Repository logo
 
Publication

Regulação emocional em crianças com comportamentos escolares disruptivos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorDias, Paulo
dc.contributor.authorBravo, Ângela Mariana Sousa Dias
dc.date.accessioned2014-03-03T16:18:12Z
dc.date.available2014-03-03T16:18:12Z
dc.date.issued2013-05-22
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractEste trabalho explora a relação entre a disrupção escolar e a desregulação emocional, nomeadamente perceber em que medida os comportamentos escolares disruptivos se coadunam com dificuldades\problemas de regulação emocional. Numa revisão da literatura, define conceitos de Disrupção Escolar e Regulação Emocional e aborda noções gerais sobre os mesmos, elenca os estudos acerca da evolução histórica e investigação realizada até à data e, revê os principais dados publicados que relacionam as variáveis principais com o sexo, idade, sucesso escolar, escolaridade dos alunos e escolaridade dos pais. Numa amostra de 544 alunos, utilizaram-se dois instrumentos de avaliação: a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos (EDEP) e a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE). A recolha de dados decorreu num estabelecimento de ensino público que engloba o 2 e 3 ciclo. Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva entre as variáveis principais do nosso estudo. Foram ainda comprovadas as relações com as variáveis sexo, idade, escolaridade, sucesso académico. Não foram encontradas relações com a variável escolaridade dos pais. Os resultaram foram apresentados e discutidos.por
dc.description.abstractThis work focuses on the study of the relationship between school disruption and emotional regulation, including realizing the extent to which disruptive school behaviors are consistent with difficulties \ emotion regulation problems. In a literature review, defines concepts of School Disruption and Emotion Regulation and covers general notions about them, lists the studies of the historical development and research undertaken to date, and revises the main published data that relate the main variables with sex, age, academic success, schooling of students and parental education. In a sample of 544 students, we used two assessment instruments: the Scale School Disruption professed by Students (EDEP) and Scale Difficulties in Emotion Regulation (DERS). Data collection took place in a public establishment which encompasses 2:03 cycle. The results indicate the existence of a positive relationship between the main variables of our study. Yet been proven relationships with gender, age, education, academic success. There was no relationship with the variable parental education.por
dc.identifier.tid201681030
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13753
dc.language.isoporpor
dc.subjectRegulação emocionalpor
dc.subjectDisrupção escolarpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectSchool disruptionpor
dc.subjectEmotional regulationpor
dc.subjectAdolescencepor
dc.titleRegulação emocional em crianças com comportamentos escolares disruptivospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201681030.pdf
Size:
618.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: