Browsing by Issue Date, starting with "2013-05-22"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relationality in the Fourth GospelPublication . Mariano, Maung; Monera, Arnold
- Regulação emocional em crianças com comportamentos escolares disruptivosPublication . Bravo, Ângela Mariana Sousa Dias; Dias, PauloEste trabalho explora a relação entre a disrupção escolar e a desregulação emocional, nomeadamente perceber em que medida os comportamentos escolares disruptivos se coadunam com dificuldades\problemas de regulação emocional. Numa revisão da literatura, define conceitos de Disrupção Escolar e Regulação Emocional e aborda noções gerais sobre os mesmos, elenca os estudos acerca da evolução histórica e investigação realizada até à data e, revê os principais dados publicados que relacionam as variáveis principais com o sexo, idade, sucesso escolar, escolaridade dos alunos e escolaridade dos pais. Numa amostra de 544 alunos, utilizaram-se dois instrumentos de avaliação: a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos (EDEP) e a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE). A recolha de dados decorreu num estabelecimento de ensino público que engloba o 2 e 3 ciclo. Os resultados apontam para a existência de uma relação positiva entre as variáveis principais do nosso estudo. Foram ainda comprovadas as relações com as variáveis sexo, idade, escolaridade, sucesso académico. Não foram encontradas relações com a variável escolaridade dos pais. Os resultaram foram apresentados e discutidos.