Repository logo
 
Publication

Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produção

dc.contributor.authorBrandão, Nuno Goulart
dc.contributor.authorBurnay, Catarina Duff
dc.date.accessioned2021-03-31T14:24:35Z
dc.date.available2021-03-31T14:24:35Z
dc.date.issued2019-06-28
dc.description.abstractO presente paper procura discutir, de forma preliminar e ensaística, o uso do placement de marcas, produtos e temas na ficção televisiva, enquanto estratégia comercial, mas também enquanto estratégia social. Num tempo de superabundância de oferta de conteúdos e de proliferação de plataformas de distribuição e de dispositivos de acesso, o recurso a alternativas criativas de produção e financiamento de conteúdos procura garantir a fidelização de telespectadores e, por consequência, desencadear a compra, num constante processo dialógico entre anunciantes/marcas, canais/conteúdos e recetores/consumidores. Assim, e numa atitude reflexiva, é explorado o product placement enquanto conceito, atendendo às suas potencialidades e impactos, fazendo-se o contraponto e a analogia com o placement de temas (merchandising social), enquanto campo disciplinar dentro dos estudos dos media, mas ainda com pouca expressão analítica e académica em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThe present paper tries to discuss, in a preliminary and essayistic way, the use of the placement of brands, products and themes in television fiction as a commercial strategy, but also as a social strategy. In a time of overabundance of content and proliferation of distribution platforms and access devisces, the use of creative alternatives to produce and finance content, seeks to ensure the loyalty of viewers and, consequently, to trigger the purchase, in a constant dialogical process between advertisers/brands, channels/contents and receivers/consumers. Thus, in a reflexive attitude, product placement is explored as a concept, taking into account its potentialities and impacts, making up the counterpoint and analogy with the placement of themes (social merchandising), as a disciplinary field within media studies, but still with little analytical and academic expression in Portugal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_34_6pt_PT
dc.identifier.eid85069489465
dc.identifier.issn1645-5681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32423
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarcaspt_PT
dc.subjectTemáticas sociaispt_PT
dc.subjectProduct placementpt_PT
dc.subjectConteúdos ficcionaispt_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectBrandspt_PT
dc.subjectFictional contentpt_PT
dc.subjectProduct placementpt_PT
dc.subjectSocial themespt_PT
dc.subjectTelevisionpt_PT
dc.titleMarcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produçãopt_PT
dc.title.alternativeBrands, products and themes in television fiction: an essay on placement as a production strategypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage94pt_PT
oaire.citation.issue34pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleMedia and Jornalismopt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameBrandão
person.familyNameDuff Burnay
person.givenNameNuno
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-id0C15-E2D0-10BF
person.identifier.orcid0000-0002-2740-6161
person.identifier.orcid0000-0001-7730-1707
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5fefbeb5-4bdd-4465-b9a5-24d8eaef7464
relation.isAuthorOfPublication1d55b1a1-d10f-4713-8cdc-09303ecfe32a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1d55b1a1-d10f-4713-8cdc-09303ecfe32a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20157561.pdf
Size:
178.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format