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Abstract(s)
Communication is a therapeutic tool in the discipline of Nursing and in the area of Child and Pediatric Health it is important for Specialist Nurses to develop communication skills, given the complexity of communicating with children/young people and their families in the context of the health-disease transition. Through therapeutic communication, it is possible to understand the needs of the person being cared for and, in this way, draw up a specific, holistic care plan with therapeutic intent, achieving health gains and, consequently, improving the quality of life of children/young people and their families, which I recognize as a paediatric patient. Recognizing the complexity of the subject, the central objective of this academic journey was: “To recognize communication strategies in the health-illness transition, with children and parents with special health needs, within the scope of the role attributed to the Specialist Nurse in Child Health and Paediatric Nursing”. In order to meet this objective, I would like to highlight Afaf Meleis's theoretical framework in terms of the fact that the literature considers communication to be a facilitating condition in the pediatric patient's healthdisease transition process. In addition, the applicability of Care Partnership Models is recognized as a facilitating strategy in communication with this target population. The contexts in which I traced my path were: the neonatology intermediate care unit, the pediatric emergency room and the pediatric inpatient ward. The main activities developed along this path included analyzing the care provided to pediatric patients who are going through the health-disease transition process, as well as identifying intervention strategies that promote the quality of life of this population, highlighting the opportunity to intervene in the field of communication of bad news and communication that promotes hope, developing information supports on existing support parental resources with the presentation of training actions in the context of the service, subordinated to the theme under study.
A comunicação é um instrumento terapêutico da disciplina de Enfermagem e na área de Saúde Infantil e Pediátrica é importante o desenvolvimento de competências comunicacionais pelo Enfermeiro Especialista, dada a complexidade que é comunicar com crianças/jovens e família, em contexto de transição saúde-doença. Através de uma comunicação terapêutica consegue-se chegar às necessidades da pessoa alvo de cuidados e, desta forma, elaborar um plano de cuidados específico, holístico e com intencionalidade terapêutica, obtendo ganhos em saúde e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida das crianças/jovens e família, os quais reconheço como utente pediátrico. Reconhecendo a complexidade da temática exposta, definiu-se enquanto objetivo central neste percurso de academização: “Reconhecer estratégias de comunicação, na transição saúde-doença, junto de crianças e pais com necessidades especiais de saúde, no âmbito do papel atribuído ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica”. De modo a ir de encontro ao objetivo traçado, destaco o referencial teórico de Afaf Meleis no que confere ao facto de a literatura considerar a comunicação um condicionalismo facilitador no processo de transição saúde-doença do utente pediátrico. Além disso, a aplicabilidade dos Modelos de Parceria de Cuidados, são reconhecidos como estratégia facilitadora na comunicação com esta população alvo. Os contextos onde fui traçando o meu percurso foram: na unidade de cuidados intermédios de neonatologia, o contexto de urgência pediátrica e do internamento pediátrico. As principais atividades desenvolvidas neste trajeto compreenderam a análise dos cuidados prestados ao utente pediátrico que está a passar pelo processo de transição saúde-doença, assim como a identificação de estratégias de intervenção que promovam a qualidade de vida desta população, destacando a oportunidade de intervenção no ramo da comunicação de más notícias e da comunicação promotora de esperança, desenvolvendo suportes informativos sobre os recursos de suporte parental existentes com apresentação de ações de formação em contexto de serviço, subordinadas à temática em estudo.
A comunicação é um instrumento terapêutico da disciplina de Enfermagem e na área de Saúde Infantil e Pediátrica é importante o desenvolvimento de competências comunicacionais pelo Enfermeiro Especialista, dada a complexidade que é comunicar com crianças/jovens e família, em contexto de transição saúde-doença. Através de uma comunicação terapêutica consegue-se chegar às necessidades da pessoa alvo de cuidados e, desta forma, elaborar um plano de cuidados específico, holístico e com intencionalidade terapêutica, obtendo ganhos em saúde e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida das crianças/jovens e família, os quais reconheço como utente pediátrico. Reconhecendo a complexidade da temática exposta, definiu-se enquanto objetivo central neste percurso de academização: “Reconhecer estratégias de comunicação, na transição saúde-doença, junto de crianças e pais com necessidades especiais de saúde, no âmbito do papel atribuído ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica”. De modo a ir de encontro ao objetivo traçado, destaco o referencial teórico de Afaf Meleis no que confere ao facto de a literatura considerar a comunicação um condicionalismo facilitador no processo de transição saúde-doença do utente pediátrico. Além disso, a aplicabilidade dos Modelos de Parceria de Cuidados, são reconhecidos como estratégia facilitadora na comunicação com esta população alvo. Os contextos onde fui traçando o meu percurso foram: na unidade de cuidados intermédios de neonatologia, o contexto de urgência pediátrica e do internamento pediátrico. As principais atividades desenvolvidas neste trajeto compreenderam a análise dos cuidados prestados ao utente pediátrico que está a passar pelo processo de transição saúde-doença, assim como a identificação de estratégias de intervenção que promovam a qualidade de vida desta população, destacando a oportunidade de intervenção no ramo da comunicação de más notícias e da comunicação promotora de esperança, desenvolvendo suportes informativos sobre os recursos de suporte parental existentes com apresentação de ações de formação em contexto de serviço, subordinadas à temática em estudo.
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Children Chronic disease Communication Comunicação Crianças Doença crónica Enfermeiro especialista Nurse specialist Pais Parents Transição Transition
Pedagogical Context
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