Repository logo
 
Publication

Avaliação pedagógica para uma educação de infância de qualidade : um estudo de caso focado na pedagogia-em-participação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Júlia de Fátima Domingues Basto de
dc.contributor.authorJamal, Soraia Alamahomed
dc.date.accessioned2020-02-12T11:54:36Z
dc.date.available2020-02-12T11:54:36Z
dc.date.issued2019-10-30
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractA temática da avaliação pedagógica tem sido alvo de preocupação no contexto da educação de infância, no sentido de desconstruir a ideia de classificação das aprendizagens das crianças e de valorizar os modos de aprendizagem e os progressos das crianças. O presente estudo pretende compreender o processo de avaliação, desenvolvida através da documentação pedagógica, no âmbito das pedagogias participativas, mais concretamente, da Pedagogia-em-Participação. É um estudo de natureza compreensiva, centrado na interpretação das narrativas que revelam o processo de avaliação pedagógica realizado através da documentação, e dos seus efeitos para a transformação do contexto e dos atores envolvidos, com vista à construção de conhecimento sobre a transformação (Oliveira-Formosinho, 2016c, 2018; Oliveira-Formosinho & Sousa, 2019). No plano metodológico, a investigação enquadra-se no paradigma qualitativo, através de um estudo de caso. Pretende-se compreender o processo de avaliação e documentação pedagógica desenvolvido por profissionais estabelecidas na área da educação de infância e na Pedagogia-em-Participação em particular. O estudo evidencia que a avaliação pedagógica sustenta a transformação da pedagogia, ao usar a documentação como um veículo central para a reflexão sobre a praxis, no sentido da criação de novos significados e procedimentos no processo de ensino e aprendizagem. Contribui, assim, para a discussão e a reflexão sobre as políticas que impactem significativamente na qualidade da educação de infância, enquanto contexto privilegiado na ética do exercício dos direitos das crianças e dos adultos e a vivência da participação e da democracia.pt_PT
dc.description.abstractEvaluation within the context of early childhood education has been a matter of concern, in order to deconstruct the idea of classifying children's learning and to value learning processes and the progress of children. The present study intends to understand the evaluation process, developed through pedagogic documentation, in the scope of participatory pedagogies, more concretely, Pedagogy-in-Participation. It is a comprehensive study, centered on the interpretation of the narratives that reveal the process of evaluation in early childhood, carried out through documentation, and its effects for the change of the context and the actors involved, with the purpose of building knowledge on this change (Oliveira-Formosinho, 2016c, 2018; Oliveira-Formosinho & Sousa, 2019). At the methodological level, the research fits the qualitative paradigm, through a case study. It is intended to understand the evaluation process and pedagogic documentation developed by professionals established in the field of early childhood education, particularly in Pedagogy-in-Participation. The study asserts that evaluation supports the transformation of pedagogy, using documentation as way of reflecting on practice, in the sense of building new meanings and procedures in the teaching and learning process. The study contributes to the debate and thinking on policies that may have a significant impact on the quality improvement of early childhood education, as a privileged and ethical setting for exercising children´s and adults´ rights, and for living the values of participation and democracy.pt_PT
dc.identifier.tid202383695pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29523
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.subjectPedagogy-in-participationpt_PT
dc.subjectAvaliação pedagógicapt_PT
dc.subjectDocumentação pedagógicapt_PT
dc.subjectEvaluation in early childhood educationpt_PT
dc.subjectPedagogic documentationpt_PT
dc.titleAvaliação pedagógica para uma educação de infância de qualidade : um estudo de caso focado na pedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação de Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Avaliacao pedagogica educacao infancia_ Soraia Jamal.pdf
Size:
1.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: