Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Gestão de conflitos em contexto escolar : diferentes perspetivas : docentes, técnicos e alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202252094.pdf2.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos tempos mais recentes verifica-se uma enorme mudança na relação entre a escola, a família e o contexto em que a escola se insere. Há, de facto, uma maior aproximação entre todos. Todavia, uma relação nem sempre pacífica. O número de conflitos em contexto escolar é um problema reiterado pelos órgãos de comunicação, em geral, e por estudos de natureza internacional. Neste cenário, a problemática dos conflitos em contexto escolar, assume pertinência e a necessidade de melhor compreender a raiz do problema. A gestão positiva das situações geradoras de conflitos é complexa, exigente e requer medidas alternativas, às comummente aplicadas, para a sua resolução. Com o presente trabalho pretende-se identificar as principais situações geradoras de conflitos e perspetivar soluções para as gerir de forma articulada e comprometida. Desta forma, o presente projeto de investigação tem como principal finalidade relacionar a inevitabilidade do conflito dentro dos contextos escolares e a necessidade de criar ambientes educativos adequados à atual sociedade. Nesta matriz, o conflito • tem que ser entendido como inevitável, porque é inerente à natureza humana; • é potenciador de processos de ensino e de aprendizagem ativos e capazes de gerar ambientes de desenvolvimento humano, como perspetiva a mediação educativa. Metodologicamente, a investigação que agora se apresenta, alicerça-se na pesquisa e análise documental, entrevista ao diretor da escola e aplicação de questionários aos elementos da Comunidade Educativa, nomeadamente, alunos, professores e auxiliares de ação educativa e, inscreve-se no paradigma de uma investigação de carácter naturalista. Os resultados obtidos estão analisados, tratados e discutidos no sentido de compreender as principais situações potenciadoras de situações de conflitos no contexto escolar e, também perceber e perspetivar as melhores estratégias para a gestão positiva do conflito e contexto escolar.
In recent times there has been a huge adjustment in the relationship between school, family and its specific context. In fact, there is a closer affiliation between the two. However, this relationship is not always peaceful. The number of conflicts in a school context is a problem echoed by the media in general and also by studies sourced internationally. In this scenario, the problem of conflicts in school context assumes relevance, as well as, the need to better understand the root of the problem. The positive management of conflict-generating situations is complex, demanding and it requires alternative measures to the ones commonly applied to solve them. This paper seeks to identify the main situations capable of generating conflicts and to investigate solutions to manage them in an articulated and committed way. Therefore, this research project has as main purpose to relate the inevitability of conflict within the school contexts and the need of an alternative way to create educational environments suitable to our current society. In this matrix the conflict, • has to be understood as inevitable, because it is inherent in human nature, and consequently to the school context; • is an enhancer of teaching and learning processes that are active and capable of generating human development environments, as a perspective of educational mediation. Methodologically, the study now presented is based on research and document analysis, an interview with the school director and questionnaires to the members of the Educational Community, namely students, teachers and other school personnel and, it is part of the paradigm of a naturalistic investigation. The results obtained are analysed, treated and discussed in order to understand the main scenarios that could lead to conflict situations in the school context, and also to perceive and prospect the best strategies for a positive conflict management and school context.

Description

Keywords

Gestão Conflitos escolares Mediação Contexto escolar Management School conflicts Mediation School context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue