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- Promover a esperança parental : o papel do enfermeiro especialista no suporte à parentalidadePublication . Vicente, Vanda Micaela Rocha; Charepe, ZaidaA Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica enfrenta atualmente o desafio de acompanhar Crianças e Famílias no seu Processo de Saúde, numa sociedade medicalizada e tecnicamente evoluída. Neste contexto, surge o direito à Esperança dos Pais relativa à saúde dos seus filhos. Esperança essa que se assume como fator de resiliência, motivação e compromisso, inerente à diversidade cultural que caracteriza a nossa população. Os primeiros estudos publicados acerca da Esperança nos Cuidados de Saúde datam da década de 1960 e o papel do enfermeiro neste contexto é descrito pela primeira vez em 1985. Desde então, tem vindo a crescer o interesse e a evidência nesta área de intervenção em Enfermagem. O Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica integra no seu perfil de competências a Promoção da Esperança, nomeadamente a Esperança Parental, considerando a relação terapêutica como o elemento essencial à implementação das respetivas intervenções. O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de especialização de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo descrever o percurso desenvolvido nos contextos de estágio, numa perspetiva crítica, de reflexão, integrando o crescimento profissional que deverá refletir o perfil de competências esperado. A Promoção da Esperança foi considerada enquanto intervenção de enfermagem operacionalizada através da relação terapêutica Enfermeiro/Criança/Família. Fundamentou-se na Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson, em complementaridade com os pressupostos e intervenções do Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua Promotor de Esperança, de Zaida Charepe. Com o objetivo de mapear a evidência científica acerca desta temática, foi elaborada uma revisão scoping: Esperança Parental e Multiculturalidade. Na Unidade de Saúde Familiar foi possível acompanhar e aprofundar os Programas de Saúde Infantil e Juvenil preconizados pela DGS. Das atividades desenvolvidas, destaco a Sensibilização da Equipa de Saúde para a promoção da Esperança em Cuidados Paliativos Pediátricos; e a Intervenção em Esperança Parental no suporte à parentalidade, com recurso ao genograma de Esperança. Na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais foi possível acompanhar e compreender a complexidade dos cuidados prestados e o seu impacto na estrutura familiar destes bebés. O processo de aprendizagem proporcionou: a criação de um folheto de Promoção de Esperança para Pais de bebés prematuros; a divulgação dos Direitos dos Pais à Esperança e a Formação dos Enfermeiros na área do Suporte à Esperança Parental através da Promoção da Vinculação e Aceitação da Esperança como elemento chave na proteção da Saúde dos Pais e dos seus bebés. Na Urgência Pediátrica foi possível integrar a adversidade do contexto. A fragilidade das famílias perante a ameaça à saúde dos seus filhos permitiu desenvolver competências no suporte à Criança e Família, validando as suas emoções e trabalhando em conjunto as suas incertezas. A atividade de sensibilização para as intervenções de enfermagem em crianças com múltiplos reinternamentos resultou numa Norma de Procedimento com enfoque no Suporte Parental através da mobilização dos Recursos de Esperança.
- Phytomanagement of metal(loid) - contaminated soils: options, efficiency and valuePublication . Moreira, Helena; Pereira, Sofia I. A.; Mench, Michel; Garbisu, Carlos; Kidd, Petra; Castro, Paula M. L.The growing loss of soil functionality due to contamination by metal(loid)s, alone or in combination with organic pollutants, is a global environmental issue that entails major risks to ecosystems and human health. Consequently, the management and restructuring of large metal(loid)-polluted areas through sustainable nature-based solutions is currently a priority in research programs and legislation worldwide. Over the last few years, phytomanagement has emerged as a promising phytotechnology, focused on the use of plants and associated microorganisms, together with ad hoc site management practices, for an economically viable and ecologically sustainable recovery of contaminated sites. It promotes simultaneously the recovery of soil ecological functions and the decrease of pollutant linkages, while providing economic revenues, e.g. by producing non-food crops for biomass-processing technologies (biofuel and bioenergy sector, ecomaterials, biosourced-chemistry, etc.), thus contributing to the international demand for sustainable and renewable sources of energy and raw materials for the bioeconomy. Potential environmental benefits also include the provision of valuable ecosystem services such as water drainage management, soil erosion deterrence, C sequestration, regulation of nutrient cycles, xenobiotic biodegradation, and metal(loid) stabilization. Phytomanagement relies on the proper selection of (i) plants and (ii) microbial inoculants with the capacity to behave as powerful plant allies, e.g., PGPB: plant growth-promoting bacteria and AMF: arbuscular mycorrhizal fungi. This review gives an up-to-date overview of the main annual, perennial, and woody crops, as well as the most adequate cropping systems, presently used to phytomanage metal(loid)-contaminated soils, and the relevant products and ecosystems services provided by the various phytomanagement options. Suitable bioaugmentation practices with PGPB and AMF are also discussed. Furthermore, we identify the potential interest of phytomanagement for stakeholders and end-users and highlight future opportunities boosted by an effective engagement between environmental protection and economic development. We conclude by presenting the legal and regulatory framework of soil remediation and by discussing prospects for phytotechnologies applications in the future.
- Autoeficácia dos médicos e enfermeiros a trabalhar em equipas de cuidados paliativos, face ao desenvolvimento e implementação do plano avançado de cuidadosPublication . Rosa, Ana Maria de Almeida Carvalho Ribeiro; Capelas, Manuel Luís Vila; Magalhães, Susana TeixeiraIntrodução: Este estudo tem, como objectivo, descrever e compreender a perceção da autoeficácia dos médicos e enfermeiros, a trabalhar em equipas de Cuidados Paliativos (CP), relativamente à elaboração e implementação dos Planos Avançados de Cuidados (PAC). O PAC é um “roteiro” que deve acompanhar o doente ao longo da trajetória da doença: integrando, em cada etapa, as melhores estratégias para lidar com obstáculos e prosseguir rumo aos objetivos consentânea e sucessivamente traçados; suportando a decisão em cada mudança de planos; promovendo a Dignidade e a Esperança. Ajudar o doente a reescrever a sua história, ao longo deste caminho partilhado, exige, dos profissionais de saúde (PS), o domínio de técnicas, saberes, competências e autoconhecimento, que os habilitem a esta missão, que desafia os seus próprios limites. Sendo promotores da qualidade dos cuidados em fim de vida, a sua implementação é, no entanto, baixa. Dar suporte aos PS neste processo exige conhecer as razões que constroem a perceção da sua autoeficácia. Queremos ouvir a voz individual e a coletiva daqueles que trabalham um material tão precioso quanto frágil, quotidianamente interpelados por ponderações éticas. Metodologia: estudo misto, observacional, descritivo e transversal. Aplicação de Escala ACP-SE1 e entrevista narrativa com Guião semiestruturado, a médicos e enfermeiros em equipas de CP. Dados quantitativos tratados com estatística descritiva e qualitativos com análise de conteúdo (Medicina Narrativa- (MN)). Limitações: Ausência de dados relativos ao contexto de produção das narrativas. Sobrecarga dos PS em CP, insuficientes competências narrativas e receio de repercussões organizacionais como eventuais limitadores do número de respostas. Finalidade: contribuir para o desenvolvimento de ações que promovam as competências ao nível dos PAC. Implicações esperadas: promoção da qualidade dos CP2 pelo aumento da implementação de PAC e recurso à MN3