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Promover a esperança parental : o papel do enfermeiro especialista no suporte à parentalidade

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A Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica enfrenta atualmente o desafio de acompanhar Crianças e Famílias no seu Processo de Saúde, numa sociedade medicalizada e tecnicamente evoluída. Neste contexto, surge o direito à Esperança dos Pais relativa à saúde dos seus filhos. Esperança essa que se assume como fator de resiliência, motivação e compromisso, inerente à diversidade cultural que caracteriza a nossa população. Os primeiros estudos publicados acerca da Esperança nos Cuidados de Saúde datam da década de 1960 e o papel do enfermeiro neste contexto é descrito pela primeira vez em 1985. Desde então, tem vindo a crescer o interesse e a evidência nesta área de intervenção em Enfermagem. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica integra no seu perfil de competências a Promoção da Esperança, nomeadamente a Esperança Parental, considerando a relação terapêutica como o elemento essencial à implementação das respetivas intervenções. O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de especialização de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo descrever o percurso desenvolvido nos contextos de estágio, numa perspetiva crítica, de reflexão, integrando o crescimento profissional que deverá refletir o perfil de competências esperado. A Promoção da Esperança foi considerada enquanto intervenção de enfermagem operacionalizada através da relação terapêutica Enfermeiro/Criança/Família. Fundamentou-se na Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson, em complementaridade com os pressupostos e intervenções do Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua Promotor de Esperança, de Zaida Charepe. Com o objetivo de mapear a evidência científica acerca desta temática, foi elaborada uma revisão scoping: Esperança Parental e Multiculturalidade. Na Unidade de Saúde Familiar foi possível acompanhar e aprofundar os Programas de Saúde Infantil e Juvenil preconizados pela DGS. Das atividades desenvolvidas, destaco a Sensibilização da Equipa de Saúde para a promoção da Esperança em Cuidados Paliativos Pediátricos; e a Intervenção em Esperança Parental no suporte à parentalidade, com recurso ao genograma de Esperança. Na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais foi possível acompanhar e compreender a complexidade dos cuidados prestados e o seu impacto na estrutura familiar destes bebés. O processo de aprendizagem proporcionou: a criação de um folheto de Promoção de Esperança para Pais de bebés prematuros; a divulgação dos Direitos dos Pais à Esperança e a Formação dos Enfermeiros na área do Suporte à Esperança Parental através da Promoção da Vinculação e Aceitação da Esperança como elemento chave na proteção da Saúde dos Pais e dos seus bebés. Na Urgência Pediátrica foi possível integrar a adversidade do contexto. A fragilidade das famílias perante a ameaça à saúde dos seus filhos permitiu desenvolver competências no suporte à Criança e Família, validando as suas emoções e trabalhando em conjunto as suas incertezas. A atividade de sensibilização para as intervenções de enfermagem em crianças com múltiplos reinternamentos resultou numa Norma de Procedimento com enfoque no Suporte Parental através da mobilização dos Recursos de Esperança.
Child and Pediatric Health Nursing currently faces the challenge of accompanying Children and Families in their Health Process, in a medicalized and technically evolved society. In this context, the right to the Parents' Hope regarding the health of their children arises. This hope is assumed as a factor of resilience, motivation and commitment, inherent to the cultural diversity that characterizes our population. The first published studies on Hope in Health Care date from the 1960s and the role of nurses in this context is described for the first time in 1985. Since then, interest and evidence in this area of intervention in Nursing has been growing. The Specialist Nurse in Child and Pediatric Health integrates in his skills profile the Promotion of Hope, namely Parental Hope, considering the therapeutic relationship as the essential element for the implementation of the respective interventions. This report is part of the Master's Course in Nursing, in the specialization area of Child and Pediatric Health at Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. It aims to describe the course developed in the internship contexts, in a critical perspective, of reflection, integrating the professional growth that should reflect the expected competence profile. The Promotion of Hope was considered as a nursing intervention made operational through the therapeutic relationship between Nurse/Child/Family. It was based on Jean Watson's Theory of Human Care, in complementarity with the assumptions and interventions of Zaida Charepe's “Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua Promotor de Esperança”. In order to map the scientific evidence on this theme, a scoping review was prepared: Parental Hope and Multiculturalism. At the Family Health Unit, it was possible to monitor and deepen the Child and Youth Health Programs recommended by DGS. Among the activities developed, I highlight the Sensitization of the Health Team for the promotion of Hope in Pediatric Palliative Care; and the Intervention in Parental Hope in support of parenting, using the Hope genogram. At the Neonatal Intensive Care Unit, it was possible to monitor and understand the complexity of the care provided and its impact on the family structure of these babies. The learning process provided: the creation of a Promotion of Hope leaflet for Parents of premature babies; the dissemination of the Rights of Parents to Hope and the Training of Nurses in the area of Support for Parental Hope through the Promotion of Bonding and Acceptance of Hope as a key element in the protection of the Health of Parents and their babies. In Pediatric Emergency Room it was possible to integrate the adversity of the context. The families' fragility in the face of the threat to their children's health allowed them to develop skills in supporting the Child and Family, validating their emotions and working together with their uncertainties. The awareness-raising activity for nursing interventions in children with multiple readmissions resulted in a Standard Procedure with a focus on Parental Support through the mobilization of Hope Resources.

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Esperança Esperança parental Cuidados de enfermagem Pediatria Hope Parental hope Nursing care Pediatrics

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