies stands as the first goal for managers in this competitive world we live today. Design Thinking (DT) has brought the attention of both academics and practitioners as a powerful methodology to connect with human needs and behaviour. The growing awareness of confronting and answering to social world problems has also positioned DT as influential instrument to grow and allowing social innovation (SI) to emerge. Co-creation (CC) transformed the social system that organizations and consumers interacted. Today, institutions promote experiences that better suits the needs of the individuals, with the goal of producing better products and services. Co-design (CD) refers to the methodology of applying co-creation techniques to the DT. It adds value to this innovation process as it enforces the idea of experience between the users/producers. Relevant to this phenomenon, is Internet. It has shaped the large community of users as individuals worried with the difficulties world faces nowadays. This community creates new meanings everyday and introduced the notion that we as humans can design artefacts collectively. This research investigates the committed role of a specific online platform to form a community to solve world challenges, by the implementation of a design thinking methodology. The mission of this dissertation is to understand what occurs when a group of individuals co-create for social innovation, and what can we learn from this interaction.
- O papel da infografia na compreensão da investigação e desenvolvimentoPublication . Ferreira, Nina Maria Castro P. de Melo; Sá, CristinaA comunicação de ciência ainda se encontra a ser estudada na procura de modelos mais eficazes que consigam estabelecer a ponte entre os cientistas e o público não especializado. Na procura deste modelo, surge a intersecção das indústrias criativas como potencializadoras da comunicação de ciência. Durante este estudo, optou-se por focar o caso das infografias como uma possível solução para melhorar a eficácia da comunicação dos projectos ou dados que provêm de investigação e desenvolvimento. Após a consulta de vários estudos que apontavam para um bom resultado das infografias como forma de comunicar ciência, desenvolveu-se um estudo de caso através da realização de inquéritos cujo objectivo era comparar a eficácia da infografia e do texto nessa mesma comunicação. Os resultados obtidos não foram de encontro aos estudos teóricos consultados, pelo que se concluiu ser necessário fazer mais testes a fim de compreender a eficácia das infografias neste âmbito. Devido a limitações da amostra, do próprio inquérito e dos resultados obtidos que não demonstravam claras tendências, não se pode generalizar os dados alcançados e afirmar que os estudos teóricos não se confirmam na prática. Não obstante foi possível levantar a dúvida e propor outras formas de testar a eficácia das infografias, a fim de comprovar ou não aquilo que se afirma nos estudos consultados..
- ActualSales : the online advertising pricing models and the success of an Online AgencyPublication . Gabriel, Patrícia Ferreira; Celeste, PedroGiven the amazing grow of Internet Marketing both, advertisers and agencies have more opportunities than ever. One of these agencies is ActualSales, a Portuguese performance-based online agency founded in 2006. As their commitment is to deliver potential leads and reduce advertisers’ risk, they are paid based on a success-fee, i.e., Cost per Lead. But it all started with the Cost per Acquisition model. Completely focus on delivering results and optimizing advertisers’ investment, the agency is now recruiting as they keep expanding the business internationally and managing to have revenues and profits growing continuously. ActualSales’ Case Study portrays the huge success achieved by this agency as well as the discussion of the topic of internet marketing, performance-based marketing vs. traditional marketing and online advertising, which have won more notoriety in the past couple of years. The three different clients’ scenarios will encourage students to clearly understand the differences between these models apply some concepts and provide inputs on the pros and cons of each of them in both, advertiser and publisher’s perspective. The Teaching Note is a guideline with explanations and information about the Case Study. It initially includes guidelines of how instructors can conduct the Case Study lecture and then, an analysis about advertiser vs. publisher (ActualSales)’s relationship, the different online advertising pricing models, its pros and cons and also ActualSales’ strengths to make the online advertising a business with return and possible to grow. To finish there is a section that presents what has happened.
- A relação entre os utilizadores e as marcas no Facebook : TMN e Vodafone em estudoPublication . Conde, Rita Maria Martins; Seruya, José ManuelAtravés da presente investigação, pretendemos estudar a relação entre os utilizadores do Facebook em Portugal e as marcas presentes nesta plataforma. As principais questões exploradas são: a) o que motiva os utilizadores do Facebook a tornarem-se fãs de uma marca e a seguirem-na?; e b) quais são as suas expetativas e o que pensam sobre a utilização desta plataforma por parte das marcas?. Para responder às questões definidas, foram utilizados métodos mistos: inquérito por questionário e discussões de grupo. Estes métodos incluíram apenas os utilizadores de Facebook portugueses que seguem, no mínimo, uma marca nesta plataforma. Complementando uma abordagem exploratória mais genérica, estas questões foram aprofundadas relativamente a duas marcas nacionais - a TMN e a Vodafone – por serem as duas marcas de telecomunicações mais representativas no setor a nível nacional e por se encontrarem entre as cinco marcas com mais fãs no Facebook em Portugal. Neste sentido, propomo-nos a explicar as razões do desinteresse manifestado pelos utilizadores face às páginas destas marcas e a relação, não necessária, entre ser cliente e acompanhar, de fato, a(s) página(s) da rede no Facebook.
- Altran Portugal : the need to reinforce the brand in the portuguese marketPublication . Rodrigues, Maria Inês Reia de Faria; Celeste, PedroAltran was an international consulting group, leader on innovation and high-tech engineering in the European realm. It was present in the Portuguese market since 1998, but despite the years of experience and the proved potential in the field, the recognition of its innovative side in the local market was still behind the expectations of the company. In 2011, with the entrance of a new CEO, Philippe Salle, there was a turning point for the multinational. It was defined a new strategy for the group with the aim of reinforcing the brand not only globally, but also locally. Altran Portugal was, obviously, no exception: the new strategic plan presented a great opportunity for the local subsidiary to strengthen the brand in the national realm. To give a broader overview of the current situation of Altran Portugal, this dissertation aims to provide the reader a profound understanding about the company background and how it has evolved in the Portuguese market. Regarding this, it is made a characterization of the national IT and R&D market and an analysis of the respective competitive structure and future market opportunities. In addition, the new strategic plan released by the group is explored as a way to understand the strategic opportunities and challenges it brought to the Portuguese subsidiary in terms of business and marketing practices. Finally, and in order to have a richer analysis, it is made an evaluation of the perception of the brand/company among customers and employees, with the aim of further find points of agreement and conflict between them. Overall, the main purpose of this dissertation is to better understand the positioning of the brand Altran in the domestic market and further realize the challenges it has to overcome in order to reinforce the brand in the national realm, while being able to fulfill the parameters defined globally by the group.
- O impacto do ciclo de vida das empresas na decisão de uma aliança estratégica : o caso da empresa PontoPR : alianças estratégicas 2013Publication . Ferreira, Raquel Martins Pereira Bacelar; Morais, RicardoAs grandes mudanças que se sentiram nos últimos anos a nível social, económico e tecnológico, tiveram um grande impacto no mundo empresarial, aumentado a competitividade e a formas de competir. As organizações foram obrigadas a adaptar-se e a procurar soluções, correndo o menor risco possível. O recurso às alianças estratégicas tem-se tornado um fenómeno cada vez mais comum, surgindo como uma possível solução para as empresas competirem sem correr grandes riscos. Vários autores sugerem que o ciclo de vida das empresas é composto por mudanças que ocorrem nas empresas caracterizadas por certo padrão. A análise do ciclo de vida da empresa permite uma gestão que consegue antecipar as necessidades e mudanças, mostrando-se preparada com os procedimentos e modificações necessárias para garantir a sobrevivência do empreendimento. O Modelo de Greiner define um conjunto de fases que as empresas tendem a seguir no curso do seu desenvolvimento, considerando que cada nova fase é precedida de uma crise na gestão e obriga a uma mudança na organização para que haja crescimento. Estas fases são sequenciais e ocorrem com evoluções na hierarquia, envolvendo um grande conjunto de atividades e estruturas diferentes. O objetivo principal será perceber qual a relação entre a fase de crescimento em que a empresa se encontra e as alianças estratégicas que forma. Para este efeito, recordam-se algumas teorias associadas ao surgimento das alianças estratégicas, definições dos vários autores, tipologias e motivos. Em seguida aborda-se o ciclo de vida das empresas, a perspetiva de alguns autores e definição das fases de crescimento. Segue-se uma retrospetiva das metodologias mais aplicadas na investigação deste tema, a escolha do estudo de caso e os processos envolvidos que pretendem garantir a sua validade. Foi utilizada a tipologia de alianças proposta por Vasco Eiriz (2001) e o modelo de ciclo de vida de Greiner (1998) para analisar o caso da empresa PontoPR – Publicidade e Robótica. A empresa escolhida, apesar da sua dimensão reduzida, revela uma grande propensão para a criação de alianças desde a sua formação, possibilitando uma análise reveladora. É evidente neste caso que cada Fase proposta por Greiner, envolve mudanças na empresa que a tornam mais recetiva para alguns tipos de alianças.